terça-feira, março 30, 2010

Pedras Preciosas na Arte Sacra, em Portugal

Lançámos ontem mais um Livro Temático: Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal, da autoria de Rui Galopim de Carvalho (filho do mais famoso Galopim de Carvalho, "pai" dos nossos dinossauros...ainda se lembram dele?)

Galopim de Carvalho junior é Professor especialista de Gemologia (um dos mais conceituados da Europa) e tratou de fazer um recensseamento das melhores peças de ourivesaria e pedraria sacras (incluindo as alfaias de culto) do nosso País. Cobertura muito completa do melhor que por aí temos, desde as magníficas peças da  época dos Descobrimentos e das pedrarias da Índia e do Brasil até às peças mais modernas da Casa Leitão&Irmão.

Cerimónia no Palácio da Ajuda, ao final da tarde de ontem, com a presença da 1ª Dama, do Sr Bispo Auxiliar de Lisboa, da anfitriã Drª Isabel Silveira Godinho e por aí fora.. Mais de 70 convidados presentes - onde não faltaram os mais importantes "guardadores" deste património sacro , desde o Deão da Catedral de Évora até ao da Sé Patriarcal de Lisboa - para ouvir as intervenções de D. Carlos Azevedo sobre a pedra preciosa no domínio do sagrado e ainda a do Prof. Doutor Vasconcelos e Sousa , da Universidade Católica do Porto, sobre o tema do livro ali lançado.

Numa Estação de Correios perto de si, por apenas 39 euros, está à V. disposição esta maravilha gráfica do Atelier Acácio Santos.

Nenhum comentário: