quarta-feira, abril 19, 2006

A "Gazeta" dos nossos Deputados



Nem sempre a minha opinião sobre um assunto é a politicamente correcta.

Muitas vezes não a posso exprimir publicamente por causa das minhas funções, mas neste Blog e na minha sala de aula no ISCTE digo e escrevo o que penso. Mais vale os alunos aprenderem tolerância e valores democráticos do que ficarem agarrados a clichés e lugares comuns só porque a consciência inefável da maioria dos Media os valoriza e publicita.

Vem isto a propósito do que considero ser uma grande Demagogia: a censura pública, notória e unânime, que todos os Jornais, Rádios e TV's manifestaram aos Deputados faltosos na semana pascal.

A hipocrisia parece-me grande e a ponderação dada ao assunto em termos de cobertura jornalística perfeitamente desajustada à matéria e à sua real importância.

Salvou-se, em minha opinião e estou à vontade para o dizer porque todos conhecem onde me revejo politicamente, o antigo Deputado Narana Coissoró com a entrevista que deu à SIC e onde afirmava "no meu tempo não se agendavam Votações nem para esses dias nem para as noites de futebol..." E tem inteira razão!

Ora quem nunca tenha saído do Emprego uma hora ou duas mais cedo nas vésperas destas datas festivas que atire a primeira pedra...

O que se passa é que os Deputados estão na mira de todos os MCS por causa - entre outras coisas - dos seus "régios" salários (mesmo que fossem o dobro do actuais ainda seriam pouco para dar dignidade à função) e são também acusados pela Vox Populi de "não fazerem nada".

Quando a essas más qualidades se juntam agora a "calanzice, a pouca vergonha, a falta de respeito pelos Eleitores, etc..." temos o Cocktail certo para :

a) Vender mais jornais e subir as audiências
b) Descrer cada vez mais da Política e dos Políticos este Bom Povo Português que , aliás, até quase que elegeu o seu actual PR contra os Partidos - Revejam sff posts anteriores sobre esta matéria.

Não me revejo nestas condutas de deixar para trás o trabalho para ir mais cedo para Férias (desde que haja de facto trabalho) MAS faz-me confusão o provincianismo deste "opróbio geral" a lembrar tempos mais antigos onde o que estava a dar era o ditado de "pobretes mas alegretes" e onde o Homem do Leme usava botas e intervinha pessoalmente nas vendas de ovos das galinhas do quintal de S. Bento!

Que Palhaçada! Com o devido respeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

À mulher de Cesar não só precisa de ser séria,mas também de parecê-lo.
Na situação em que o País se encontra,tendo em conta o país real,os sacrificios que se estão a exigir ao grosso dos Portugueses,os Deputados deveriam no mínimo precaverem-se e preverem este tipo de situações nada abonatórias à credibilidade do Funcionamento da Assembleia da República,independentemente do aproveitamento jornalístico e sensionalista deste tipo de notícias.
É um facto que não houve cuorum na assembleia por falta de Deputados,independenntemente dos motivos e razões plausíveis e justificáveis para a falta.
SE NÃO HÁ COORDENAÇÃO AQUI....COMO SERÁ QUE PODE HAVER CREDIBILIDADE E CREDIBILIZAÇÃO PARA O RESULTADO DO TRABALHO DA ASSEMBLEIA...a maioria dos Portugueses entenderá?
Um Deputado por razões de função,de imagem, de visibilidade, de eventual notícia e de responsabilidade, tem de antever as situações e os efeitos, como figura Pública dos seus Comportamentos.
Errar é humano,mas a gravidade do erro não pode ser escamoteada.
Aprender com os erros e assumi-los é um bom princípio.
Que pelo menos lhes sirva de exemplo esta situação,num País que tanto precisa de auto-estima,de confiança,de exemplo,de acreditar que pode criar e ser dono do SEU FUTURO.
Por isso sem cricificar Ninguém, é necessário que o Exemplo venha de cima e que os Jornalistas cumpram a sua função de Informar.
Agora à guisa de termo que se passsa com os outros colaboradores do Blog?.....