terça-feira, outubro 13, 2015

Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa



Apresentamos hoje este livro do Fortunato da Câmara  em Lisboa, na Rua de S. José 20. Quem quiser lá aparecer já sabe.  E pode comprar o livrinho!

Para variar da situação política nada melhor do que um passeio pela mesa. Só de olhar para as imagens já a boca começa a salivar...

Neste livro , “Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa - A dieta mediterrânea na gastronomia portuguesa”,  Fortunato da Câmara traça um percurso histórico de grande erudição sobre a evolução dos usos e costumes alimentares dos portugueses, com relevo para as grandes influências do passado -  romana, árabe e fenícia -  e sem esquecer o presente e o futuro da gastronomia portuguesa de excelência, baseada - como sempre o foi - nos produtos de primeira qualidade: peixes e mariscos irreproduzíveis, uma doçaria conventual intransmissível (no dizer do próprio autor).

A chamada “dieta mediterrânica”  não se pode considerar como sendo unicamente um tipo de regime alimentar que alguns portugueses adoptaram.

É uma forma de  estar e de viver que muito nos honra, uma herança histórica de tradição e de civilização com raízes que mergulham no período da romanização e do “mare nostrum”. 

A “região que é Portugal”, de acordo com  Orlando Ribeiro, resulta e individualiza-se pela dialética que se estabelece entre o espaço físico e a ocupação humana. Paisagem interior e mar omnipresente, nem que seja apenas pela tradição cultural milenar.

É esta uma obra de referência para a análise da evolução da  tradição gastronómica lusitana, e que sem dúvida também contribuirá para um melhor conhecimento genérico sobre quem somos e como chegámos aqui.

Parabéns ao Autor e também ao Editor (já agora,  e passe a imodéstia)...

Nenhum comentário: