quinta-feira, junho 19, 2008

Chuva de Comentários sobre a Filatelia e a Juventude

Em primeiro lugar um muito obrigado a todos pelos preciosos comentários e pelas "dicas" que nos oferecem mais abaixo.

Responderei depois do Jogo com a Alemanha se me permitirem...

Serão apenas essas as razões que estarão na origem do afastamento das crianças do coleccionismo dos selos postais?Não serão também – ou principalmente, quiçá? – a falta de matéria prima (selos circulados) e às abundantes e altíssimas taxas (selos novos)?

Se o espécimen FILATELISTA não existisse, pagaria para ver alguns dos selos obliterados com carimbos ordinários, pois uma boa parte deles não se vendem aos balcões e as taxas estão desajustados ao consumo postal.Observe-se a evolução dos abonados com conta-corrente, faça-se uma extrapolação dos números, tenham-se em atenção os rácios (sexo/faixas etárias) e retirem-se as devidas conclusões.

Bem sei que os CTT não são a Cruz Vermelha e que os números da secção filatélica falam bem mais alto, mas… Temo que a galinha dos ovos de ouro venha a morrer prematuramente, com a doença da nossa sociedade: obesidade.Saudações Filatélicas,

F.Bernardo
*************************

18 June, 2008
Anonymous said...


2/3 razões:Para alem da falta de selos circulados, essa espécie em vias de extinção, veio ainda ajudar à "festa" o carimbo informático, uma aberração que não permite na sua maioria verificar o posto de correio onde foi colocada a carta, inibindo no futuro o seu estudo (percurso, data ...) e o famigerado dentado de cruz, que estraga mais selos do que beneficia a filatelia.Temos ainda o excesso de emissões anuais, certamente neste ponto não se pode mexer, mas ajuda a que a filatelia esteja em declínio .Um bem-haja aos resistentes.

*************************
18 June, 2008
Anonymous said...
Concordo em absoluto com a opinião de F.Bernardo. Os CTT têm grande responsabilidade na situação em que a filatelia se encontra. Alguns dos actuais cotas (leia-se filatelistas) ou já fecharam as suas colecções em 2000 ou, têm 2010 como meta para fazê-lo.

Isto pela insustentabilidade em continuar o seu hobbie quer pela quantidade de emissões, quer pela exorbitância dos valores das taxas. Selos circulados - se em parte existem deve-se a esses carolas que teimam em contrariar a tendência, que se tornou hábito instituído, dos funcionários dos CTT aplicarem a famigerada tira em vez de selos.

Em relação ao tema deste post, deixo algumas digas:PARA OS CTT - Criação de folhas de àlbum para a juventude. Apelativas, com desenhos alusivos ao tema de cada emissão, acessíveis através de download. - Acções de promoção frequentes junto das escolas com ofertas de "pacotes de iniciação" e de material filatélico com eventual publicidade.

PARA AS ASSOCIAÇÕES DE FILATELISTAS:- Angariação de selos quer junto dos seus associados, comerciantes, CTT , etc para distribuição gratuíta pelos jovens que lhes enviassem envelopes pré-franquiados para o efeito.

PARA OS COMERCIANTES DO RAMO:Que tomassem a iniciativa de, de vez em quando, sairem para a rua de forma a deixarem de ser invisíveis.Um dos motivos que motivou o meu interesse pelos selos foi passar pelas arcadas no Terreiro do Paço, onde se efectuava a feira das colecções.Encerrados nas suas lojas ou no Mercado da Ribeira não são vistos pelos jovens.Veja-se o exemplo de Madrid e a feira da Plaza Mayor.

Estas foram apenas algumas ideias repentinas que, eventualmente, poderão ser aproveitadas. Com outros contributos, pode ser que se consiga algo de forma a que coleccionar selos se torne "cool"... LCS

************************
18 June, 2008
Anonymous said... `

De facto, a fILATELIA e os próprios CTT em nada ajudam a inverter esta situação, com selos e blocos emitidos em catadupa, com valores desajustados á realidade postal, e consequentemente a sua invialibilidade de utilização!

Lembre-se que ser fILATELISTA não é só coleccionar selos NOVOS, mas sim USADOS, e o recenet caminho por onde enveredou os CTT em nada ajuda...Dou só um par de exemplos:- Muitas vezes, ao balcão das estações dos CTT, se pedir selos, quase que fuzilam o cliente com o olhar, tipo a dizerem: "Mais um maluquinho..."Se os próprios funcionários têm esta atitude, como se pode incentivar uma criança?????

- Os selos praticamente já para pouco ou nada servem...Por exemplo, para pagar envios contra reembolso, só servem mesmo para o porte, e não para a taxa de contra reembolso, como até á pouco tempo serviam....- E muitas estações já nem selos têm, se alguém quiser enviar algo, "come" com uma LINDA etiqueta branca....Ao fim e ao cabo, a mudança também tem de partir do fornecedor da matéria prima para os fILATELISTAS, os próprios CTT....

Ao fim e ao cabo, a fILATELIA deve ser considerada não como algo etilista e inatingível, mas sim algo normal. Lembro que muitos muidos de hoje ainda coleccionam os famigerados cromos de caderneta, e que hoje em dia até já são autocolante, coisa que no meu tempo era um luxo!

Ora se AINDA os coleccionam, o que sucedeu aos selos????
18 June, 2008



Nenhum comentário: