quarta-feira, janeiro 17, 2007

O Clube Naval de Lisboa


Mesmo ao lado do Padrão dos Descobrimentos existe o velhinho "Naval de Lisboa" criado em 1891 a partir de uma fusão na ainda mais antiga Real Associação Naval.

Não sei se sabem, mas: Em Dezembro de 2001 a Confederação Portuguesa de Desportos reconheceu a ANL como o clube desportivo mais antigo de Portugal em actividade.

É Obra...

Dentro das suas instalações - ali à Doca de Belém com vista para o Tejo e para a pequena Marina onde se podem ver os barcos de alguns dos sócios - existe um Restaurante pouco conhecido em Lisboa, com excepção dos homens e mulheres mais dados à Vela ou ao Remo.

Restaurante Clube Naval de Lisboa
Doca de Belém
Tel - 21 3630061

Sala ampla e arejada (talvez um pouco ruidosa quando se juntam muitos comensais) , serviço eficiente , predominatemente masculino. Boa amesendação, com pano nas mesas e nos guardanapos.

Não é um restaurante de Luxo, como a localização poderia sugerir, muito pelo contrário!
Não estamos a falar do Restaurante do Clube Naval do Mónaco!!


É uma casa simples, onde a comida está (obviamente) muito virada para o Mar, e que serve um conjunto de pratos cuja preparação tem por base um grelhador de carvão e uma ou outra proposta de dia, de "tacho" , também ela simples e a preços módicos (para lisboetas).

Quando lá estive era prato do dia "massinha de garoupa", mas havia para grelhar excelente Cherne autêntico, Peixe-Espada e Robalos (estes provavelmente aviários, mas não se fazem milagres).
Também fazem Caldeirada e Arrozes (de Tamboril, de Marisco, etc..) na secção de Pratos do dia, mas o forte da casa parece de facto serem os peixes grelhados.

Vamos às provas:
Entradas do Naval (Couvert) - Queijo seco e presunto (ambos de média qualidade). Bom pão e tostas feitas na casa.

Uma posta de cherne (maravilhosamente fresco e grelhado no ponto) , uma dose de Massinha de garoupa; aqui o Cherne ganhou à Massinha de Garoupa, pela frescura e pelo talento do manipulador da grelha.

Uma garrafa de branco Quinta do Cardo, vinho razoávelmente bem feito, o que agora se chama um "produto honesto", no sentido em que é um bom refúgio para as carteiras e não desmerece no sabor; Uma Imperial e dois cafés.

Custo: 45€.

Comentário: Para quem gosta de Peixe grelhado e não se importa de ter de escolher de uma carta de vinhos algo limitada, é este Naval de Lisboa uma proposta adequada (mas só adequada) que valorizamos tanto mais quanto nos entusiasmarmos pelas coisas do Mar.


E o Tejo ali tão perto...

Um comentário:

Carlos Henriques disse...

Bom Dia,

Só para lembrar que o Clube Naval de Lisboa não nasceu de uma fusão da ANL, foi sonhado com um espírito mais de remo e de prática desportiva náutica ao invés de organização de regatas,
Cumprimentos,

Carlos Henriques