quarta-feira, março 03, 2010

Ceres em Talhe Doce

Uma novidade para os nossos filatelistas: vamos emitir em 2010, coincindindo com a abertura - a 1 de Outubro - da Exposição Mundial de Filatelia PORTUGAL 2010, uma versão do 1º selo de conceito Republicano - a famosa emissão CERES - no método de Talhe Doce (recess printing) que é a mais nobre forma de impressão conhecida , feita a partir de uma matriz esculpida em aço.

Tivémos que fazer apelo ao espírito criativo pois , como sabem os entendidos, o CERES original foi impresso em Tipografia, provavelmente para ser mais rápida a produção, já que se estavam ainda a utilizar nessa época (2010-2012) os selos da Monarquia sobrecarregados com um carimbo "República".

O velhinho CERES foi produzido entre 1912 e 1935\6, e dele se teriam feito mais de 2mil milhões de espécimens..

Aquilo que vamos reproduzir em Talhe Doce é o desenho original do CERES - do Meste Gravador Constantino Sobral Fernandes -  guardado na Fundação das Comunicações,  não se tratando de uma reimpressão de algum selo CERES que, como disse , foram todos Tipografados.

3 comentários:

Fernando Bernardo disse...

Parabéns!
Algumas dúvidas:
1. Em 1935/6 ainda se produziram selos das emissões Ceres?
2. O processo de impressão tipográfico foi o único utilizado nestas emissões?
3. Prevêem emitir um ou vários selos? Em folhas ou em bloco? Facial?

Saudações filatélicas,
F.Bernardo

CSilvério disse...

Parabéns!
Já agora uma sugestão. Porque não uma emissão anual a talhe doce?
Cumprimentos
C. Silvério

Fernando Bernardo disse...

"...já que se estavam ainda a utilizar nessa época (2010-2012) os selos da Monarquia sobrecarregados com um carimbo "República".

1910-1912 ;-)