quarta-feira, setembro 30, 2015

Em Braga e Viana



Estas sessões de autógrafos  tiveram lugar depois de termos aguardado que o nosso Autor Fortunato da Câmara deixasse crescer a barba e o bigode, para não ser identificado,  dada a sua condição de crítico gastronómico autêntico  - isto é, dos verdadeiros! Daqueles que não se identificam à chegada ao restaurante  e depois de comerem NUNCA mostram o jornal ou a revista onde colaboram antes de chegar a continha...

Dos outros, dos que "arremedam" a actividade para recolher vinhos, almoços e jantares para a família,  há muitos.

Dos verdadeiros, seguidores do cânone quiteriano, há infelizmente poucos (mas bons!!).

Fomos recebidos principescamente ( é o termo) pelos colegas em ambas as cidades! E assinaram-se quase 400 livros "Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa".

Almoço a correr no Arcoense, onde  nos tranquilizámos com a presença neste mundo (lagarto, lagarto...) do senhor Joaquim Rebelo Barroso, embora já um pouco retirado das lides diárias. A desconfiança tinha a ver com a sentida falta da sua presença na sala em várias visitas entretanto efectuadas a esta (mais uma) catedral bracarense de bem comer.

Bebeu-se um estimável Vale Pradinhos de 2008 (últimas garrafas, desculpem lá) acompanhando sobretudo ( e foi o que ficou na memória) uma admirável carne de rês transmontana simplesmente grelhada com algumas pedras de sal.

Esta história das "alheiras e do botulismo" deixou preocupados muitos dos hoteleiros e restauradores ali presentes em Braga, com o fundado receio que o nome da empresa em causa ( melhor dito, a "marca" das ditas alheiras) - por ser "Origem Transmontana" - poder vir a denegrir todo o negócio... Que é grande. Muito grande.

Em Aveiro continuámos a saga depois de almoço. E já passava das 19h quando começámos o caminho da volta a casa.  A tempo de acompanhar a espaços a brilhante jogatina do FCP contra o Chelsea.

Parabéns ao Porto Carago!!

Nenhum comentário: