quinta-feira, fevereiro 21, 2008

A Infertilidade em Selo de Correio


Todos sabemos como a infertilidade é um dos problemas que mais afecta as sociedades evoluídas. Pensa-se que dentro de 50 anos serão uma minoria as famílias europeias (mesmo as da Europa do sul) que tenham mais do que um ou dois filhos...

Esta matéria mostrou ser suficientemente forte em termos mediáticos para colher a maioria da votação popular, via interNet, no primeiro concurso que os CTT Correios de Portugal realizaram tendo em vista a escolha de um tema para selos em 2008.

Infelizmente o desenho sugerido pelos autores da sugestão vencedora - embora muito forte do ponto de vista plástico - não tinha as condições técnicas ideais para ser transformado em selo, pelo que se fez apelo ao Designer Prof. João Machado para que interpretasse este tema.

O resultado , em primeira mão, aqui está...


2 comentários:

Anônimo disse...

Selo com um bonito design e com um facial "à maneira".

Infelizmente, constato que o picote é fértil e já provoca "enjoos"...

A tabela de portes para 2008 manter-se-á inalterada?

Espero e desejo que o desenho que foi sujeito a votação conste no FDC...

Saudações filatélicas,
Fernando Bernardo
Suíça

Anônimo disse...

O desenho final está muito bem conseguido e é muito mais bonito do que o desenho votado. Parabéns ao designer que, apesar de condicionado pelo tema da infertilidade, conseguiu fazer graficamente o elogio da natalidade.

No desenho votado aparece um embrião que faz lembrar a iconografia das campanhas anti-aborto. Poderia levar a uma associação de ideias entre o selo e o tema do selo e os movimentos contra a despenalização do aborto o que, cerca de um ano depois de um referendo sobre a matéria, seria de muito mau gosto. Sinceramente julgo que terá sido esta a razão, não assumida, para a rejeição do desenho original. Será?

Quanto ao tema deste selo faz-me imensa confusão que tenha sido esta a escolha popular.

Se fosse um selo pela natalidade seria de compreender e aplaudir, agora um selo alusivo à infertilidade não compreendo.

Não quer dizer que a infertilidade não seja um problema mas não é um problema que se resolva com campanhas de prevenção, como a SIDA ou o alcoolismo.

Se este selo não é por uma campanha de prevenção então é o quê?

Seria como fazer um selo alusivo ao desemprego, que é um problema grave em Portugal, em vez de fazer um selo pela promoção do emprego.

Acho que esta escolha da infertilidade é bem ilustrativa do estado de espírito negativo dos portugueses mas é um selo em que o país provavelmente se vai rever.

Adolfo Palma