sexta-feira, junho 20, 2008

Ausência do Blogger


Parto para Bucareste este fim de semana.

Vamos fazer mais uma apresentação da PORTUGAL 2010 na EFIRO - Exposição Mundial de Filatelia que se realiza na capital Romena.

Essa apresentação será às 18.00H do dia 23 de Junho

Quem estiver por esses lados já sabe que é nosso convidado no Hotel Phoenitia!

Nos dias seguintes, a 25 e 26 de Junho terá lugar, também em Bucareste, a última Assembleia Geral da WADP\UPU antes do Congresso de Julho\Agosto deste ano.

Temos de acertar nessa Assembleia Geral qual a forma final do renovado Artº 8º da Convenção da UPU que levaremos a esse Congresso.

Estarei de volta no Sábado 28 e espero trazer notícias e fotografias do que por lá se passar!


Mais Interacção dos nossos Leitores


Ainda com a "dor de cabeça" da bola em pano de fundo recebi mais uns comentários que destaco aqui:


Caro Dr.

Pessoalmente até gosto do picote Cruz de Cristo. O problema são as consequências práticas. Se não se tem muito cuidado no destacamento dos selos rompem-se exactamente pela Cruz.

Aliás, quem mais se queixa até são as senhoras da Filatelia cujo trabalho é exactamente esse.

Quantos aos Selos Corporativos ainda não vi nenhuma "genuinamente" circulado. Eu tenho vários (http://meuseloscorporativos.blogspot.com/ ) mas tive de os circular.

Aproveitando estar com a mão-na-massa suponho que sabe que a Direcção de Marketing dos CTT emitiu um selo a propagandear o dito. Para quando é que a Direcção de Filatelia faz algo semelhante no minimo para facultar aos filatelistas contra-correntistas?

E desejo-lhe uma boa noite. Parafraseando alguém: "Há mais vida para além do futebol".

C. Silvério

E é bem verdade Amigo! Estamos a imaginar fazer uma Emissão filatélica de homenagem ao filatelista. Sairá de certeza antes da Mundial PORTUGAL 2010 e estou seguro que o design será de cair para o lado...

Caríssimo Correio-Mor
Desculpe iniciar pelo acessório e não ainda pelo essencial, se me permite faça como eu, uma pastilha Pepsamar depois da refeição alivia o azedo gosto da emissão futebolistica que acabámos de ver; não será remédio, mas que alivia, alivia, ora experimente V.Exª...

Como essencial, e muito já foi dito pergunto a mim mesmo e aqui a V.Exª. se não gera a filatelia portuguesa, verbas suficientes, para que se possa abrir um pequenino balcão de uso exclusivo, ou melhor prioritário para os filatelistas?

Pelo menos nas estações dos concelhos, já que os mesmos (filatelistas) não bastam serem incompreendidos pelos restantes utentes nas suas aquisições, muitas vezes o são pelos funcionários, que por deficit de formação, julgo eu, e a opinião ´´e só minha, não satisfazem nem providenciam nas diligencias peculiares a este personalizado atendimento. Este facto tenho-o constatato e ainda hoje com a saída da nova emissão Faróis, foi ver a incredulidade de alguns funcionários, que apesar do "poster" afixado na porta da repartição, anunciativo do evento, se mostravam estupefactos, ignorando o que era um carimbo comemorativo e nem sequer sabendo o número e as importancias dos valores das séries em questão. Os filatelistas, que antes de o serem são utentes do Serviço Postal, certamente agradeceriam, posteriormente na qualidade de coleccionadores, igualmente utentes pagantes do serviço Postal, retornariam as suas casas, satisfeitos e trsnquilos, esperando, como faço votos para que tal não aconteça a aV.Exª, nem a mim, por Deus, que um aziago jogode futebol, nos pudesse trazer a insdisposiçaõ digestiva que não merecemos.

Quanto à cruz nos selinhos, também faço votos para que V.Exª não se sinta ofendido, e nem sequer se deite a pensar no assunto, senão temos caso grave, a juntar à indisposição do jogo uma cefaleia não vinha nada a calhar.

PS- Por cefaleias, também eu hoje apanhei uma para ver o faròis de dia, ainda me disseram que os procurasse à noite,mas como Sabe aqui na minha terrinha pouco brilharam de dia e à noite certamente por incumbência de V.Exª não iluminam mesmo nada, porque os correios estão fechados.

Receba Os protestos da minha consideração e creia-me,
Peninha

Amigo Peninha,

Ontem à noite nem Pepsamares nem Ben-Urons... talvez mais uma chávena de ...whisky de malte.

Mas comprendo-o bem e obviamente que em relação ao atendimento filatélico nas nossas estações estou de acordo consigo. E até tenho uma Teoria para explicar algumas das "inconformidades" observadas...

O que eu penso é que grande parte da culpa da pouca atenção com que a filatelia é por vezes tratada nas estações é da própria Direcção de Filatelia que se terá refugiado tempo demais numa redoma, com os seus artistas e os seus contactos com os cientistas e assessores para os Temas das Emissões, sempre querendo investir na qualidade estética e técnica das imagens e...esquecendo-se por vezes que um belo selo de nada vale se não circular e se não for acarinhado pelo nosso pessoal que tem a seu cargo a venda ao público...

Por outro lado, teve eco há alguns anos nos CTT - e obviamente na sua rede de estações - uma teoria quase taylorista sobre a organização das operações, segundo a qual para rentabilizar os serviços, aumentar a velocidade do atendimento e diminuir as filas de espera haveria que simplificar os métodos, informatizar os balcões e formar os atendedores nessa filosofia do "despacho".

Dentro do âmbito desta forma de actuar é óbvio que a Filatelia não seria muito bem encarada, pois dá trabalho, ocupa tempo, exige conhecimentos e ...delicadeza de trato, para não dizer alguma cultura e elegância de "porte".

Graças a Deus essa situação está a mudar! Tomando como exemplo os Faróis posso dizer-lhe que foi para mim extremamente satisfatório ver o orgulho com que as estações de localidades com faróis na Emissão exigiram fazer lançamentos comerciais, convidando as pessoas da terra e animando tanto quanto possível o espaço público dentro das suas portas.

É bom sinal.

Com espírito aberto e critica construtiva, vou tentar aclarar a linha de rumo há muito definida e implementada nos Serviços de Filatelia dos CTT…Em 2007, não contabilizando os selos das emissões conjuntas, os corporate, as etiquetas (sabe quanto custam as duas emissões anuais?), as mini folhas, os FDC’s e afinidades, só em selos (séries e blocos de Portugal Continental e Ilhas) os filatelistas desembolsaram 103,37 EUR.

Foram emitidos 161 selos, 40 dos quais em 20 blocos. Uma outra realidade…Em números redondos e no mesmo período, os serviços homólogos suíços emitiram menos de 50 selos (apenas 1 bloco) e os colegas filatelistas necessitaram de apenas 45 CHF (aprox. 28 EUR) para os adquirir. Nesta quantia já estão incluídas as sobretaxas das emissões Pro Patria e Pro Juventude, cujos propósitos são louváveis, como bem sabe.

Para ajudar à festa, no geral, convenhamos que os níveis de vida dos portugueses e dos helvéticos são como da água para o vinho, e não menos importante, os balcões dos correios aplicam selos (as etiquetas estão reservadas às empresas com grande fluxo de correspondência e para os registos, mas se pedirmos selos os funcionários colocam-nos, e sempre com um sorriso e bons modos).

Na prática, o selo está vivo e presente numa substancial parte da correspondência. Papelinhos para descolar, não faltam!!!Nestas diferentes conjunturas económico/sociais e políticas postais/filatélicas, pergunto: Quem serão os primeiros a abandonar o barco? Que miúdos estarão mais expostos ao "vírus" dos selos?Para além do número excessivo de selos e blocos, a meu ver, a política filatélica tem um pecado capital: quando há um evento qualquer (cultural, desportivo e outros), os CTT promovem-no e patrocinam-no, normalmente com um bloco a preços exorbitantes e desajustados ao consumo postal. Por outras palavras, quem pede a publicidade recebe um cheque; quem o "assina" são os filatelistas.


Caro Dr. Raul Moreira, creia-me: como investimento, não compare a numismática (moedas de ouro ou prata) com os selos contemporâneos portugueses; estes, passados um ou dois anos, conseguem-se adquirir no mercado por valores muito abaixo do facial.

Passemos aos corporate…Não acha escandaloso o facto de não se observar os selos do Amorim na correspondência? Metade desses selos (10.000) não tinham como destino franquiar a correspondência das empresas do Grupo? Pelo menos esse era o propósito que gerou a campanha para fazer circular os selos na correspondência comercial, ou estou enganado? Quantas facturas da EDP recebemos nós dentro de envelopes franquiados com os seus selos corporate? A questão é válida e aplica-se aos restantes.Já agora, rogo-lhe o especial favor de me elucidar sobre o selo corporate das ESTRADAS DE PORTUGAL, pois desconheço por completo a sua existência.

Finalmente, e perdoe-me o "testamento", o picote: é lindo mas estragam-se muitos selos quando são destacados das folhas pelos funcionários e quando passam nas máquinas de triagem/obliteração. É mais uma CRUZ para o moribundo filatelista.

Saudações Filatélicas
,F.Bernardo

P.S. - Desculpe-me o rol de criticas… se o tema fosse futebol, haveriam muitas mais!!!


Amigo Bernardo,
A Filatelia aqui em Portugal está na moda do Poder, caíu no goto dos dirigentes... Qualquer Promotor de um acontecimento de âmbito Nacional pede um selo ...

É bom ou é Mau? Quem o poderá afirmar? Mais selos, mais trabalho, mais receita para os CTT (também muito mais custos, não imaginam o que custa organizar todos estes lançamentos) mas...mais visibilidade nacional, o "good-will" dos poderes públicos, o sorriso complacente e de agradecimento dos "mandantes" - PR ou 1º Ministro...

Sabiam que um negócio que vale menos de 1,5% da Receita Total dos CTT é responsável por quase 50% da "boa" Publicidade - notícias nos MCS, jornais, revistas , radios e TV's - da mesma marca CTT?

Dá que pensar...

E já fomos por aqui...Eu quando assumi funções de Director de Filatelia pela primeira vez , em 1991, fazia 12 Emissões de Selos por ano, e quanto a Livros era o Portugal em Selos e mais um , quanto muito dois Livros temáticos. Tinha nessa altura 96 trabalhadores comigo na Direcção.

Hoje faço 24 Emissões de Selos por ano; 6 Livros (contando a Agenda) ; e somos 63... E estamos todos mais velhos ( e gordos...).

O Corporate da Estradas de Portugal está previsto para este ano, desculpem-me o engano...ando às vezes mais depressa que o comboio que me transporta.

quinta-feira, junho 19, 2008

E agora a resposta aos Amigos Filatelistas


O Plano Anual de Emissões de selos tem aumentado nos últimos anos?

Às vezes sim, outras não...Tem andado para a frente e para trás em redor dos míticos 100 Euros.

Também já aqui tive ocasião de pedir aos filatelistas que tivessem um bocadinho de paciência até 2010, pois estamos a organizar a maior Exposição Mundial desse ano aqui em Lisboa (1-10 de Outbro, na Feira Internacional de Lisboa, na Expo) e são os CTT sózinhos que estão a arcar com esse investimento...

Todos os inícios do ano fazemos as contas tentando manter nos 100€ o máximo que um filatelista poderá via a gastar por ano se comprar uma peça de tudo aquilo que fazemos, mas por vezes o Plano ultrapassa um bocadinho essa verba.

É a tal "meia-bica" que pedimos aos filatelistas para investirem por dia no seu hobby...

É muito ou é pouco?

Tudo é relativo e - ensinou-me o meu Pai - que as pessoas de bem não devem olhar para as carteiras dos outros...

Se os Amigos filatelistas acham que é muito, eu também tenho de achar, embora não o pense...

Porque é que não penso assim?

Porque outros hobbys que concorrenciam o nosso exigem investimento mais considerável e não é por isso que "estão às moscas".

Dou exemplos: Quem coleccionar moedas a sério, comprando todas as "proof "que saem da Casa da Moeda , em prata e em ouro, todos os anos gasta seguramente mais que 10X o Valor do nosso Plano Anual de Filatelia e estou a ser prudente.

Quem investe em vinhos de colecção, pelo rótulo ou pelo conteúdo (estão hoje cada vez mais na moda as compras em leilão de Portos, Madeiras e Moscatéis de grandes anos e de casas respeitadas) gastará decerto, só por cada garrafa que adquire, um ou dois (ou 50!!) Planos de Edições de Filatelia portugueses.

E só vou acabar falando no amor pelos livros antigos e por percorrer os alfarrabistas, que é coisa que , pessoalmente, gosto de fazer - Que saudades Amigo Castanheira da Silveira!! -

Sabem quanto custa alimentar esse "vício", fim de semana atrás de fim de semana? Pois é mais caro, ao mês(!) que um Plano Anual de Edições filatélicas de Portugal.
O que quero dizer com isto é que o dinheiro é sem dúvida importante, mas - a este nível dos 100 euros por ano - não acredito que seja essa a mola desmotivadora mais forte para os nossos filatelistas.
Já a falta de "circulados" isso sim, é um problema, afecta a juventude e todos os que começam a coleccionar, atira os filatelistas para o gheto das novidades, do selo actual não circulado, onde não querem estar apenas - e muito bem.

Tentamos combater essa falta com a figura do selo corporate. Como sabem já fizémos 5: com a Gulbenkian (esses sei que curculam) ; com a EDP (penso que circulam, pelo menos já os vi numa carta que me endereçaram); com as ESTRADAS DE PORTUGAl (circulam) ; com o Grupo Águas de Portugal (aqui nunca vi nenhum circulado) e com a Corticeira Amorim (também não vi circulados ainda com o logo, só dos outros).

Agradeço muito as ideias para animar os jovens e recordo que já lançámos o ano passado o "Portugal em Selos dos Jovens" com desenhos do Luiz Duran e textos da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada. E este pequeno livro, de que fizémos 5000 Exs , esgotou logo em Março e foi lançado depois do Natal de 2007...

Vamos continuar a apostar nessas vertentes , mas sei pelo muito caminho que tenho feito por essa Europa e por esse Mundo que esta luta não é fácil...Nem em Portugal nem em nenhum dos Países onde trabalham os meus Colegas...

Por último um sobressalto meu e uma dor de alma:

Então não gostam do picote em Cruz de Cristo , do picote com a Cruz do Templo? A Cruz que foi nas caravelas, mas que - muito antes disso - era emblema inciático dos Mestres Templários?

Ora essa... Acho que fiquei ofendido e até me vou deitar a pensar nisso para esquecer a derrota com a Alemanha!

Lá se foi a Miragem da Taça....


Foi pena mas foi verdade. Voltámos a perder com a Alemanha.

Por 2-3, enquanto que no Mundial tinha sido por 1-3...

Não é sina nossa nem mau olhado, é simplesmente um facto! A nossa defesa não sabe lidar com cruzamentos para a área. Não tem cm e , sobretudo, não tem guarda-redes que se faça a essas bolas.


Eu já aqui tinha dito isso.

O Ricardo pode ser um grande guarda redes entre os postes, mas é pequeno no tamanho e na habilidade para jogar no ar.

Sofremos dois golos pelo ar, desta forma, e outro por erro de marcação dos centrais...

"O Futebol não interessa nada " não faltará por aí quem o diga agora, com resignação e com verdade. Mas o certo é que as nossas gentes irão amanhã mais macambúzias trabalhar e ...verão com outros olhos as dificuldades da nossa vida de todos os dias...

Sair nos Quartos de Final era o "serviço mínimo" que se pedia a esta selecção. Cumpriu sem deslumbrar, tal como o maratonista que chega ao fim mas longe dos lugares do pódium.

Adeus Sr. Scollari!

Que venha o próximo e que se começe a preparar outra equipa a olhar para o futuro.

Metade desta selecção acabou aqui em Basileia. Não acabou de rastos nem vergonhosamente, mas acabou de facto.

E...amanhã será outro dia!

Chuva de Comentários sobre a Filatelia e a Juventude

Em primeiro lugar um muito obrigado a todos pelos preciosos comentários e pelas "dicas" que nos oferecem mais abaixo.

Responderei depois do Jogo com a Alemanha se me permitirem...

Serão apenas essas as razões que estarão na origem do afastamento das crianças do coleccionismo dos selos postais?Não serão também – ou principalmente, quiçá? – a falta de matéria prima (selos circulados) e às abundantes e altíssimas taxas (selos novos)?

Se o espécimen FILATELISTA não existisse, pagaria para ver alguns dos selos obliterados com carimbos ordinários, pois uma boa parte deles não se vendem aos balcões e as taxas estão desajustados ao consumo postal.Observe-se a evolução dos abonados com conta-corrente, faça-se uma extrapolação dos números, tenham-se em atenção os rácios (sexo/faixas etárias) e retirem-se as devidas conclusões.

Bem sei que os CTT não são a Cruz Vermelha e que os números da secção filatélica falam bem mais alto, mas… Temo que a galinha dos ovos de ouro venha a morrer prematuramente, com a doença da nossa sociedade: obesidade.Saudações Filatélicas,

F.Bernardo
*************************

18 June, 2008
Anonymous said...


2/3 razões:Para alem da falta de selos circulados, essa espécie em vias de extinção, veio ainda ajudar à "festa" o carimbo informático, uma aberração que não permite na sua maioria verificar o posto de correio onde foi colocada a carta, inibindo no futuro o seu estudo (percurso, data ...) e o famigerado dentado de cruz, que estraga mais selos do que beneficia a filatelia.Temos ainda o excesso de emissões anuais, certamente neste ponto não se pode mexer, mas ajuda a que a filatelia esteja em declínio .Um bem-haja aos resistentes.

*************************
18 June, 2008
Anonymous said...
Concordo em absoluto com a opinião de F.Bernardo. Os CTT têm grande responsabilidade na situação em que a filatelia se encontra. Alguns dos actuais cotas (leia-se filatelistas) ou já fecharam as suas colecções em 2000 ou, têm 2010 como meta para fazê-lo.

Isto pela insustentabilidade em continuar o seu hobbie quer pela quantidade de emissões, quer pela exorbitância dos valores das taxas. Selos circulados - se em parte existem deve-se a esses carolas que teimam em contrariar a tendência, que se tornou hábito instituído, dos funcionários dos CTT aplicarem a famigerada tira em vez de selos.

Em relação ao tema deste post, deixo algumas digas:PARA OS CTT - Criação de folhas de àlbum para a juventude. Apelativas, com desenhos alusivos ao tema de cada emissão, acessíveis através de download. - Acções de promoção frequentes junto das escolas com ofertas de "pacotes de iniciação" e de material filatélico com eventual publicidade.

PARA AS ASSOCIAÇÕES DE FILATELISTAS:- Angariação de selos quer junto dos seus associados, comerciantes, CTT , etc para distribuição gratuíta pelos jovens que lhes enviassem envelopes pré-franquiados para o efeito.

PARA OS COMERCIANTES DO RAMO:Que tomassem a iniciativa de, de vez em quando, sairem para a rua de forma a deixarem de ser invisíveis.Um dos motivos que motivou o meu interesse pelos selos foi passar pelas arcadas no Terreiro do Paço, onde se efectuava a feira das colecções.Encerrados nas suas lojas ou no Mercado da Ribeira não são vistos pelos jovens.Veja-se o exemplo de Madrid e a feira da Plaza Mayor.

Estas foram apenas algumas ideias repentinas que, eventualmente, poderão ser aproveitadas. Com outros contributos, pode ser que se consiga algo de forma a que coleccionar selos se torne "cool"... LCS

************************
18 June, 2008
Anonymous said... `

De facto, a fILATELIA e os próprios CTT em nada ajudam a inverter esta situação, com selos e blocos emitidos em catadupa, com valores desajustados á realidade postal, e consequentemente a sua invialibilidade de utilização!

Lembre-se que ser fILATELISTA não é só coleccionar selos NOVOS, mas sim USADOS, e o recenet caminho por onde enveredou os CTT em nada ajuda...Dou só um par de exemplos:- Muitas vezes, ao balcão das estações dos CTT, se pedir selos, quase que fuzilam o cliente com o olhar, tipo a dizerem: "Mais um maluquinho..."Se os próprios funcionários têm esta atitude, como se pode incentivar uma criança?????

- Os selos praticamente já para pouco ou nada servem...Por exemplo, para pagar envios contra reembolso, só servem mesmo para o porte, e não para a taxa de contra reembolso, como até á pouco tempo serviam....- E muitas estações já nem selos têm, se alguém quiser enviar algo, "come" com uma LINDA etiqueta branca....Ao fim e ao cabo, a mudança também tem de partir do fornecedor da matéria prima para os fILATELISTAS, os próprios CTT....

