quarta-feira, abril 26, 2006

Chernobyl - 20 Anos de Sofrimento


Quando o velho reactor de fusão de Chernobyl estoirou, a 26 de Abril de 1986, o Mundo viu-se pela primeira vez perante uma aproximação ao que poderia ter sido uma catástrofe nuclear provocada pela Guerra.

Não interessa agora contabilizar os 300 000 mortos (ou 30 000, segundo as estimativas oficiais) nem sequer as causas do erro humano que causou a explosão (a não ser para acautelar o futuro noutras centrais de fusão) mas sim reflectir sobre a pequenez do Mundo face a desastres destas proporções onde as Fronteiras que os políticos desenharam nos mapas fazem figura de parvas perante a propagação das nuvens radioactivas.

Existem ainda ( e mesmo ao pé de Portugal) milhares de Centrais nucleares em todo o Mundo baseadas nesta tecnologia ultrapassada da fusão.

Uma tecnologia nuclear mais limpa ecologicamente e mais segura, como a dos Reactores de Fissão, tanto quanto eu saiba estará ainda reservada a aplicações não civis e em desenvolvimento.

Não quero entrar nessa polémica do Nuclear Sim ou Não (até porque não tenho competência para tal) mas não deixo de pensar que quando o petróleo estiver a "dar as últimas" , talvez dentro de 25 anos, para onde nos vamos virar?

E a pressa da substituição não nos levará a ultrapassar alguns dos protocolos de segurança?

Então em Países como o nosso que não souberam nem quiseram investir em Energias alternativas... E que, ainda por cima, têm a mania de que o "Improviso" e o "Desenrascanço nacional" são panaceia para quase todos os males...

É de perder o sono.

Nenhum comentário: