sexta-feira, julho 12, 2013

Em Guimarães encontrámos algum Talento, na Universidade e à Mesa

Mais uma visita a um Laboratório de ideias para renovar a nossa oferta de produtos aqui na Filatelia. Desta vez fomos falar com alguns cientistas portugueses que estão a trabalhar na junção de tecnologias E-book  com o velhinho  livro em papel, através de processos magnéticos.
 
Podem ver aqui sff: http://bridgingbooks.org/
 
Pode dar dentro de algum tempo um belo livro com selos para crianças que tenham acesso a tablets, permitindo-lhes descobrir novos mundos no tablet à medida que desfolham as páginas do livro de papel.
 
Para depois da reunião o almocinho no:

Restaurante Talento
São Gemil - São João de Ponte
Braga-Guimarães
Telefone: 253473672

Vindos de Guimarães tomamos a estrada para São João da Ponte. Depois de alguns (poucos) quilómetros damos com a povoação de S. Gemil. A partir daqui é questão de estarmos atentos ao lado esquerdo da estrada, à caça da tabuleta (grande) que indica o Restaurante Talento.

Casa com duas salas amplas (fumadores e nem por isso).  Bons panejamentos, aceitável serviço de copos para vinhos (como veremos dominam os verdes de todas as cores), serviço muito agradável e rápido.

 
O que se come: 
Cabrito do Gerês (Sextas, Sábados e Domingos, nos outros dias por encomenda)
Vitela barrosã assada no forno a lenha
Posta à Talento
Arroz de pato à antiga
Grelhados na brasa
Bacalhaus em várias apresentações

Como se vê são propostas quase que exclusivamente carnívoras, se admitirmos que o fiel amigo tem mais de carne do que de peixe quando pensamos na respetiva absorção pelas papilas gustativas, como alguns defendem.

A carne é muito boa.  Certificada, Maronesa ou Barrosã, tenríssima e muito gostosa. Ainda por cima quer os cabritos quer as vitelas são criadas pela família ou por amigos dos proprietários.

Comemos,  3 transeuntes, (isto escrito assim parece que “comemos” mesmo  3 desgraçados, o que não foi verdade desta vez. Repito:) Comeram três transeuntes o seguinte:

- Entradas de queijo de vaca local (assim-assim). Bom presunto de Bísaro, Excelente Paio da mesma proveniência.
- 3 postas e meia de Vitela. Grelhadas à Talento, com batata assada, couve coração estufada e batata frita (pedida à parte, mas não resultou. Culpa da batata). A Carne estava de se cortar com o garfo. E a dose  era ampla.
- Para terminar, Melão casca de carvalho.

Bebemos três frascos do vinho Espadeiro da casa (excelente!).  Mais os inevitáveis cafés.

E pagou-se por isto tudo cerca de 65€.

Quanto aos vinhos: 
Este Restaurante há muito que ganhou fama de colecionar para os seus clientes vinhos verdes de proveniências quase esquecidas do grande público, daquelas pequenas propriedades, ou diríamos melhor “quintinhas”, que abundam no nosso Minho e onde se faz sempre vinho verde.

Para além disso os proprietários são certificados para produzirem este tipo de vinhos nas suas quintas, pelo que o chamado “vinho da casa” é ali muito bom, igual em qualidade aos outros .

O Talento tem dezenas de referências em verde branco (todas as castas) , verde tinto e espadeiro (rosado natural).  Só por isso vale a pena lá irem!  E trazerem para casa!

Nenhum comentário: