segunda-feira, novembro 15, 2010

Vinhos de Inverno no Magusto tradicional

O Magusto era  a festa em que se assavam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e se convivia nas aldeias e nas quintas, sobretudo entre homens: os que tratavam do vinho nas casas agrícolas, os taberneiros e os respectivos Clientes preferenciais. Tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho estaria pronto e se provava.

Naqueles tempos, está claro, pois hoje não haverá produtor que se preze que tenha o vinho novo de cada ano em prova logo no Novembro seguinte à vindima...

A bebida que  mais acompanhava as Castanhas nestas festas da época que atravessamos variava de região para região. Dependendo do clima, mais ou menos agreste em Novembro, e também das vindimas terem , ou não, sido mais temporâs.  Onde as vindimas se realizam mais cedo, bebe-se mais a água-pé que resulta da adição de água ao bagaço que fica depois de fabricado o vinho. Tem um baixo teor alcoólico, e também é muito consumida em trabalhos agrícolas no final das colheitas, nas zonas de clima mais suave, como é o caso da Feira da  Golegã.

Nos frios mais pesados da Serra e do Norte, Planalto Mirandês, etc..., bebe-se a jeropiga, que é fabricada com uma mistura de mosto e aguardente.

Receita da Jeropiga (tal e qual se faz na Estrela):
15 Lts de vinho mosto 
5 Lts de aguardente bagaceira 
Barril de madeira de castanho de 20 Litros

Depois de pisadas as uvas, bem maduras, (brancas para fazer jeropiga branca ou pretas para  a  tinta) tiram-se do balseiro de madeira ou do lagar de cimento 15 litros de mosto, no dia seguinte às uvas serem esmagadas.

Coloca-se este mosto no barril já demolhado,lavado e escorrido (deve estar bem seco), tendo-se o cuidado de deixar  a torneira de madeira colocada.

De seguida adiciona-se a aguardente.

Coloca-se a rolha, devendo o barril ficar muito bem  fechado, para que não se verifique a fermentação do mosto.

Deixa-se assim durante um período de 3 a 4 meses. 
Depois é só beber...Mas nunca a guardem para o ano seguinte! Deve beber-se logo de seguida..
















Mesmo assim ainda hoje há quem consiga obter um ou dois pipinhos de vinho novo para estas exéquias, do Magusto de S. Martinho, mas como já disse será cada vez mais raro,  pois a maioria dos que têm colheita própria preferem manter ainda o vinho na "mãe" por mais algum tempo. A não ser que façam "batota",  como por exemplo deitar nesses pipos especiais de vinho novo uma ou duas mãos -cheias de maçãs , para acelerar a fermentação das massas vínicas... Mas o que se bebe depois, embora agradável ao palato, já não será bem vinho... E ressaca de uma maneira que só mesmo experimentando...

Para pôr ordem gastronómica nestas coisas, mas sempre mantendo a Tradição do Magusto, o que propomos é que se substituam as águas-pés, geropigas e vinhos novos de maçã , por coisas mais dignas de Homens e de Mulheres de maior e mais refinada exigência.

Magusto à minha moda:
Uns vinhos novos, sem dúvida, para fazer passar na garganta a castanha e as febras assadas na mesma fogueira, sem esquecer o pão quente do forno, a desfazer-se em cima da mesa tosca onde a manteiga de ovelha , as lascas do bom presunto e o queijo da serra também já aguardam pelos convivas. Ao lado, quase envergonhada, uma travessa de bacalhau, também ele assado e lascado, faz companhia à molheira onde o azeite a ferver na companhia do alho esmagado o espreita...


Ora tomem lá para beberem:

- Casal da Coelheira Rosé de 2009  - considerado o melhor vinho Rosé do mundo, um Rosé do Tramagal de se lhe tirar o chapéu,  substitui com grande vantagem todas as águas-pés deste mundo e do outro...Cerca de 6 euros antes da medalhita...
- Vale Pradinhos Rosé de 2008 - Trás-os -Montes grandioso em vinhos rosados! A cerca de 6,5 euros.
- Grainha 2008  - Um grande Douro da Quinta Nova de Nª Sª do Carmo - a cerca de 11 euros
 - Crasto Tinto de 2008 - Mais um Douro belíssimo da Quinta do Crasto a cerca de 9 euros.
 - Dão Álvaro de Castro 2007 - Relação qualidade preço imbatível - a cerca de 4 euros!!
 - Julia Kemper Dão Tinto de 2008 - Com a ajuda de Dirk Niepoort, um belo Dão! A cerca de 11 euros. Havia pouco...
 - Encostas de Estremoz Reserva de 2007 - belo Tinto do Alentejo. Com as duas Tourigas e Alicante. A cerca de 16 euros.
 - Casa de Santa Vitória Reserva tinto 2007 - Outro Tinto de garra, aqui com a Syrah a juntar-se às cabernet e Tourigas. A cerca de 14 euros.

Bom Magusto e cuidado com as curvas!

Nenhum comentário: