terça-feira, janeiro 31, 2006

Arrebimba o Malho!

Grande Restaurante aqui às portas de Lisboa, na localidade de Malhou, perto de Alcanena!

Uma viagem de trabalho para preparar uma exposição filatélica em Pernes - localidade onde o Padre Carlos está a fazer uma obra notável com as crianças e adolescentes - levou-nos a almoçar no:

Restaurante "O Malho" - à saída da aldeia de Malhou. Telefone - 249 882 781

Para lá chegar toma-se a A1 até à saída da A23 e logo a seguir às portagens desta encostamos à direita no sentido Alcanena e Santarém. Depois é só seguir as placas para Malhou, passando pelo interior de Alcanena.

Demoramos uma hora sem pressas desde Lisboa.

É este um Restaurante que é ao mesmo tempo uma loja de antiguidades e onde - relativamente longe do mar - se aposta decididamente no peixe fresco!

Lista completíssima e tradicional, onde não faltam as açordas e as tomatadas ribatejanas com cherne ou robalo, o cozido à portuguesa, os filetes de cherne com arroz malandrinho, embora alguns dos pratos mais demorados só sejam feitos por encomenda.

O peixe do dia era Corvina. Enormes e fresquíssimas estas aprumavam-se para os olhos do Cliente em escaparate refrigerado logo à entrada.

Belíssimo vinho regional Tinto da Casa. Ribatejano de gema, novo mas muito apaladado. Bastante melhor do que o Branco também da Casa.

De entrada queijos frescos do dia, a desfazerem-se no prato, nacos de carne de porco temperada com pickles e pataniscas de bacalhau - tudo feito ao momento.

Depois provaram-se a Açorda de Cherne com tomate e os Filetes de Cherne. Magníficos os dois!

Por sobremesa um Folhado de maçã feito ao momento, muito bom para quem gosta deste tipo de tarte, acompanhado por uma bola de gelado de baunilha.

Com cafés mas sem digestivos pagaram 5 comensais cerca de € 140.

Casa Honestíssima e Preços também honestos!

Um Agradecimento é devido ao Engº Pedro Coelho, filho de Pernes, e a quem se deveu tomarmos conhecimento com este Restaurante.

Hei-de lá voltar para provar aqueles pratos mais especiais...

Nenhum comentário: