quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Uma Rosa à Beira Douro


Tome-se a Auto-Estrada Lisboa-Porto e saia-se pela Ponte da Arrábida . Depois de Gaia vire-se à direita na Rua Bessa Leite, andemos junto ao Palácio de Cristal, sempre em frente, até lobrigarmos o velhinho Hospital de S. António. Nessa altura espreite-se, à direita baixa, uma pequena travessa que dá acesso ao Parque de Estacionamento da Cordoaria (gigantesco) escavado por debaixo do Tribunal .

Estacionada a viatura saímos pelas escadarias mais à direita de quem está com as costas voltadas para a fachada do mesmo tribunal e descemos em direcção ao rio.

Chegamos ao "Passeio das Virtudes", marginal cheia de charme e sem as multidões da Ribeira, onde se aloja, no nº 33 o

Restaurante Uma Rosa
telefone - 22 340 39 15
Fecha Domingos e Feriados

Duas salas. Sendo que a de cima que dá uma visão espectacular de Gaia e do Douro, sobretudo à noite, é para fumadores ( e muito bem!!).

Decoração intimista e de bom gosto, aproveitando as grandes paredes de granito e os espaços compridos iluminados pelas janelas viradas ao rio.

Gastronomia mimosa e restauração de charme, também ela cheia de atenções ao Cliente e ao seu bem estar.

Entradas: Saladinha de bacalhau com grão de bico; Orelha de porco; Rojões; Espetadinhas de marisco; chocos guisados;dobradinha;Queijos.

Peixe: Cataplana de bacalhau; Arroz de Garoupa;Lombinhos de garoupa com marisco; Goraz grelhado ou no forno.

Carne: Costeletinhas de borrego com hortelã; Carne de porco preto à alentejana; Espetada da vazia de novilho com camarões; Arroz de pato à antiga; Tripas à moda do Porto; Novilho Arouquês.

Doces: Pudim com Porto; Sonhos com chocolate; Pudim de ovos.

Comeu-se de entrada :Pão magnífico de Avintes; Chocos guisados (bons) ; a Dobradinha (magnífica) ; pasta de atum (boa); Orelheira (soberba).

Em seguida mandou-se vir uma dose de Arroz de Garoupa (a dividir) que estava excelente, com gambas descascadas frescas e verdadeiros lombos da garoupa, rijos e também eles fresquíssimos.

Para terminar em apoteose uma dose de carne arouquesa do chamado "Vazio Alto" , simplesmente grelhada nas brasas inteira, com flor de sal, sendo depois fatiada muito fina e servida à mesa com grelos salteados e batata frita grossa, aos palitos.
Desde a altura em que eu me deliciava com a costela "mendinha", no saudoso D. Manuel da Foz , que não me sabia tão bem uma peça de carne!

Bebeu-se um Branco Verde Loureiro de Mestre Anselmo Mendes (o do Vértice...) que estava de cair para o lado, talvez o melhor vinho da casta Loureiro que já experimentei, de produção controladíssima e reduzidíssima também, o "Passionada", quase um Late Harvest, mas menos doce , ideal para pratos de peixe ou entradas um pouco mais densos de sabor.
Em seguida o Tinto Gloria Reserva de 2003 (este aqui apenas adequado, bom sem deslumbrar...)

Sem sobremesas, mas com McCallan velhos para os homens (mesmo a pedir os Hoyo de Monterrey mini coronas que trago sempre para estas eventualidades) e cafés, pagou-se 113€.

E que bem que se comeu!!


Um comentário:

Anônimo disse...

"...andemos junto ao Palácio de Cristal, sempre em frente, até lobrigarmos o velhinho Hospital de S. João..."

O velhinho Hospital de Santo António... Queria o meu amigo dizer. :-)


Fernando Bernardo