segunda-feira, agosto 04, 2008

O Congresso da UPU

Em Genéve - e do ponto de vista da Filatelia, entenda-se - ficámos mais ou menos empatados...

1. Em primeiro lugar vimos aprovada por unanimidade as duas propostas de Portugal :

a) Sobre a adopção para as Normas de Ética Filatélica de mais duas regras.
- Necessidade de se separarem claramente as vertentes de Produção dos Selos, por um lado, e de Comercialização e MKT Filatélico, por outro, através de mais do que uma contratualização externa.
- Necessidade de cada País proceder à regulamentação do selo personalizado de acordo com a sua legislação geral interna e tendo em vista a protecção dos Direitos de Autor ( e outros) neles envolvidos.

b) Sobre a continuação do trabalho da WADP em prol do desenvolvimento da Filatelia no Mundo, com relevo para a realização de workshops de treino e formação técnica de dirigentes filatélicos das Autoridades Postais Emissoras, em todos os continentes.

2. Por outro lado, foi decidido continuar os estudos àcerca da Proposta que era defendida pela Austrália com o apoio de Portugal, França, Bélgica e mais outros Países e que redefinia o que é um Selo Postal do ponto de vista da UPU. A tal recriação do famoso Artº 8º da Convenção da União Postal Universal. Vamos a ver se até ao final do Congresso - 12 de Agosto - ainda se encontra uma redacção de consenso sobre esta matéria...

Nenhum comentário: