quinta-feira, outubro 01, 2015

Com os olhos vermelhos...Até pelas malditas "tracking polls"



Não chorei, mas fiquei comovido com a vitória do SLB em Madrid. Obrigado malta! E para a próxima vejam quem levam à bola, porque parece que há macacos nesses galhos. Malta que gosta de estragar as festas.

Depois do Porto e Benfica cabe agora ao SCP manter a honra deste convento. Não quero agourar, pelo que mais nada escrevo. Mas seria uma jornada em grande, ainda por cima se bem acompanhada por Braga e Belenenses!

Também ainda não chorei, mas as constantes publicações das chamadas "tracking polls" são cebola nova cortada à frente dos meus "progressivos".

Explico porquê: Uma amostra que é feita pelo telefone, e através de meios automáticos, sem nenhuma intervenção de entrevistadores,  não pode ser considerada aleatória nem sobre ela fazerem-se cálculos de "Erros de amostragem". 

A aleatoriedade da amostra teórica é destruída pela alta percentagem dos que se recusam a responder e pela impossibilidade de identificar os que mentem (por exemplo em relação à Idade, que não é visível através do telefone!).Quem estudou estatística sabe que é assim. Parem de enganar as pessoas!

Isto é sempre verdade, independentemente dos resultados favorecerem fulano ou sicrano.

Hoje sim, Teremos as sondagens sérias, feitas por gente séria (acredito eu!) , pelo método de simulação de voto em urna, devidamente acompanhado por pessoal especializado nestas andanças.

Nesses resultados que serão publicados entre hoje e amanhã, , tão perto do acto eleitoral, já todos temos que acreditar.

Mas então não haverá mais incerteza? Sim haverá!!  Desde que o número de "Indecisos" continue a ser superior ao desvio entre as tendências de votos nos partidos maiores.

Utilizem o seguinte "coeficiente de queixo" como aproximação ao que vai acontecer : metade dos que se declaram indecisos não vão votar. Da outra metade dependerá o resultado final das eleições.

Por exemplo: Se o desvio entre PS e a PAF for de 4,5 pontos favoráveis à PAF , e se a percentagem de todos os indecisos for 20%, então em 10% desses estará a capacidade dar a vitória ao PS ou de garantir o prognóstico vencedor da PAF.

Como distribuir a priori esses Indecisos que votam? Aqui é que está a mais importante questão desta análise. Classicamente há duas maneiras:
 - Distribui-los pelas tendências verificadas nos eleitores da mesma amostra que especificaram qual o seu voto.  O que daria de imediato a vitória à PAF, no caso do exemplo anterior.
 - Distribui-los de acordo com as percentagens obtidas nas últimas eleições homólogas, desde que se tenham mantido circunstâncias e coligações. O que obviamente já não é o caso. Muito mudou...Mesmo assim voltaria a ganhar a PAF no caso do tal exemplo.

Em conclusão: Se as sondagens " a sério" desta noite derem a PAF à frente do PS fora da margem de erro, é muito provável que a PAF ganhe as eleições. Se o resultado (seja qual for) estiver dentro das margens de erro? Nem o Pitágoras acertaria com o nome do próximo 1o Ministro!!

Nenhum comentário: