quinta-feira, janeiro 25, 2007

Morreu A.H de Oliveira Marques


Faleceu ontem em Lisboa António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques, Historiador conceituadíssimo, perito em História Medieval e talvez o último grande historiador "positivista" dos nossos tempos , isto é aquele que ainda apostava na transcrição e publicação de documentos antigos como principal fonte do avanço na disciplina.

Foi fundador da Universidade Nova com Vitorino Magalhães Godinho, mas antes esteve expulso da Faculdade nos anos 60, sendo já Assistente , pelas suas posições progressistas, emigrando para os USA.


Ali começou a escrever a sua monumental História de Portugal que hoje vai na 13ª edição.

Grande Amigo da Filatelia de Portugal, com quem colaborava regularmente, era também Maçon tendo dado a sua visão interna deste movimento na História da Maçonaria em Portugal .


2 comentários:

Anônimo disse...

Já agora aproveito para deixar um pequeno complemento ao post alusivo à triste notícia do desaperecimento deste Grande Português.

O Prof. A. H. Oliveira Marques,para lá de «grande amigo da filatelia com quem colaborava..» é autor da História do Selo Postal Português, publicada em vários volumes e que os CTT patrocinaram: uma obra fundamental para os amantes da Filatelia Portuguesa e para quem gosta das "coisas" do saber, em geral.

Anônimo disse...

...e LEAL E CRÓ acrescenta: os CTT patrocinaram a 1ª edição em 1952 (2 Vol.) que posteriormente teria uma 2ª ed."correcta e aumentada" a 30 de Março 1996 (agora em 3 vol.)com copyrigth do autor+PLANETA EDITORA,Ldª e patrocinada pela firma onde os portugueses "enfiaram" dinheiro, palavras últimas que não são nossas.
Mais acrescentamos que, foram os CTT-TLP quem do mesmo autor/e/J.Cunha Lamas, editou nos anos 85 os 2 vol. do CATÁLOGO DE INTEIROS POSTAIS PORTUGUESES. O seu a seu dono pois o investigador -colaborador isso merece. Fazendo jus, do muito que com ele convivemos, aprendemos e "bebemos" seus ensinamentos nos titularam de expertos profissionais.