quarta-feira, janeiro 18, 2006

Os Vinhos para acompanhar a Lampreia

Que vinhos para a Lampreia?

Diziam os antigos que era esta a decisão mais fácil do Mundo: Para acompanhar a lampreia deviam ser servidos os vinhos com que foi confeccionada: o Verde Tinto ou o Maduro Tinto, consoante os casos.

Mundo mais simples, decisões mais fáceis e (digo eu...) talvez mais sensatas.

Partimos do princípio que os actuais Homens Metrosexuais da gastronomia e Mulheres Liberadas de ambos os sexos (ainda me lixo com isto...) não entendem resolver o assunto com tanta facilidade e dele fazem contenda e demanda.

Aqui o Gordo já experimentou de tudo (praticamente) com a Lampreia e devo dizer:

a) Não aprecio os Vinhos Brancos com este Prato. Única excepção a do belíssimo Redoma Reserva ou Madrigal , mas remeto os leitores para os comentários que faço abaixo para os grandes Tintos Maduros.

b) Tintos Verdes são bem vindos, são os que menos conflituam com o sabor avinagrado. Há todavia que saber escolher. Por entre os engarrafados e à venda no Comércio, gosto bastante do Quinta de Carapeços. Claro que se puder servir-se directamente nos produtores, melhor...

c) Tintos Maduros também não são os meus preferidos para esta ocasião. Existem Grandes Vinhos que dariam para aguentar o vinagre, mas sou de opinião que - não desmerecendo do prato - seriam mal empregados por causa do "desencontro de sabores".

d) Por fim, uma sugestão eréctica: por que não um Espumante Bruto Tinto?Experimentem uma das Experiências Filipa Pato , Tinto, e depois digam alguma coisa se fizerem o favor...

2 comentários:

Anônimo disse...

Definitivamente um bom verde tinto. Quanto a min, grande ainda que grande apreciador de maduros tintos, seriam uma combinação aberrante com lampreia à bordalesa ou em arroz.

Unknown disse...

Este ano experimentei um espumante tinto e remoendo. No meu caso, a escolha foi um Terras do Demo, Tinto!