segunda-feira, março 29, 2010

A importância do Porco Preto Alentejano

Desde Ourique, sede da Associação de Criadores do Porco Alentejano, trago notícias de conversa e de um almoço.

Começamos por distinguir as raças porcinas ditas Autóctones aqui do rectângulo pelos entendidos:  O Porco Alentejano; O Porco Bísaro (Montesinho e Bairrada); o Porco Malhado de Alcobaça (raça em vias de extinção). Por ordem de importãncia do número de fêmeas existentes actualmente em produção, teremos os primeiros com cerca de 20 000; o Bísaro com não mais do que 3 centenas,  enquanto que  do Malhado de Alcobaça (na foto) não parece haver estatísticas fidedignas.

A grande importância que o Porco Alentejano actualmente tem na economia das terras transtaganas deriva sobretudo da sua aptidão para a produção de presuntos de grande qualidade. Mas, mais do que isso, trata-se de uma forma de pecuária que promove o Ambiente , protege o Montado de Azinho e de Sobreiro e, nos moldes mais modernos possíveis, é Sustentável e actua de forma a conter a Desertificação nas suas duas vertentes: a climática e a resultante do desaparecimento da população jovem.

Por todos estes motivos vamos lá malta a apoiar (comendo!) os enchidos de porco alentejano e sobretudo os seus Presuntos de denominação protegida (DOP ou IGP) : Barrancos (DOP); Santana da Serra (IGP); Campo Maior e Elvas (IGP); Alentejo (DOP).

O belo Presunto IGP de Santana da Serra estava em promoção a 22 euros o Kg, na unidade produtora de Montaraz (passe a bem merecida publicidade), esta é certificada e de tal forma exigente quanto a medidas de higiene que o Blogger teve de se "vestir" de plástico quando desejou lá meter o nariz...

Se estivessem lá, a olhar  como eu para os 7,000 presuntos expostos...
 Até davam vontade de salivar. Está claro que tive de trazer um.

Comprando estes materiais, para além de estarmos a fazer bem, o melhor possível, à terra -mãe alentejana, estamos também a contribuir para ...(Surpresa!!) proteger a nossa saúde. Já que se provou sem margem para dúvidas que as gorduras do porco alimentado a bolota estão cheias de ácidos gordos, fonte do "bom colesterol", tal como no salmão, sardinha, sarda e cavalas... Quem diria??!!

Resposta: Diria ( e sempre disse) o nosso Amigo Almeida do Méson Andalúz, indefectível defensor das qualidades destes enchidos!

 Almoçámos num simples mas muito bom Restaurante:

Restaurante Novo Coimbra
Aldeia de Palheiros-Campo dos Guerreiros
7670  OURIQUE
Telefone - 286 479 080

Para se chegar lá, vindo de Ourique, tomemos a estrada IC1 em direcção a Santana da Serra, ao fim de alguns km (poucos) estamos lá, nesta Aldeia de Palheiros que possui ainda a fama e o (duvidoso) proveito de ter sido o local onde "aterrou" um dos últimos grandes meteoritos a cair cá no burgo lusitano, em 1998...

O Restaurante Novo Coimbra ( existem dois com esse nome, do mesmo dono e muito perto um do outro, mas aquele que aqui está recenseado é o de Aldeia de Palheiros) pertence a um cavalheiro oriundo de Macedo de Cavaleiros. Por esse motivo traz como especialidades para a grelha a famosa Carne Mirandesa certificada, bem assim como a Carne de Porco Alentejano também certificada.

Devo confessar que tive algum receio à entrada. Mesas de fraco ataviamento, guardanapos de Papel, embora de boa qualidade, refeição servida no Prato (sem travessa)...mas as doses são perfeitamente razoáveis para adultos. Até demais.

Contudo, perante a qualidade da matéria prima provada e da razoabilidade do preçário tudo isto se desvaneceu.

Se "Nem sempre Rainha nem sempre Galinha" (como dizia D. José ao seu confessor) , também nem sempre devemos ir por altas cavalarias restaurativas, deixando algum lugar para descobrir casas simples mas onde existem surpresas...

No caso deste Novo Coimbra, para além das trivialidades e dos pratos do dia, avultam duas secções com os "mimos" certificados para a grelha: Carne Mirandesa e de Porco Alentejano.

Mas como, azar do Blogger educado nos Salesianos, era Sexta feira da Quaresma, lá tive que ver os meus convidados a atacar violentamente na Posta Mirandesa (Sim Senhor! E que belo aspecto!) e nas Plumas de Porco preto grelhadas, enquanto que eu me defrontei com o velho Bacalhau Assado...

Este apareceu em posta alta e de belíssimo "acabamento", bem curado e bem assado. Com batatas ali das herdades próximas e azeite idem, idem...

Vinho de Albernoa (tão perto) da Herdade dos Grous , branco e tinto  de 2007. Tinto a 16 euros, Branco a 12 euros. Posta a 12 euros, Bacalhau a 10 euros, Grelhado de Porco Preto a 12 euros.Três cafés. Tudo por menos de...70 euros!

Que viva por muitos anos o proprietário, e se puder mude a mão nalgumas coisinhas: boas toalhas de Mesa, guardanapos de pano, travessas à vista do cliente. Quanto ao resto que se deixe estar se fizer o favor.

Nenhum comentário: