quinta-feira, novembro 11, 2010

A saga do Cozido

Tenho na memória um texto magnífico, que penso ser  do  saudoso Dr Dário Castro Alves, sobre a tradição do cozido à portuguesa (que na opinião de alguns etnólogos terá estado na base da criação da  Feijoada no país-irmão) ) e de como as donas de casa do Brasil dos "córónés" competiam umas com as outras para deitarem para dentro da panela mais ingredientes cada vez mais estranhos... até milho lhe deitavam já em desespero de causa para desanimar a concorrência...

Em minha casa o Cozido era feito tradicionalmente ao Domingo , e a sua preparação começava logo na véspera, com a compra das couves,cenouras, nabos e  das carnes secas e salgadas.  A minha Santa cá de baixo nunca foi grande artista em frente às panelas (nem grande , nem pequena...)  pelo que esta tarefa do cozido era mais para homens.

Eu, ainda antes de casar,  o que sabia fazer na cozinha era espreitar para ver se ainda demorava muito e  ...sentar-me à mesa para comer.  Infelizmente (pelas causas da mudança) quando enviuvei tive que aprender a fazer de tudo perante o "trilema" de me viciar em hamburgueres ou frango assado, levar a "firma  à falência" com a frequência dos restaurantes ou ...passar fome. Eu e o meu Senhorio que, como bem sabem todos os que o conhecem, para comer não tem pruridos...

Meu Pai sabia quase tudo que metesse comeres e beberes desde a respectiva génese,  ou não fosse ele um apaixonado por todas as coisas boas da vida, tendo-a vivido plenamente até mesmo ao final precoce dos seus dias.

Era ele que comandava as hostes. Comprava, temperava, partia, cozia, retirava das panelas e aconchegava nas travessas.

Um único problema: só sabia trabalhar para audiências de um certo tamanho... Cozido que ele fizesse dava à vontade para 11 ou 12 pessoas... Lá em casa éramos 3...

Parece , ou melhor, dizem algumas línguas maldosas, que eu herdei essa tendência exagerática dos genes paternais. Outras línguas dizem que não foi bem isso, Como aprendi muito do que sei a ver, lá na Beira Alta,  fazer comida para  os "batalhões"  de familiares e trabalhadores da quinta, ficou a mão feita àquelas quantidades... Mas adiante que não estamos em Amarante.

Vem toda esta conversa para explicar que deram à minha Santa (cá de baixo) súbitas vontades de comer cozido neste fim-de-semana. Não me fica bem (sobretudo actualmente!!) ignorar estas ânsias. Temos que ter em atenção o sarilho que por aí virá: menos 10% no ordenado, rebaixa dos plafonds de gasóleo e de telemóvel, as despesas com a mula do senhorio , etc, etc... Não Senhores e Amigos, não estamos , decididamente, em tempos de fazer impacientar a Senhora. No fim de contas, quem nos diz que não teremos de ir lá beber à fonte em caso de necessidade?

O problema é que Ela, em lhe dando estas ânsias, passa de imediato à concretização, tal o Hulk em busca da baliza contrária (Ai, ai, que ainda me doem as costas dos 5 a zero). Vai daí pôe-se em campo e quando menos damos por isso já tem o frigorífico atascado das viandas...

Mas como o Artista sou eu,  e tal como todos os artistas só gosto de mexer em materiais que eu escolho, já estão a ver o que se vai passar... Fica a casa  a abarrotar com aquilo que Ela comprou e aquilo que eu próprio entendo dever ser , de facto, utilizado...Nem panelas tenho onde caiba tudo, dada a tal tendência "exagerática" pelas quantidades.

A  verdadeira Arte consiste em fazer o cozido à minha maneira, com aquilo que eu comprar mesmo na véspera, dando a ideia que estamos a comer aquilo que Ela comprou... Tão a ver?

Para concretizar tal desiderato algumas regras têm de se cumprir:
 - Comprar apenas à última hora as minhas coisas, para não dar nenhuma ideia da maldade que se vai concretizar. A Praça de Cascais que abre cedo que se farta, ao Sábado, é bom paradouro para estas furtivas compras.
 - Fazer desaparecer as "outras coisas" que já lá estavam em casa.  Banco Alimentar, ou, em desespero, esquecer-me dos sacos plásticos nalgum local onde tenho a certeza que há necessidades. E infelizmente conheço vários...
-Por fim, e é o mais difícil, convencer a Senhora que faço tudo sózinho e que "não vale a pena ela lá aparecer em casa antes da 1 da tarde"... Isto é que se torna mais complicado... Graças a Deus há a missinha de Domingo! Grande aliada nesta contenda.

E pronto! A Táctica está traçada,  os planos foram feitos, resta a concretização (outra vez o Hulk NÃO Xiça!!).

Nenhum comentário: