quinta-feira, julho 25, 2013

Restauro da Fachada

O velhinho (nasceu em Outubro de 1974)  Solar dos Presuntos encontra-se em restauro de fachada. Trata-se de  pintura ou limpeza da "cara" com que se apresenta aos transeuntes daquela rua tradicional de Lisboa e que tão cara é aos antigos "postalistas".


De facto, logo em cima, à esquerda de quem mira o Elevador do Lavra, o mais antigo de Lisboa, temos a dupla moradia antiga dos Correios-Mores deste reino: O Palácio Sousa Leal, rico de recheio e de interiores, mas sobretudo rico de "estórias" da atividade postal nos últimos 100 anos...

Mas o que aqui interessa hoje é a referência ao Sr. Evaristo e família, há 40 anos a dar de comer aos passantes de bom gosto e de bolsos razoáveis. Não é uma casa cara, mas também não se trata de nenhuma chafarica onde se vai trocar os maravedis.

O que mais me impressiona - hoje e sempre - neste Solar é o milagre com que conseguem ser uma morada popular e aberta a todos os tipos de gentes de qualquer parte do mundo que nos visita, sem nunca deixarem de cultivar a tradicional e rica cozinha típica portuguesa que os tornou famosos junto dos mais exigentes gastrónomos nacionais.

É um local onde tanto se satisfaz meu mestre Quitério  (o que não é fácil) como ainda consegue fazer experimentar o  prazer da mesa a um qualquer "checospolaco" que nem sabe o que será  o bacalhau nativo, ou o cabrito no forno.

Não admira que no Congresso  Internacional sobre Ciência Política (que reuniu 45 peritos de todo o mundo) há já 3 anos em Lisboa, o jantar no Solar tenha sido votado como "O melhor de todos os Congressos, em qualquer País onde se realizaram".

E a mim , que com o meu "senhorio" escolhi a ementa e organizei a coisa manducante, nem me cabia uma ervilha onde vocês já adivinharam, tão cheio de orgulho que estava!
Parabéns Amigos Evaristo e Pedro! Parabéns à Brigada toda e inteira! E que a limpeza da fachada seja prenúncio para mais 40 anos de vida (pelo menos).

Nenhum comentário: