terça-feira, janeiro 10, 2006

As Lições da Democracia

Compreendo o tom sombrio de algumas crónicas dos jornais sobre esta Campanha (artigos de personalidades da esquerda, está bem de ver...) e compreendo também o desabafo do Amigo A.A. Campos sobre a má qualidade do que observamos e lemos em torno destas Eleições.

Mas, se o Prof. Cavaco Silva ganhar as Eleições do dia 22 de Janeiro , e a bandeira deste acontecimento for erguida pelos Partidos Democráticos do Centro Direita, não é nenhuma catástrofe nem nisso ninguém pode ver um atropelo sério à Democracia!

Ganham hoje uns e perdem outros, para a próxima logo se vê, e é assim a convivência democrática numa sociedade aberta e pluralista.

Teremos tempo, depois do acto, para as análises causais.

Mas reparem como as notícias sobre o fecho das Fábricas , a insolvência da Segurança Social e o Desemprego não param de abrir Telejornais e de estar nas primeiras páginas dos Jornais...

Se não fosse verdade gritaríamos "Batota" . Sendo, infelizmente, verdadeiras estas notícias o que é que podemos criticar aos MCS? Falta de Oportunidade ou, ao contrário, estarem a fazer o seu dever?

Demérito do Governo traduz-se pelo reforço dos votos em Cavaco. Será verdade. Mas não foi também por demérito público do Governo de Santana Lopes que Sócrates ganhou?

Dito isto, repararam na fotografia de Mário Soares que o Expresso publicou na sua primeira página no sábado passado? E é aquilo um "Semanário de referência"...Mais vale dizer abertamente que não o gramam...

Até ao "lavar dos cestos" lá vamos continuando a monitorizar as intenções de voto e a acreditar que ainda é possível uma segunda Volta para os que apoiam os candidatos de esquerda.

Como analista só darei a minha opinião quantificada na próxima semana. Como cidadão eleitor confesso que estou a encarar tudo isto como uma antevisão do que para aí virá em anos futuros...

Nenhum comentário: