terça-feira, setembro 09, 2008

O Plano de Emissões de 2009


Foi oficialmente aprovado pela Tutela dos CTT o Plano De Emissões de Selos e de Edições de Livros para 2009 da Filatelia Portuguesa.

Aqui vai ele:

VULTOS DA HISTÓRIA E DA CULTURA
. 100 Anos do Nascimento de Soeiro Pereira Gomes
. 150 Anos do Nascimento de Henrique Pousão


VULTOS DO TEATRO PORTUGUÊS (inicia-se neste ano uma nova temática)
. 100 anos do Nascimento de António Pedro

DATAS DA HISTÓRIA
. 800 Anos da Instituição da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Franciscanos)
. 900 Anos do Nascimento de D. Afonso Henriques

TEMÁTICAS
. Herança Africana em Portugal (Para incluir em Livro já aprovado )
. Palácio de Belém (Para incluir em Livro já aprovado )
. Gastronomia da Lusofonia (Para incluir em Livro já aprovado )
. Portugal 2010 (100 Anos da República)
. Os Selos e os Sentidos (incluirá um selo em Braille nos 200 anos do nascimento de Luis Braille))
. O Jazz em Portugal
. Cavalo Lusitano
. Pão Tradicional das Regiões Portuguesas (possível Livro futuro, com a Emissão do Azeite)
. 10 Anos da Introdução do Euro
. Aqui há Selo (Por votação popular escolhida a temática "Ciência em Portugal)
. Correio Escolar (Acordo Plano Nacional de Leitura)
. Natal 2009

EVENTOS DE PROJECÇÃO INTERNACIONAL
. Europa 2009 – Astronomia
. 200 Anos do nascimento de Charles Darwin
. Emissão Conjunta com a Turquia
(cerâmica turca Iznik e portuguesa séc.XVIII)
. Emissão Conjunta com o Irão
(águias pesqueiras comuns aos dois países)
. Emissão Conjunta com o Brasil
(100 Anos do Nascimento de Carmen Miranda)
Nota: Brasil ainda não confirmou a realização.

EMISSÃO BASE
Transportes Públicos Urbanos – 3º grupo

AÇORES
. Lagoas
. Europa 2009 - Astronomia

MADEIRA
. Frutos Tropicais e Subtropicais da Madeira
. Europa 2009 - Astronomia

ETIQUETAS
. Reciclagem
. Alimentação Saudável/Promoção da Actividade Física

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Correio-Mor,

O problema é sempre o mesmo e quase nunca está no plano. Se este plano fosse da Alemanha ou da Suíça já sabíamos que grande parte dos temas agora anunciados constariam unicamente de um único selo da tarifa-base nacional, no caso 0,31 €. Como se trata de Portugal podemos prever que todos estes temas serão desenvolvidos em séries, certamente com muitos selos de 2€ pelo meio.

O melhor: destaco, por razões de gosto pessoal mas também pela relevância cultural que tem, o tema Herança Africana em Portugal, que espero seja oportunidade para filatelizar algumas das extraordinárias peças de arte africana do Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa. Portugal tem uma das mais importantes colecções mundiais de arte africana, nomeadamente da cultura Bijagó, da Guiné-Bissau, e das etnias do norte de Angola, que infelizmente se encontra nas reservas do Museu de Etnologia e não em exposição permanente, como deveria ser. O Museu de Etnologia, localizado no Restelo, corre o risco de ficar ainda mais carente de espaço ao receber o acervo do Museu de Arte Popular, que era aliás um testemunho importante do que foi a Exposição do Mundo Português, de 1940, e para o espaço do qual, em Belém, se anuncia um projecto vago e sem acervo, o Museu do Mar e da Língua Portuguesa. Nunca percebo porque razão neste país se gasta tanto dinheiro em fogo de artificio em vez de valorizarmos mais o que já existe.

O pior: a repetição ad nauseam de temas já filatelizados, alguns dos quais em longas séries, como é o caso dos Frutos Tropicais e Sub-Tropicais ou do Cavalo Lusitano. O Palácio de Belém também já foi filatelizado por ocasião da abertura do Museu da Presidência. O que há de novo em Belém? Não se pode vetar esta emissão? Também não compreendo porque razão todos os anos tem de surgir uma série relativa ao chamado Correio Escolar e se não era mais interessante para as criancinhas, em vez de uma série composta por bonecos e letras, sem qualquer mais-valia, que se fizesse coincidir esta série escolar com um dos temas já aprovados, de forte apelo temático, provavelmente muito mais sedutores para os infantes.

Melhores cumprimentos,
Adolfo Palma

Fernando Bernardo disse...

Caro Dr. Raul Moreira,

Porque o assunto é filatélico – também, e não apenas económico –, para que possa sentir o pulsar da massa adepta dos selos, venho por este meio convida-lo a fazer o seu registo no fórum SelosPostais(www.selos-postais.com) e a acompanhar o tópico sobre o assunto: http://www.selos-postais.com/index.php?option=com_smf&Itemid=59&topic=6481.msg108282#msg108282

Saudações Filatélicas,
Fernando Bernardo

Anônimo disse...

Numa primeira apreciação do planop filatélico de 2009, este deixa-me agradavelmente surpreendido pelos temas escolhidos. Por exemplo, lembrando António Pedro (que não sugeri na altura). Nesta questão, apenas quero deixar um reparo: o politicamente correcto ainda domina, porque os CTT não comemoram os 350 anos da batalha das Linhas de Elvas.
Seria interessante, se possível, que a emissão do correio escolar utilizasse os heróis de "Uma Aventura", ou que o Aquiháselo/Ciência em Portugal recordasse o ensaio do aeróstato de Bartolomeu de Gusmão (3.º centenário), não havendo outro tema mais relevante. Mas, enfim, não podemos ter tudo.
Posto isto, há um excesso de selos e um excesso de valores, como outros já lembraram.
Há, como já foi referido, temas requentados (as emissões regionais, o cavalo lusitano, o palácio de Belém); mas os CTT alargam novas áreas, como a emissão do pão tradicional (a continuar com os produtos agrícolas especificamente portugueses, por exemplo).

António Carvalho

Rui Pedro Soares disse...

Totalmente de acordo com os comentários anteriores.
Não fazem sentido séries com tantos valores alguns que nem têm uso, mas apesar de tantos valores verifico que é rara a série que tem a taxa para Espanha ...
Em relação às etiquetas verifico que é o 3º ano consecutivo!!!! que aparece em plano uma emissão dedicada à Reciclagem. Não sei se vou ainda a tempo de sugerir ....
Será possível a existência de 3papeis de base diferentes, fazendo alusão respectivamente ao vidrão, outro às embalagens de plástico e cde metal e outro ao papel ???
http://ruipedrosoares.no.sapo.pt
http://selosecartas.blogs.iol.pt