Ao fim e ao cabo, a fILATELIA deve ser considerada não como algo etilista e inatingível, mas sim algo normal. Lembro que muitos muidos de hoje ainda coleccionam os famigerados cromos de caderneta, e que hoje em dia até já são autocolante, coisa que no meu tempo era um luxo!

Ora se AINDA os coleccionam, o que sucedeu aos selos????
18 June, 2008



quarta-feira, junho 18, 2008

A Filatelia Juvenil


É complicado convencer hoje uma criança a coleccionar selos.

Todos o sabemos.

Começa qualquer criança por ter um meio ambiente mais condizente com outros tipos de entretenimento, onde abundam os gadgets e outras atracções electrónicas.

Continua a dificuldade pela má vontade da sociedade em geral sobre este tipo de Hobby, considerado por muitos amigos, colegas, pais e familiares mais como algo típico de um "nerd" - aqui em Portugal diríamos "choninhas" no meu tempo e hoje em dia talvez "cromo" .

E vá lá, vá lá que nestes dias do politicamente correcto deixou de ser aceitável chamar às crianças eventualmente interessadas por este tipo de actividades "mariquinhas que deviam era ir para a rua jogar futebol"...

Numa palavra, a Filatelia não é "cool", está "out" , provavelmente servirá de chacota aos outros adolescentes e não se posiciona como angariadora de pontos de "status", subidas na hierarquia das relações adolescentes, na escola ou fora dela , ao jovem que a pratica.

E nem melhora esta fotografia quando lembramos os jovens e seus encarregados de educação que também Bill Gates era considerado um "nerd" no seu tempo e depois foi o que se viu...

Do ponto de vista positivo as vantagens que podemos trazer para cima da mesa são sobretudo de carácter formativo, cultural e pedagógico. Quem se interessa por coleccionar selos desenvolve competências relacionadas com a atenção ao detalhe, aos pormenores, amplia (e de que maneira!) o seu conhecimento do Mundo, daquilo que nos rodeia, das evoluções políticas que mudam as fronteiras .

O jovem cedo se habitua ao trabalho de investigação, a correlacionar e manipular fontes alternativas de conhecimento, desde as enciclopédias (mesmo as on-line) até aos velhos compêndios de história , biologia, e por aí fora.

É a Filatelia também uma importante ferramenta para despertar os jovens para as lutas da civilidade; o respeito pelo meio ambiente, a participação cívica na vida política, sem esquecer que lhes proporciona ainda uma latitude e profundidade de "vistas", de opiniões, que os preparará bem para lidarem com a diversidade democrática dentro das nossas sociedades, evitando assumirem posições extremadas ao modo dos grupos radicais de juventude ("skins", etc...) que por aí proliferam.

Por outro lado, são estas crianças normalmente melhores alunos, com melhores notas - mesmo que até aqui não se tenha feito nenhum estudo cientificamente relevante em Portugal sobre isto. Mas há-os de outros Países (USA, Bélgica, por exemplo). E esta deveria ser uma qualidade que fizesse os progenitores pensarem um pouco antes de desdenharem da "bondade" da filatelia.

Como se poderá alterar esta situação? É complicado. Muita gente ( e mais bem preparados do que eu) tem reflectido sobre este assunto em todo o mundo e as conclusões parecem ser mais ou menos as mesmas:

Se deixarmos ao critério de um Avô ou de um velho Tio passar "a chama" do interesse pela filatelia, depressa essa chama se vai extinguir logo que o jovem sofra uma daquelas crises existenciais que são tão típicas da adolescência...

Parece fundamental existir alguém, com sabedoria e experiência , que faça uma animação local - escola por exemplo - de um núcleo filatélico juvenil.

Desta forma a filatelia seria encarada de uma forma mais estruturada, enquadrada no dia-a-dia da vida do jovem e até socialmente melhor aceite porque ficaria "à vista de todos" , apoiada pelos poderes instituídos.... E até podia trazer benefícios à Escola, prémios em Exposições, Viagens ao estrangeiro dos Jovens filatelistas mais promissores e por aí fora.

Quando os colegas começarem a olhar esta actividade um pouco como o Xadrez ou como o Atletismo -uma actividade desportiva individual, mesmo que algo fora do âmbito normal da trilogia liceal do futebol , vóleibol e andebol - é normal que o estigma do "inepto social" se levante e permita ao jovem filatelista ser bem aceite na sua "envolvente".

Por isso é que não se pode deixar de louvar o trabalho pioneiro que alguns Professores fizeram e ainda fazem em Portugal sobre esta matéria, preparando alunos e convencendo Conselhos Directivos de que a Filatelia traz mais valias significativas para os praticantes e também para as escolas que os apoiam.

Bem Haja Professor Marcial Passos, lá em Vale do Neiva!


terça-feira, junho 17, 2008

A "Revolta Popular" contra os aumentos de Preços



Um pouco por todo o mundo há sinais de que o aumento inexorável dos combustíveis está a fazer mazelas no tecido sócio-político dos diversos Países mais afectados pela crise do petróleo, a começar obviamente pelos que têm uma Economia mais débil e mais dependente dos mercados externos.

Até na poderosa Albion , que tem o "pitrol" do Mar do Norte mais ou menos à mão de semear, se observam já protestos de camionistas e cortes de estradas.

Quando acordarem o grande gigante norte americano aos gritos de falta de gasolina nas bombas, desde o Alaska até à Florida, o que se passará neste Mundo?

Há quem anteveja - e não me espantaria - uma nova Guerra Mundial em busca dos jazigos de petróleo, com os USA e a Europa Ocidental a ocuparem todo o Médio Oriente que a China os deixasse , ela que não deixa também de ter os seus objectivos hegemónicos, embora talvez mais virados para África.

Há até quem diga que essa Guerra já começou, disfarçada de combate ideológico entre o Islão radical e o Ocidente, mas nós ainda não nos apercebemos bem do assunto...

Se se provar entretanto que esta subida escandalosa de preços - ontem mesmo o crude atingiu os 140 dólares por Barril - tem menos a ver com o jogo da oferta e da procura e mais com a especulação, o que é que pode suceder? Uma Revolução Popular à moda das do final do Século XIX?

Os tempos são outros, já não há ideologias de suporte e os meios de combate aos tumultos que os governos hoje em dia possuem são de molde a fazer tremer os pilares de qualquer Democracia...Veja-se Guantanamo, a vergonha da América...

Estamos a tempo de desenvolver alternativas reais que impeçam uma guerra de ocupação dos territórios petrolíferos ou uma escalada imprevisível nas formas de revolta populares das sociedades mais desenvolvidas?

Isto sem perder muito tempo com os "híbridos" ou com os automóveis apenas movidos a electricidade, porque serão sempre alternativas limitadas em termos de autonomia.

A Honda Motor Company apresentou ontem um protótipo de um automóvel que funcionaria a hidrogéneo e com estreia de produção em série para 2012... O mesmo fez a BMW , apresentando no fds passado à imprensa especializada um série 7 também movido a hidrogéneo, embora um pouco mais atrasado em termos de possível produção em série.

É pouco? Pelo menos parece-nos pouco, mas se toda a poderosa industria automobilística mundial, de Detroit até ao Vale do Rur, desviasse para estas pesquisas parte considerável dos seus investimentos alguém duvida que a Ciência descobriria uma alternativa ?

E...vão esses Senhores da Indústria querer mesmo fazer isso?

Aqui é que está o problema... Pois se bem me lembro do que se dizia há poucos anos atrás, as reservas de petróleo existentes no Mundo dariam ainda para mais de 80 anos de consumos, fora as que entretanto se descobriram depois dessa afirmação, por exemplo no Brasil...

Tal como o problema do Ozono e do aquecimento global - que , aliás, com estas "estórias" está relacionado - há muito a tendência para deixar às gerações seguintes o ónus da resolução dos problemas que não quisémos encarar de frente nas nossas vidas úteis...

Que fardo e que pesada herança para os descendentes.

segunda-feira, junho 16, 2008

Selecção B perde com a Suiça


Jogo para esquecer?

Por acaso acho que é para lembrar e muitas vezes, sobretudo àqueles que discordam das soluções do Sargentão para a equipa principal titular...

Tivemos azar , até com o Árbitro? Sim. Houve um golo limpo mais um pénalti e duas bolas nos ferros. Os Suiços também se podem queixar de não terem sido expulsos Paulo Ferreira, Fernando Meira e até...Quaresma... E mandaram também uma bola ao poste fora as grandes defesas de Ricardo...

Conclusão: Ganhou bem a Suiça contra uma equipa que lhes deveria ser superior teoricamente mas que, na prática não foi...

Não tivémos atitude, foi o pior meio campo que vi actuar em seleccções nacionais e que dizer dos avançados? Até dava a ideia que tinham ido para ali "reinar" aos cowboys...

É bem feito para ver se crescem ...

O Não da Irlanda é o fim do Sonho europeu?


Não diria que é o fim, nem sequer o princípio desse mesmo fim, como li em alguns jornais, mas que é embaraçoso para todos , lá isso ninguém pode negar...

A começar por Bruxelas e pelo Staff de Durão Barroso e, porque não dizê-lo, a acabar no próprio 1º Ministro Irlandês que das duas uma: ou não se empenhou como devia neste Referendo , ou , se o fez e perdeu, devia tirar ilacções importantes desse resultado.

A Europa Federal deu efectivamente um passo atrás, mas todos estes anos de construção europeia têm sido sempre como um LEGO, às vezes avança-se mais depressa - sobretudo fruto das circunstâncias ou de uma liderança mais enpenhada (o Tratado de Lisboa muito deve ao Governo Português) - outras vezes temos mesmo de dar um passo atrás para podermos avançar com mais segurança...
O Povo falou? Pelo menos 50% dos Irlandeses falaram, e mesmo contestando a eficácia da figura referendária - grande ferramenta demagógica historicamente muito utilizada quer pela esquerda quer pela direita - o que é certo é que a Lei do País Irlanda impede que não nos curvemos perante o resultado.

Faz-se a Europa a duas velocidades? Exclui-se a Irlanda da União Europeia? Tudo isto são conjecturas infantis (para não dizer outra coisa) de políticos que falaram debaixo do calor do momento ...

Há que encontrar outra alternativa, nem que seja alterar minimamente o Tratado para que a nova versão já possa ser outra vez referendada ...

Mas há que ter paciência e , sobretudo, evitar a construção de cenários de catástrofe que só dariam munições e pólvora aos Euro-cépticos.

"Roma e Pavia, etc..." Lembram-se?
E.T: A caricatura que ilustra este Post é de Nelson Fernando.

quinta-feira, junho 12, 2008

E a Selecção soma e segue!!


Mais um Jogo mais uma vitória! Mas esta fez-nos sofrer mais um bocadinho. O meio campo esteve bem - Deco fenomenal está a fazer o campeonato da vida dele - mas a defesa mete cada tremideira quanto a bolas altas que vou ali e já venho...

O Mister até disse que a nossa média de alturas era de 1,78m e a dos adversários era de 1,84m, mas aqui o problema não é bem os 6 cm que nos faltam na média, mas sobretudo a falta de um Guarda Redes que saia bem aos cruzamentos e domine as bolas altas na pequena área...


E para isso, nem Ricardo, nem Quim... Conhecem algum em Portugal que faça esse tipo de jogo?

Só se for aquele senhor ainda novinho que está no Sporting a passar férias ... Mas esse não é português... Não haverá forma de o naturalizar-- É que dava um jeitão!!

De todas as formas ficou ontem também a saber-se que Scollari já é do Chelsea a partir de 1 de Julho, e esta foi uma forma do actual seleccionador responder educadamente a Madaíl quando este "inefável" disse ao "Público" (penso que foi a este jornal) que "a situação de Scollari só seria discutida depois de se saber como corria o Euro..."

Ora toma Madaíl qu'é p'rá aprenderes a fechar a boca !!

E agora - depois que o amigo Turco nos fez o favor frente à Suiça - é preparar já os quartos de final! Alma até Almeida!


Leitor comenta o Bloqueio

É a luta pela sobrevivencia do pequeno empresário, que já nem consegue ganhar para o pitrol, mesmo com o recurso aos esquemas( riscos, horas de trabalho,ilegalidades) que lhe são impostos pelos grandes frotistas ( para responder às exigencias) e pelos seus clientes.

O grande frotista negoceia e depois? Subcontrata, impõe tempos, regras,margens...Que se estava à espera? E o que ainda aí virá? Aguardemos serenamente, mas isto está mais tenso de que os analistas e "opinion makers" pensam.

Será que pensam?!! Agravado pelas poses pré-definidas do P.M., ar de segurança??!! certezas?!!será que tem alguma?!!

Um pouco de humildade e empatia, ficava-lhe bem. Será que irá a tempo? O mar bate na rocha e quem se lixa é o mexilhão.

Vá lá que a selecção lá vai ganhando e já está nos quartos de final do Euro e do mal o menos.


Comentário ao Comentário: Parece que entretanto o Governo conseguiu, ontem à noite, fazer suspender esta luta dos Camionistas. Não sei ainda bem o que foi negociado, mas todos dizem que não houve baixa de impostos nem concessão de diesel profissional... Quanto muito uma diminuição das tarifas das Portagens...Por acaso acho "curto"que apenas esta medida tenha conseguido desmobilizar a greve, mas pode ser que - entretanto - apareçam mais notícias.

quarta-feira, junho 11, 2008

Lock Out dos Pequeninos?


Lembram-se ainda do filme F.I.S.T - Norman Jewison, 1978 - com o Silvester Stallone a fazer uma das maiores interpretações da sua carreira (também não teve assim tantas que se possam louvar...) como um dirigente sindical na América dos anos 60 e 70, liderando o Sindicato dos Camionistas e fazendo a vida negra aos burocratas de Washington e aos grandes Patrões da Industria ?


E como nós todos vitoriávamos, no escuro do cinema, os camiões a entrar na capital e a saudar com as buzinas o presidente do Sindicato a sair do Congresso, onde tinha ido fazer declarações sobre suposto tráfego de influências e corrupção generalizada no movimento sindical, incluindo as ligações à Mafia?

Era uma voz rouca que arrepiava a alma:

"- What are we?"

"-FIST!!!"

"-What are we?"

"-FIST!!!""

Aqui em Portugal dá a ideia que se estará a passar algo de parecido, mas adaptado à realidade um pouco estranha da 1ª década do Sec XXI: em vez da velha Luta de Classes a opor os Industriais capitalistas e o Povão (que era a génese do F.I.S.T), temos aqui os Patrões mais pequenos (não os que mandam na ANTRAN, mas sim os pequenos proprietários de frotas ) a convencerem o "proletariado" motorista dos camiões que deles dependem e a tomarem medidas para paralisar o abastecimento de todo o tipo de mercadorias aos centros urbanos.

Notem como os Sindicatos, por um lado, e os Grandes Patrões, por outro , arrenegam esta "luta" e dela se demarcam ostensivamente, chamando-lhe Lock Out e coisas piores em todos os MCS...

É coisa para espantar as criaturas que tratam dos comentários políticos nesta Parvónia... temos o PCP (e o BE) a fazer "pandam" com os capitalistas da ANTRAM e todos juntos a invectivarem os "outros", os "malfeitores" que param assim o País.

"- Onde pára a Polícia? Porque não os prendem todos? Onde estão as cargas policiais a cavalo , no Carregado ou no Cartaxo, a varrer essa gentalha?!"

O aumento dos preços dos combustíveis dói sobretudo ao pequeno e médio industrial de camionagem, que não tem "músculo" suficiente para negociar preços com os potentados que são os seus Clientes (mais empregadores que clientes, digo eu...). Falo das grandes cadeias de distribuição que espremem até mais não poderem o preço dos fretes e que se refugiam em contratos feitos por "resmas" de advogados regiamente pagos... E o Transportador das duas uma: ou aceita as condições ou encosta os camiões...

É um axioma muito antigo aquele que diz "casa que é boa tem de dar para o Patrão e para o Empregado" . Mas nestes casos o que estamos a ver é uma lei de mercado falseada, quase de Lobby (investiguem Senhores do MAI e do ME!) na óptica da qual os preços dos transportes são obrigatoriamente reduzidos e as margens dos camionistas esmagadas até mais não poder.
É claro que , sem possibilidade de manobra em termos de gestão, os transportadores ficam à mercê de qualquer sarabanda que se verifique nas suas estruturas de custo. Com o preço dos Combustíveis a subir 30% ao ano de que estávamos à espera? Que atirassem flores das cabines aos passantes?

Ora haja santa paciência...

Correndo o risco de ser politicamente muito incorrecto, não me coíbo de pensar como seria a história - sobretudo em termos de cobertura mediática - se a actual situação fosse provocada por uma greve marcada pelos Sindicatos afectos à Inter...

Ninguém tem o direito de cercear a liberdade dos outros, onde se inclui obviamente a de circulação nas Estradas e Auto-Estradas que são de todos nós e foram pagas por todos os portugueses, mesmo pelos que não têm carro. Isso é uma verdade insofismável e o Governo tem de fazer cumprir a lei, doa a quem doer.

Mas não sejamos hipócritas para julgar a actual situação com pesos e medidas diferentes das que utilizaríamos noutras ocasiões.

segunda-feira, junho 09, 2008

E a Selecção começou bem!


Jogo um pouco táctico de mais para o meu gosto, sobretudo na primeira parte, mas a segunda já nos fez esquecer aquela selecçãozinha dos jogos de apuramento...

Não chegarei ao ponto de dizer - como li em mais do que um jornal - que este jogo teria sido o melhor que Portugal fez desde o desafio contra a Inglaterra em 2000 (Lembram-se dos golões de Figo e de João Pinto?) mas francamente gostei do nosso meio campo, com Petit e João Moutinho imperiais, gostei também de Pepe (et pour cause) e , vejam lá como são as coisas, até achei que Nuno Gomes esteve bem e que merecia um golo depois de duas bolas nos ferros!

Agora, a Turquia não é a Inglaterra de 2000... Haja juizo que a Procissão só ainda vai no adro da Igreja.
Mas que esta vitória pode ser "embaladeira" para um Campeonato muito forte da nossa parte, lá isso pode...

João Paulo Martins Convida para Arraial

Damos aqui notícia do que se vai passar neste mês de Junho ao redor do mítico "Chafariz do Vinho" em Lisboa:

Durante este mês e numa organização conjunta da enoteca Chafariz do Vinho e Junta de Freguesia de S. José haverá arraial popular às sextas, sábados e domingos durante o mês de Junho e nas vésperas dos feriados (dia 9 e 12)

Há uma grande esplanada cá fora, musica ao vivo (fados e outras coisas) e comes e bebes a preços populares, desde o pastelinho de bacalhau ao chouriço na canoa.

Apareçam!! Mas atenção, só funciona das 18h 30m às 22h 30. Depois disso só «dentro» do Chafariz, ou na nossa tradicional esplanada

Saudações vínicas

João Paulo Martins

sexta-feira, junho 06, 2008

Mais 200 000 na Rua (Outra Vez!?!?)


O número mágico do "Enterra -Sócrates" parece ser 200 000...

Ontem, lá apareceram os mesmos da ordem na Avenida da Liberdade por incitamento da CGTP e contra a nova Lei do Trabalho.

Deu para que os Deputados da Esquerda (PCP, BE) até chegassem atrasados ao Parlamento, à moçãozinha de censura do CDS ao Governo...

E vinham algo afogueados, repararam? Viram aquela senhora muito bem apessoada do BE ainda com a camisa por fora, muito à moda da tomada da Bastilha? Eu gostei de ver (a senhora, entenda-se).

Pois é Amigo e Senhor Primeiro Ministro, o Dr. Cavaco teve os seus Buzinões na Ponte o Senhor Engº José Sócrates está neste momento a ter as suas Manifs de "agravo". Nem o Dr. Cavaco deixou de ser eleito pela segunda vez ( e com maioria absoluta) nem o Sr. Engº José Sócrates também deixará de o ser em 2009, não sei ainda é se será com a maioria absoluta...

Se eu fosse Maquiavel - que não sou - aqui lhe deixaria alguns conselhos:

- Nunca diga que não concorda com o Povão da Manifestação! Pode não concordar, mas comece sempre a conversa com palavras de compreensão e simpatia por aquilo que os mais desfavorecidos estão a sofrer hoje em dia (mesmo que não se rale nada com isso, o que não será o caso...)

- Abandone de quando em vez aquela postura majestática de Napoleão I depois de Austerlitz . Não se esqueça que, para cada um de nós, está sempre à espreita um Waterloo qualquer e que só nos fica bem preparar a retirada com elegância e sensatez. Lembre-se dos maus exemplos de mau perder (Pedro Santana Lopes; Luis Filipe Menezes)...

- Não lhe ficaria mal dar de vez em quando um sinal de humanidade, mesmo de humildade - o fumar no avião só lhe ficou bem deste ponto de vista - alguma coisa que o humanize e que o traga para o coração das pessoas. É difícil votar com o coração numa esfinge da qual só se conhecem um ou dois movimentos de cabeça...

- E, por fim, recorde-se (como dizia o outro) que há mais vida para além do déficit e que as eleições ganham-se com mais emotividade e empatia do que com a racionalidade . E que é muito difícil ganhar uma batalha contra a Demagogia da Manifestação, a não ser que se contra-ataque com a Demagogia da Propaganda... E hoje em dia os Jornais e as TV's já não estão do seu lado...

Ter razão , sempre, só lhe dará votos se os eleitores se revirem nessa razão... E, neste momento, muitos estão a afastar-se de si, do seu Partido e da sua Visão para o País.

Não se esqueça que em termos de autoritarismo e paternalismo existe agora uma alternativa sólida à direita e que estão a ser os Partidos à sua esquerda que para lá estão a empurrar os eleitores. Mesmo que ainda não o admitam...

Comentário ao nosso Futebolzinho

O nosso Leitor Bernardo Comenta:

É triste!

A clubite duns e doutros, faz chorar as pedras da calçada. A procissão ainda vai no adro…Um justo castigo para a altivez, sentimento de impunidade, sarcasmos e tiradas circenses do Sr. Pinto da Costa - os adeptos do FCP deveriam condenar o seu Presidente, e não caírem no erro do discurso da vitimização e persecução - e os outros (benfiquistas, em especial), olhem-se ao espelho e emendem-se: afastem a incompetência interna, percam a mania de que são os maiores do planeta, e pensem em ter sucesso dentro das quatro linhas. Em alturas de dificuldade, o pessoal só pensa em futebóis e quejandos.

Não importa se temos ou não peixe fresco pró almoço, se os depósitos dos nossos carros estão na reserva... Para disfarçar os problemas, temos as bandeiras à janela, as fanfarras saloias a acompanhar, os infantários e escolas leccionar e a formar fanáticos… Esta conjuntura futebolística de escárnio e mal dizer, à semelhança do que ocorria no Coliseu de Roma, alimenta e entretêm o povo e é uma dádiva vinda do céu para os políticos.

A "dolorosa" virá quando a procissão passar…

Cumprimentos,
F.Bernardo

Comentário ao Comentário: De facto os famosos "Panem et Circenses" de ontem serão hoje os "Futebóis e Mal dizer" ... A plebe actual sparece que só se interessa pela bola e pelas revistas\televisões com artigos que metam escândalos, divórcios e "encornamentos" vários... É a vida. Mas é pena.

quinta-feira, junho 05, 2008

A Champions League e o FCP


Estou perfeitamente à vontade para defender aqui neste Blog que acho mal ser o FCP impedido de jogar a Champions deste ano.

Bem sei que o Sr. Pinto da Costa deveria ter recorrido do castigo da Liga. Refugiou-se numa posição de arrogância extrema, confortado pelos muitos pontos de avanço com que a sua equipa terminou este campeonato...mas acabou por prejudicar o Clube com essa atitude "imperial".

Estará mesmo na altura de dar lugar a alguém que possa ter do jogo uma visão mais moderna e menos (digamos assim) "poluente do ambiente"?

Eu acho que sim, mas quem manda no FCP são os sócios e a eles caberá a última palavra desta contenda.

A Demagogia não dura para sempre, embora os dois grandes exemplos nacionais do assunto (Alberto João Jardim e Pinto da Costa) pareçam que aí estão para lavar e durar... E que bem falam! Viram ontem na entrevista do "Papa" à SIC?

Todos sabem que sou Benfiquista e que seria o SLB o principal beneficiário da tal medida punitiva da UEFA contra o FCP.

Mas ainda faço parte daquele tipo de pessoas que pensa duas coisas:

a) Os jogos ganham-se e perdem-se no terreno de jogo

b) Mesmo que se comprem árbitros e favores e que se tenha a sorte pelo seu lado, sem saber jogar não é possível ganharem-se campeonatos com 20 pontos de avanço.

E quem achar o contrário que venha para aqui defender a sua posição.

quarta-feira, junho 04, 2008

Para descansar a Vista

A Poesia também se vende a metro , pelo menos parece quando "desfolhamos" alguns blogs que lhe são dedicados nesta Net sem (felizmente) limitações.

É claro que muitos serão os pretendentes a poetas e poucos, muito poucos, os verdadeiramente tocados pela Musa errante...

É que para ser belo um poema não necessita de ser longo.


Ora leiam:



ESPERO


Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.


Sophia de Mello Breyner

terça-feira, junho 03, 2008

Comentário ao Post sobre as notícias desfavoráveis aos CTT

Um dos nossos leitores comenta:

Infelizmente e de forma pouco célere, parece que o processo de investigação à Gestão dos CTT digo CHC (creio que a forma de "Gerir" não é só nos CTT, mas de muitas empresas que foram públicas, há bem pouco tempo. Gestão à Vale e Azevedo?!!!) é uma telonovela que parece aproveitar a uns tantos e se vai mantendo em suspenso, de uma Decisão Exemplar?

Será para "cobrir ou branquear" outros processos e branqueamentos que são pouco recomendáveis e não menos criminosos?!! (Alguns projectos(custos/modernização) que como as obras de Santa Engrácia, vão e vem ao sabor da corrente e dos interesses e Servidões existentes?!!

Ainda estou a pensar nos processos continuados (actuais) de mobbying a trabalhadores e quadros, contratos de quadros que foram trazidos pelo CHC permaneceram e mandam nos CTT, com as ligações que todos conhecem e onde está a competência?!!!

E os outros cujo único crime foi serem profissionais , não conseguirem dobrar a cervis, ou serem meros paus mandados? Os que conhecem e sabem do negócio?!!?

Os que questionaram, ou não quiseram ter as ligações desejadas ao Centrão??!!

Os exemplos são mais que muitos e actuais - quem não se liga ou joga no tráfico de influências/relações, tem a sua evolução e futuro comprometidos, mas se tiver massa crítica também será muito problemático - A procissão ainda vai no adro (esta é a ponta do Iceberg).

Mais cego que o que não vê é o que não quer ver. Evolução na continuidade? O que se vê? Não será muita , demasiada, mitificação, manipulação e propaganda?I

Infelizmente há muita matéria para investigar e clarificar nos CTT.

Não é só infelizmente na "Gestão" do CHC. Investigue-se, Clarifique-se, RESPONSABILIZE-SE, porque os CTT bem precisam, para poderem desempenhar a sua Missão, a bem de todos os Stakeholders.


Resposta ao Comentário: nesta dor de alma transformada em grito de aviso reconheceremos todos algumas pessoas que muito respeitamos e de quem muito gostamos. O problema da vida de hoje em dia é complexo e nele se atravessam variáveis que, as mais das vezes , não são completamenten dominadas por quem de direito.
Os motivos profundos que fazem com que "fulano" seja escolhido e "sicrano" seja rejeitado
têm a ver com declinações de poder que ultrapassam Partidos e Tendências, atravessando de forma horizontal essas estruturas, baseados e consolidados em exegeses tão variadas e dissonantes como a Igreja Católica, o Opus Dei, mas também a Maçonaria e (talvez) outras coisas ainda mais estranhas...

Manuel Alegre irrita o PS ... E depois?


Parece que por um destes dias se fará uma espécie de "comício" de Verão, no Teatro da Trindade - aqui vai um abraço enorme aos amigos do Inatel!! - organizado pela "esquerda caviar" mais "in" do momento ( os Bloquistas) em honra de Abril e Maio (ora essa! e então Junho e Julho e Agosto??) e onde se fará também, ao que tudo indica, uma sessão de desagravo aos pobres e desvalidos do nosso País.

Lembra-me um pouco a sessão de benemerência do Eça, nos Maias, o "Sarau da Trindade" nem de propósito, onde o desgraçado do Cruges martelava inexoravelmente o piano face a uma assistência alarve e bacoca que só lá tinha ido para aparecer na "Trombeta" ou noutro dos tablóides da época.

O Deputado Manuel Alegre lá estará , juntamente com membros da esquerda não alinhada, pintassilguistas e assim.

Nada a dizer, cada um vai onde quer e faz o que entende. É Manuel Alegre ainda do PS? Parece que sim. Mas...deve essa afiliação impor-lhe normas de vida?

Ora aqui é que a "porca torce o rabo" (com v. licença)...

Na balança entre a liberdade individual e o livre arbítrio, por um lado, e a lealdade que se deve a um Partido e a um Governo (mais ao Partido do que ao Governo) parece que ganhou neste caso a expressão dos sentimentos individuais mais fundos de Manuel Alegre, exactamente a liberdade de pensar e de agir.

Por outro lado - e deixem que o refira abertamente - talvez os que sobrevalorizariam sobretudo o prato da balança ligado à lealdade ao Partido fossem os que mais precisam ainda hoje desse Partido, enquanto que Manuel Alegre (honra lhe seja feita) se deve estar nas tintas para mordomias, empregos e lugares no Parlamento Europeu (agora muito de moda para calar inoportunos de todos os matizes).

Pois se o Homem sendo ainda vivo, vivíssimo felizmente, até já tem Monumento em Águeda (vide foto)... O que mais lhe poderiam dar, mesmo depois de morto? Um lugar no Panteão Nacional?

Em resumo: a Festa dos bloquistas não será mais do que um "happening" social , um "must" para que toda a esquerda desalinhada se apresente "comme il faut" naquele palco de meias vaidades ( se fosse no S. Carlos...).

Não se lhe dê a importância que não tem.

Por outro lado ao Dr. Vitalino Canas e ao PS - Partido e Aparelho - recomenda-se calma e contenção verbal e que tenha a dignidade própria de um Partido que fez (faz? às vezes fico confuso...) da liberdade individual e dos valores humanistas que lhe estão associados a pedra de toque da sua doutrina.

segunda-feira, junho 02, 2008

Mercado do Peixe ou Peixeirada ?


Não, não me refiro - embora pudesse e gostasse - ao que se passsou na Lota de Matosinhos entre os Comerciantes e os Pescadores neste fim de semana e que nos dá uma pálida ideia do que poderá ser a vida de todos nós quando as condições económicas piorarem...

Refiro-me sim ao Restaurante situado no alto de Monsanto, o

"Mercado do Peixe"
Estrada do Casal Pedro Teixeira
Monsanto
1400 LISBOA
Telefone - 213 616 070

Penso que todos sabem a forma de funcionar deste Restaurante?

Chegamos a um parque de estacionamento dos maiores desta Lisboa (o que se traduz também num chamariz para gestores apressados que, aqui, têm sempre local para estacionar). Entra-se e espera-se que um dos dois funcionários habilitados para o efeito nos conduza a uma banca de peixe e marisco. Aí se escolhe o que se vai comer, pesa-se (é tudo ao Kg) dão-se indicações electrónicas para a caixa e (eventualmente) para a cozinha e depois os mesmos funcionários levam-nos à mesa.

Agora imaginem esta cena, necessariamente lenta já de si, ainda mais "emperrada" ao fim de semana (ou feriado, que foi quando lá fui pela última vez) pelo fluxo de famílias abastadas de clientes, todos à porta e já fazendo "fila" enquanto se trocam piropos do género "peço desculpa mas eu estou primeiro" , "Oh João não deixes aquela família passar-nos à frente", etc..
Bom... é preciso também dizer que aqui só se come peixe grelhado. Pode-se quanto muito escolher se o bicho vem escalado (aberto ao meio) ou se é grelhado inteiro. Para quem sabe o que é comer e abomina peixes escalados pelo que perdem de sabores e sucos naturais, é bom que se diga que o "default" desta casa é mesmo o Escalado e quando pedimos o peixe inteiro vão logo dizendo que "assim não fica tão bom e olhe que demora mais tempo" - isso sabemos nós, muito obrigado pelo aviso, mas é por isso mesmo que escolhemos na grelha o peixe inteiro.

As boas notícias é que o Peixe e Marisco são da mais alta qualidade, todo ele fresquíssimo e - à primeira vista - também todo ele de mar, embora tivesse lá visto umas douradas daquelas médias, de 800g \ 1 Kg que me pareceram muito " sócias" das de viveiro. Mas quanto aos Gorazes, lindos e grandes, Robalos, Imperadores, etc... nada a dizer. O mesmo para o Marisco que, naquele dia, se limitava a carabineiros grandes e a lagostas pequenas da nossa costa (diziam eles).

Ainda nas boas notícias uma referência para os acompanhamentos: batata assada a murro, salada de pimentos e batata, salada mista.
Bom pão quente com chouriço, presunto pata-negra que não deslustra (embora caro, prato pequeno a 12€, mas isso é "marca da casa" como se verá).


De vinhos existe uma boa selecção de brancos e de tintos. Preços exagerados. Basta dizer que o vinho verde da casa ( sem marca, de Monção, Provam) que em qualquer lado se paga a 8€ ou menos cada garrafa, aqui é a !! 15€!!...

As más notícias são quatro: o preço, o preço e o preço, e ainda o infernal barulho que acompanha cada refeição, com a gritaria da banca de peixe para o meio da sala e vice-versa , que nunca pára. e o pessoal, esforçado aliás, sempre a correr de um lado para o outro. Já lhe ouvi chamar "Tipical" pelos turistas japoneses e quejandos, mas se quero comer atabernadamente vou onde pago 15 € por cabeça (ou menos) e não para aqui...


Ora vejam: Duas pessoas, 1 Robalo de Kg (a 50€\Kg); 400g de carabineiros eram só 3 mas a 120€\Kg!! Com 2 garrafas do verde da casa (30€) , dois whiskys novos e dois cafés com 2 pastéis de nata ; pagaram....163,65€

É demais mesmo tendo em atenção a qualidade do peixe. Que Peixeirada!!