terça-feira, março 23, 2010

O Concerto das Estrelas

Exactamente. STARWARS in Concert ontem à noite no pavilhão Atlântico. A voz e o corpo do actor  Anthony Daniels  (C3PO) a introduzir a partitura majestosa de Sir John Williams para o que foi - durante 30 anos, de 1978 a 2005 - a "telenovela" mais cara e  mais bem sucedida do cinema mundial.

Apenas para fâs da saga , dirão alguns. Têm razão. Para pessoas menos viradas para estas coisas pode ser que os 150 minutos de som e de imagem parecessem um pouco Kitsch. Mas para os outros, para os incondicionais que atravessam faixas etárias muito abrangentes (pessoas que estão agora nos 50's e jovens que tinham 14 ou 15 anos em 2005) foi sem dúvida uma noite memorável.

4 chamadas ao Palco. Um "encore" por cortesia da Royal Philarmonic Orchestra and Choirs. A dicção perfeita de Anthony Daniels, tendo por detrás a voz rouca e inimitável do "vilão"  Darth Vader, o grandioso actor James Earl Jones. Uma "colagem" de película transversal aos 6 episódios da saga, onde se torna evidente a muito maior sofisticação dos episódios mais recentes,  mas onde nos deliciamos com a face "tão novinha" de Harrison Ford, o único actor que escapou à "maldição" dos 3 primeiros episódios.

Lágrima ao canto do olho do Bloger, ao recordar-se do "assombro" que foi ver no defunto Monumental aquele 1º filme. Numa Lisboa onde ainda ecoavam os sons de Abril de 74, numa altura em que para dar aulas no ISCTE ainda ia de transportes públicos...

Nesse dia de 1978 o XWing fighter estava suspenso do tecto do Monumental (coisa nunca vista numa sala de cinema). O silêncio à medida que o filme avançava só foi cortado, no final, com uma violenta salva de palmas ( acreditem! Como se estivéssemos num espéctáculo ao vivo!)  e o encantamento com o que tinha sido visto durou tempo suficiente para nem sequer se dar pela viagem de autocarro e de comboio de regresso ao Estoril.

May the Force be Always with You!

Nenhum comentário: