domingo, setembro 28, 2008

A Vida de Lata

O Expresso deste fim de semana traz um artigo interessante sobre o "jet set" das revistas e a forma como vivem "das festas" e "para as festas". Os jornalistas estiveram no Algarve "infiltrados" nalgumas destas tribos - de facto parece que existem "grupos ou clans" pré-definidos - e mostraram pormenores deliciosos, como quem veste quem, quem oferece jóias por um dia só para aquela festa, quem paga para ir, quem é pago para ir, e por aí fora.

Nada que já não se soubesse desde a publicação das memórias de D. Jaime de Mora y Aragón , o "Papa" de Marbella e "Inquisidor-Mor de Espanha" para a Imprensa del corazón.

O que me impressiona - sem fazer obviamente juízos de valor, cada um é livre de viver como quer - é que parece haver uma vida de Lata que tenta imitar a vida de Prata e de Ouro dos verdadeiros ricos e poderosos.

Com a diferença de que se estes - os verdadeiros ricos - são realmente encontrados nalguma destas "Festas" será apenas por uma das 3 razões mestras que o Ilustre D. Camilo José Cela acha que são as únicas que influenciam o Homem (e a Mulher) a fazer qualquer coisa neste mundo-cão:

"El Estômago, el Sexo y el afán de mando"

Traduzindo livremente: "Ou ali se come mesmo bem ( o que não é provável) ou alguém está a contar com uma queca no fim da noite (pode ser bem verdade) ou, por fim, há ali um interesse financeiro ou de controlo de posição dominante (ser dono da cadeia de TV que patrocina, por exemplo)".

Se nada disto se passar só se verá um milionário numa destas festas caso o mesmo esteja "pedrado" da noite anterior e confundido a porta...

Mesmo assim dá que pensar... Tanta vida alegadamente brilhante feita de glamour "plantado" e de muitas horas no ginásio a moldar os corpinhos, para "tudo se acabar na Quarta Feira"...

Estas e estes "Cinderellas" da nossa geração terão uma vida para além da vida das festas e das revistas? Ou hibernam entre elas, um pouco como os Vampiros do mito antigo, que só "vivem" de noite a sua existência ??

Havia um conhecido meu, dono de uma antiga empresa de vinhos do Douro, em S.João da Pesqueira , que foi aconselhado pelos gestores da companhia holding (que entretanto tinha formado com todos os interesses de família, desde os Transportes de Mercadorias ao Vinho) para "dar mais nas vistas", aparecer mais nos MCS que era bom para o negócio.

Pelo que ele me disse mais tarde este tipo de "reportagens" a mostrar a mansão da família mais a mulher e os filhos e os cães à beira da piscina era corrente nas Revistas da especialidade e, dependendo do nº de páginas, custava em redor de 10,000 contos (da altura..).

E ainda podiam alugar um Porsche para pòr à entrada da Quinta se necessário.

Depois dessa reportagem acho que houve uma festa que ele teve que dar, pagando às "personalidades" que se deslocaram de propósito para o acontecimento. Não me disse quanto é que esta continuação lhe custou, mas talvez fizessem um desconto de quantidade.

Mais tarde reparei que não o via tanto em Lisboa nos Restaurantes onde nos conhecemos.

Quando finalmente nos encontrámos disse-me que se o Pai dele fosse vivo nunca o teria deixado fazer aquilo... E acho que não tinha ficado muito satisfeito, ou com os resultados ou com o acontecimento em si...

Mas se calhar foi ele o único a ter estes sobressaltos depois do Glamour que comprou para uma tarde e uma noite à custa da privacidade da sua família...

Ou não...

Nenhum comentário: