domingo, agosto 10, 2008

Casamento na Serra

Quando cheguei a família estava atarefada com um casamento aqui na Vila.

Levantaram-se memórias antigas. Um destes dias tenho de perder a vergonha e contar no Blog como foi o meu casamento, no Clube União de S. Martinho de Seia, num frio dia de Novembro de 1980...Um dia de "aperitivo" e mais três dias seguidos de borga , sempre a comer e a beber...

Os fornos não paravam nem as torneiras dos pipos dos sogros e dos tios...

E os desgraçados dos noivos só queriam mesmo é que os deixassem ir embora para outras paragens pois já não podiam ver à frente nem mais Cabritos Assados no forno, nem mais Leitões da Bairrada.

Os convidados jovens que vieram de Lisboa, colegas da minha faculdade, apanharam uma "Cadela" logo na véspera do casório, em casa dos que viriam a ser meus sogros.

Tão grande foi a "bicha"(ou não estivéssemos na pátria dos "serra-da-estrela"), que só a passaram 4 dias depois, quando era mister porem-se outra vez nos carros e fazerem as quase 5,5 horas que - naquele tempo - os separava do betão lisboeta.

E ninguém se lembra do que entretanto se passou pelos caminhos da Vila...Mas eu tenho fotografias que provam a desbunda total...
O que matou a "Jubentude" habituada aos whiskys e às bejecas foi um Pipito de 100 litros de branco para onde um dos meus Tios por afinidade tinha lançado uns dias antes dois bons punhados de maçãs bravo de esmolfe para lhe apressar a maturação... estava de cair para o lado (em mais do que um sentido...).

Um velho trabalhador de enxada - castigado por uma vida de quase miséria no após-guerra e nos idos de 60, algo que os actuais jovens pouco reconhecem - dizia para a minha sogra:
"_ Tia Maria, neste casamento já comi 3 sopas: a verde, a branca e a amarela!"

O pobre coitado queria dizer o Caldo Verde, o Leite Creme (amarelo) e a Canja de Galinha...

Mas nesta altura em que escrevo, em pleno Seculo XXI, a cerimónia deverá ser mais recatada, sendo anfitrião da Boda o célebre "Camelo" de Seia. Mesmo assim é de esperar que dure o Sábado todo e que se convidem os Comensais mais chegados para o Domingo...

Uma coisa é certa: Vinho muito, pois os "Compadres" são adegueiros...

É de esperar o Pior.

Nenhum comentário: