terça-feira, setembro 15, 2015

Uma tarde de sonhos



Na sexta feira passada estive nas nuvens.

Celebrava-se no MNAA (Janelas Verdes) a emissão dos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus. E como algumas das imagens desses selos tinham sido retiradas de obras de arte da grande exposição de Josefa de Óbidos presente no mesmo Museu, aproveitou-se o ensejo para ali fazer o lançamento.

Um conjunto de circunstâncias favoráveis emprestou a este evento um cariz maravilhoso.

Em primeiro lugar abriu-se especialmente para a cerimónia a jóia de arquitectura sacra que é a Capela das Albertas , no interior do MNAA, e que apresenta um repositório notável de  azulejaria e de talha dourada.

Depois, a Ordem dos Carmelitas Descalços entendeu trazer para o mesmo local , para estar presente no evento,  uma carta manuscrita por Santa Teresa, relíquia com  cerca de 500 anos que não saía do Carmelo há décadas. Impressionante.

A exposição temporária sobre Josefa de Ayala ( de Óbidos) foi longamente visitada e admirada por todos, aproveitando-se para fazer a comparação entre o quadro do Convento de Cascais que foi tema do bloco filatélico e o enquadramento que sofreu no mesmo bloco.

Por fim, aproveitando-se o encerramento do museu ao público, fizemos uma visita guiada às preciosidades. Ao S. Jerónimo de Dürer, à Salomé de Lucas Cranagh, às Tentações de Santo Antão de Bosch, aos Painéis de S. Vicente.

Para já não falar da pré-apresentação  da obra magistral de El Greco "A Sagrada Família com Santa Ana"  que foi inaugurada dois dias depois e que ali está por empréstimo do Museu de Santa Cruz de Toledo.

Estive a escassos centímetros destas obras de arte. Podia ter-lhes tocado com o dedo...

Um fim de tarde para nunca mais esquecer.

Nenhum comentário: