sexta-feira, setembro 26, 2008

Nos USA acaba a serrilha nos selos postais

O Responsável pelo Departamento de Selos Postais do Correio dos Estados Unidos informou-nos em Viena que a Autoridade Postal Norte-Americana deixou de utilizar selos serrilhados gomados nas Emissões Comemorativas.

Apenas selos auto-adesivos.

A bem da higiene pública e com o aplauso unânime (ou quase) do público.

Ninguém diria ao consultar o site do USPS - como vemos aqui ao lado - mas foi-nos logo dito que por motivos estéticos e promocionais, de "imagem", as "representações" dos selos continuariam a ter serrilha, de forma a diferenciá-los bem dos "rótulos" de outros operadores postais ...

Mesmo sendo especialista de MKT juro que não entendo bem a argumentação... Então a velha serrilha dá importância e distinção aos selos, diferencia-os dos rótulos e coisas parecidas - por um lado - e por isso se utiliza na Promoção do produto; mas tem de ser deixada para trás na comercialização por motivos práticos e higiénicos: o cliente não gosta de (salvo seja) usar a lingua em público...

Enfim...

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia

Mas isso em Portugal não seria considerado publicidade enganosa? O que vendem não corresponde ao produto publicitado. Ou os selos têm a serrilha desenhada?

CSilerio

Fernando Bernardo disse...

Viva!

Creio que o Departamento Postal dos EUA terá abandonado definitivamente o selo tradicional (com goma e perfuração) e optou pelo selo adesivo (autocolante) conservando no entanto a "perfuração" para destacar os selos da folha do suporte onde estão colados.

A apresentação do selo é feita (e bem!) apenas com o selo para podermos identificar o denteado: como bem sabe, nos nossos selos com estas características, do mesmo exemplar e taxa, existem diferentes denteados; e é a identificação do denteado permite ao filatelista reconhecer se estes provêm das carteiras ou rolos. Já a "miudeza" para os distinguir dos rótulos ou outras fórmulas de franquia de operadores postais privados parece-me irrelevante: como o denteado não é património do operador estatal, quando "os outros" produzirem as suas vinhetas providas de "dentes"…

Filatelicamente falando, a meu ver erradamente, os termos perfuração e denteado são aplicados para descrever uma mesma situação. Normalmente, nestes selos ditos higiénicos – detestados por muitos filatelistas – não são perfurados, e possuem, isso sim, um denteado.
Para além dos "futebóis", ora aqui está um bom tema para debate...

Saudações Leoninas :-)