domingo, setembro 28, 2008

Comentários ao fim da serrilha nos USA

Bom dia

Mas isso em Portugal não seria considerado publicidade enganosa? O que vendem não corresponde ao produto publicitado. Ou os selos têm a serrilha desenhada?

CSilerio
26 September, 2008

Resposta: Pois...acho mesmo que não têm e sendo os USA o que são em termos de defesa dos direitos dos consumidores, ou eu percebi mal o que ouvi em Vienna ou então o Amigo Bernardo (mais em baixo) terá as suas razões..

Viva! Creio que o Departamento Postal dos EUA terá abandonado definitivamente o selo tradicional (com goma e perfuração) e optou pelo selo adesivo (autocolante) conservando no entanto a "perfuração" para destacar os selos da folha do suporte onde estão colados.

A apresentação do selo é feita (e bem!) apenas com o selo para podermos identificar o denteado: como bem sabe, nos nossos selos com estas características, do mesmo exemplar e taxa, existem diferentes denteados; e é a identificação do denteado permite ao filatelista reconhecer se estes provêm das carteiras ou rolos.

Já a "miudeza" para os distinguir dos rótulos ou outras fórmulas de franquia de operadores postais privados parece-me irrelevante: como o denteado não é património do operador estatal, quando "os outros" produzirem as suas vinhetas providas de "dentes"…

Filatelicamente falando, a meu ver erradamente, os termos perfuração e denteado são aplicados para descrever uma mesma situação. Normalmente, nestes selos ditos higiénicos – detestados por muitos filatelistas – não são perfurados, e possuem, isso sim, um denteado

.Para além dos "futebóis", ora aqui está um bom tema para debate...

Saudações Leoninas :-)

F.Bernardo

A Resposta:

Eu não tenho bem a certeza de que será mesmo isso que o Amigo Bernardo afirma... O que me pareceu ouvir é que os selos iriam deixar de ter (ou até já não teriam) perfurações. Se simulam as perfurações dos buraquinhos feitos nas folhas - aquilo a que chamamos PICOTE - com um corte "denteado" que permita libertar os selos auto-adesivos das folhas onde vêm colados, substituindo a mais normal "meia-lua", então estão à vontade para ilustrar e propagandear os seus produtos como vem no site. Mas, repito, não foi isto o que entendi...

A mais ver em futuras conversas com os Amigos americanos.

Já agora, o Gerd Staudinger desenvolveu um PICOTE para auto-adesivos... Sabem que a grande dificuldade em perfurar auto-adesivos era o facto das ferramentas de corte ficarem "atulhadas" do confetti pegajoso que se libertava das folhas. Mas a WISTA desenvolveu um processo industrial que o permite fazer sem quebras de produção para limpar as ferramentas de corte de 5 em 5 minutos.

Nenhum comentário: