terça-feira, setembro 02, 2008

Para Quê Reconstruir?


Estas histórias dos Furacões no Sul dos USA e em Cuba, Jamaica, etc... fazem-me pensar.
Se quase todos os anos as tempestades tropicais se transformam em furacões e estes exercem a sua sanha destruidora sobre as populações costeiras daquelas paragens com uma recorrência que desmoraliza tudo e todos, porque é que se insiste em reconstruir as casas nos mesmos locais?
Todos vimos o que se passou com o Katrina. Agora o Gustav - mesmo que inferior em potência destruidora vingativa - está também a destruir casas e a estruturas urbanas em Nova Orleães, se calhar as mesmas que se reconstruiram depois que o Katrina as tinha arrasado...
Fará isto sentido (sem ser para a industria da Construção Civil, está claro)?

O que leva as pessoas, os dirigentes, o Mayor, quem quer que seja , a insistir na reconstrução exactamente nos mesmos locais, em vez de, por exemplo, pensarem numa hipótese de realocação da capital do Estado da Louisiana e realojamento da população para fora da zona de influência das cheias do "Missy" e um pouco mais longe da orla costeira?

Será o Investimento em causa? Mas reconstruir a baixa de N. Orleães de três em três anos compensa? Ao fim de quantas "reconstruções" teríamos amortizado o valor do realojamento fora do perigo?

Dá que pensar...Sobretudo nestes tempos do aquecimento global onde a entrada de Furacões na agenda meteorológica mundial parece ser cada vez mais rotineira.

Nenhum comentário: