quarta-feira, janeiro 04, 2006

Regresso ao Trabalho

Caros Amigos,

Chegou o Bloguista de Seia com uma grandessíssima (não perua oh inventores e pintores da desgraça alheia!) mas sim constipação. "Meninos da linha" a fazerem turismo no Maciço Central é o que dá...

... Já agora , quantas das nossas Crianças saberão escrever "Maciço Central" sem irem ao corrector ortográfico do Windows? ....

Trago-vos notícias de um Excelente ano para o Dão: Ano quentíssimo e vindimas sob um sol abrasador deram uma massa vínica notável, embora de grau proibitivo que convém saber moldar na Adega para não estragar as perspectivas deste grandioso - em potencial - "Colheita de 2005".

Provei o vinho novo em casa de minha sogra e em Vila Nova de Tázem (a abrir só lá para a Páscoa) e estava de se lhe tirar o chapéu!

Esgotámos em Blogues anteriores as Receitas dos cabritos etc... próprios da quadra, pelo que vos vou hoje falar de uma preparação simples mas que nos lembra hábitos de outras épocas e que resulta impecavelmente com pratos de carne assada: Ervas à moda da Serra da Estrela.

Cuidado ignorantes! Não se trata aqui de propor Cannabis ou Marijuana em malgas de barro, ou de vos convidar a fumar um charro para amortecer o Lombo de porco assado!!

As Ervas de que falo são, simplesmente, Esparregado de nabiças feito à moda Serrana.

" Migam-se as folhas de nabos como se faz à couve galega para o Caldo Verde, grosseiramente e à mão, com faca.

Cozem-se de seguida em água com um pouco de sal e, no fim de cozidas, escorrem-se muito bem.
Em seguida colocam-se num tacho vários dentes de alho (3 ou 4) bem picados e junta-se azeite do melhor. Deixamos aquecer mas não refogar.

Juntamos depois as nabiças escorridas e mexemos bem. Junta-se, por fim, um pouco de leite e de farinha mexendo sempre.

Ao retirar do lume dá-se um bom golpe de Vinagre de vinho."

A diferença entre estas "Ervas" e o esparregado clássico é que neste último o preparado é todo passado pela máquina, enquanto que as "Ervas da Beira Alta" vão para o prato como o feijão verde ou os grelos salteados, com mais comsistência e sabor.

Experimentem e depois digam alguma coisa...

Nenhum comentário: