sexta-feira, maio 22, 2009

Um Grande Abraço ao João, de muita Amizade!


Morreu João Bénard da Costa. Tinha 74 anos e era, em Portugal e talvez no mundo, quem mais percebia de Cinema. Reparem que eu não disse "quem mais sabia de cinema"... Perceber é uma coisa, saber é outra diferente... Perceber é compreender as razões , suas e dos outros. Perceber é entender o porquê do imaginário e como este se transfigura em actos palpáveis. Perceber é, no fim de contas, viver através do próprio sonho esta industria de sonhos e de fantasia.

"Quanto mais compreendo mais amo, pois tudo o que compreendo está certo"...

João Bénard escreveu para nós (Clube do Coleccionador dos CTT) o Livro " História do Cinema em Portugal". Talvez um dos textos mais conseguidos dos mais de 100 que tivémos a honra de editar desde 1983. A primeira frase desse Livro agarra-nos como os tons fortes do destino a bater à porta com que se inicia a 5ª Sinfonia de Beethoven: " O Cinema, em Portugal, nunca existiu..."

Depois disso, nas suas funções de Director emérito da Cinemateca Nacional sempre se manteve nosso Amigo, facilitando a busca iconográfica e as pesquisas documentais de que tantas vezes necessitávamos para a nossa vida .

Passa bem João , e vai vendo aí em cima os filmes a haver, não te esquecendo de recomendar (pode ser que haja por aí algum Expresso) os que se tornarão " os filmes da nossa vida".

Nenhum comentário: