quarta-feira, março 24, 2010

O País está a ficar Louco!!

Não Senhores Leitores, não é este um grito de alma provocado por qualquer contrariedade, das muitas que me apoquentam o dia-a-dia... Nem sequer por ter estado a acompanhar os debates do PSD para as eleições internas da próxima Sexta feira! Nem , por último, por ter estado atento às discussões em torno do famoso PEC...

A afirmação em epígrafe (bem dito!) apenas resume os resultados de um estudo científico ontem apresentado na Faculdade de Ciências Médicas da UNL, patrocinado pela Fundação Gulbenkian, Fundação Champalimaud, Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Alto Comissariado para a Saúde!

De entre os  Países investigados , Portugal atingiu o valor recorde de 20% de incidência de alguma perturbação mental no universo da sua População!! Um em cada 5 portugueses (ou portuguesas) está choné dos cor...!

No mundo, melhor dito, entre os tais Países, apenas os USA nos suplantam! Os USA são o País com maior prevalência de perturbações psiquiátricas no Mundo...Que paraíso para os Psiquiatras!















Aqui para nos, já disso tínhamos suspeitado...Num país onde a Metrópole Oriental dá pelo  petit nom de "LA LA Land", onde existem alucinações de Estado ( as tais armas de destruição maciça) e, sobretudo, onde foi eleito J.Bush Junior para um segundo mandato!

Portugal tem desde sempre idiosincrisias estranhas e, se pensarmos bem agora, depois de termos conhecido estes resultados, algo suspeitas. Mesmo referindo-me sobretudo aos "Comes e Bebes" é possível citar alguns desses traços de loucura nacional, nalguns casos "mansa", noutros - como verão - mais carente de tratamento urgente em local especializado:

 - Comemos tradicionalmente tudo o que são extremidades dos animais (cabeças, mãos e pés).
 - Medimos o alcoól do bagaço caseiro a metade do verdadeiro valor GL de referência científica ( Beba à vontade Compadre que este  é da ponta fina , só tem 23 grauzitos...) o problema é que tem mesmo 46º GL...
 - Pomos ao fumeiro Bexigas de Porco e Estômagos de Carneiro
- Apresentamos como prato típico de uma região de belíssimo peixe fresco, de águas frias - a Ericeira -  uma tal de "Caneja da Infundíce", raia putrefacta com batatas cozidas e azeite...
 - Fazemos saladas e acompanhamentos de cactos e ortigas
- Bebemos (comemos) sangue de porco (sarrabulho).

E, sobretudo, temos uma tendência natural para aturar Restaurantes mauzinhos e de mauzinho serviço, pouco limpos e nada atraentes, que trazem como mais valia turística para o País "nada, zero, niente, coisa nenhuma"!

 Tudo desculpa o português típico, levando o mau tratamento  "à conta do destino" ou "do azar que houve naquele dia".

Muito deixamos de refilar porque "não vale a pena". Ou então porque " Coitados, deve ser este o ganha-pão de muitas famílias" .

Ou ainda ,  e esta é de Cabo-de-Esquadra:
"É sina que eu tenho de comer mal  sempre que aqui venho! E reparem que  sei do que estou a falar , porque todas as semanas almoço aqui pelo menos uma vez!"

Como observam, se estivéssemos mais atentos há muito que tínhamos feito empiricamente o diagnóstico de insanidade mental recorrente e generalizada que a Comissão Científica aqui veio confirmar.

Uma pergunta apenas: das seguramente dezenas de  doutos especialistas que realizaram o Estudo, quantos estarão debaixo da influência destas maleitas?

A Estatística é "lixada"...

Nenhum comentário: