terça-feira, junho 03, 2008

Manuel Alegre irrita o PS ... E depois?


Parece que por um destes dias se fará uma espécie de "comício" de Verão, no Teatro da Trindade - aqui vai um abraço enorme aos amigos do Inatel!! - organizado pela "esquerda caviar" mais "in" do momento ( os Bloquistas) em honra de Abril e Maio (ora essa! e então Junho e Julho e Agosto??) e onde se fará também, ao que tudo indica, uma sessão de desagravo aos pobres e desvalidos do nosso País.

Lembra-me um pouco a sessão de benemerência do Eça, nos Maias, o "Sarau da Trindade" nem de propósito, onde o desgraçado do Cruges martelava inexoravelmente o piano face a uma assistência alarve e bacoca que só lá tinha ido para aparecer na "Trombeta" ou noutro dos tablóides da época.

O Deputado Manuel Alegre lá estará , juntamente com membros da esquerda não alinhada, pintassilguistas e assim.

Nada a dizer, cada um vai onde quer e faz o que entende. É Manuel Alegre ainda do PS? Parece que sim. Mas...deve essa afiliação impor-lhe normas de vida?

Ora aqui é que a "porca torce o rabo" (com v. licença)...

Na balança entre a liberdade individual e o livre arbítrio, por um lado, e a lealdade que se deve a um Partido e a um Governo (mais ao Partido do que ao Governo) parece que ganhou neste caso a expressão dos sentimentos individuais mais fundos de Manuel Alegre, exactamente a liberdade de pensar e de agir.

Por outro lado - e deixem que o refira abertamente - talvez os que sobrevalorizariam sobretudo o prato da balança ligado à lealdade ao Partido fossem os que mais precisam ainda hoje desse Partido, enquanto que Manuel Alegre (honra lhe seja feita) se deve estar nas tintas para mordomias, empregos e lugares no Parlamento Europeu (agora muito de moda para calar inoportunos de todos os matizes).

Pois se o Homem sendo ainda vivo, vivíssimo felizmente, até já tem Monumento em Águeda (vide foto)... O que mais lhe poderiam dar, mesmo depois de morto? Um lugar no Panteão Nacional?

Em resumo: a Festa dos bloquistas não será mais do que um "happening" social , um "must" para que toda a esquerda desalinhada se apresente "comme il faut" naquele palco de meias vaidades ( se fosse no S. Carlos...).

Não se lhe dê a importância que não tem.

Por outro lado ao Dr. Vitalino Canas e ao PS - Partido e Aparelho - recomenda-se calma e contenção verbal e que tenha a dignidade própria de um Partido que fez (faz? às vezes fico confuso...) da liberdade individual e dos valores humanistas que lhe estão associados a pedra de toque da sua doutrina.

Nenhum comentário: