sexta-feira, maio 15, 2009

O Gato Mia? Sim! E Bem!

Região Autónoma dos Açores. Câmara da Ribeira Grande. Encontra-se neste local recôndito da nossa portugalidade um dos melhores restaurantes regionais que tive ocasião de experimentar.
Vamos dar notícia (aos incultos continentais, pois lá pelas Ilhas Encantadas não haverá gastrónomo que o não conheça) desta casa de bem comer:

Restaurante O Gato Mia
Av. Fulgêncio Ferreira Marques 13 - Ribeirinha
9600-312 RIBEIRINHA RGR
Telefone
296479420

A situação deste Restaurante é muito singular. Ocupa um rés do chão de uma casa típica da freguesia da Ribeirinha, mesmo ao lado de um velho Moinho de Farinha movido a água que se encontra perfeitamente preservado e que dá gosto visitar. O som e a vista da àgua da "canada" que passa em frente ao Restaurante serão uma constante para quem lá for almoçar. Nós jantámos, por isso o impacto da paisagem circundante foi menor. Mesmo assim impressiona.
O que lá se come torna-se difícl de explicar, pois dadas as origens dos proprietários (Ilha Terceira) e as suas afinidades gastronómicas (Cozinha típica alentejana, entre outras) imaginem a salganhada que por ali não vai em termos de propostas comestíveis - e todas boas de chorar por mais...Ora vejam:

Entradas: Queijos do Pico, Graciosa e S. Jorge com doce de melancia e melão, ou ainda com doce de framboesas caseiro; Lombos de chicharro avinagrados; Salada de polvo; Pé de torresmo; debulhos, Salada de Búzios; salada de Ovas;

Peixe: Bacalhau na telha; Bacalhau de Festa; Telha mista de lulas e cherne; Alcatra de vários peixes; Espadarte na telha acamado sobre couve chinesa.

Carne: Alcatra de novilho com bolo de milho na sertã, batata doce e puré de inhame. Alcatra de Cabrito; Mão de Vaca .

Doces: Pudim de feijão; Pudim de mel; coco em caramelo; Doce de Vinagre (soberbo!); Panaceta de Yogurte;
Começámos "alentejanamente" pelas variadíssimas "entradas" da Casa, as quais por si só bastariam para satisfazer os apetites dos devotos "Romeiros" de S. Miguel. Nestas Entradas, e a pedido do vosso Bloger, veio uma malga de mão de vaca que estava saborosíssima. Mas depois avançámos pela Alcatra de Novilho , tenríssima, a desfazer-se na boca e a saber ao lento refogado em vinho e ramos de cheiros que lhe é tão peculiar, e pelo Bacalhau de Festa , acabado no forno, carilado e com camarões grandes a envolvê-lo.
Acabámos com uma "prova vertical" das sobremesas disponíveis, onde sobressaíu o Doce de Vinagre , pelo insólito da combinação acre\doce .

Bebemos localmente, com o Verdelho da Quinta de Moledo a fazer as honras açorianas e apenas se abriu uma Duas Quintas Tinto (colheita normal de 2005) para empurrar a Alcatra.

Alguns tipos de cafés, mas sobretudo uma profusão de chás de vários sabores e proveniências foram propostos para terminar em beleza.

Pagou-se (4 pessoas) não mais do que 80 Euros por semelhante "festa de casamento"...

Recomendável em Absoluto! Único senão: Guardanapos de papel e...não se poder fumar.

Nenhum comentário: