terça-feira, janeiro 10, 2006

Já temos Lampreia?

A Lampreia costuma subir os nossos rios, para desovar, a partir de Janeiro.

Todavia a sua época de excelência são os meses de Fevereiro e de Março. A razão desta excelência é o facto dos antigos pescadores saberem que valia a pena darem algum tempo para as lampreias engordarem nas águas doces, depois da longa viagem marítima, antes de as apanharem.

Nestes ciclos biológicos entram variáveis importantes, como o estado das linhas de água que dão acesso aos nascentes, a construção de barragens ou açudes que podem impedir o trânsito rio acima, mas, sobretudo, a escassez de alimento nas águas doces, variável que está ligada à pluviosidade do Inverno em causa.

Receio que 2006 seja ano de pouca e magra Lampreia nacional e que os restaurantes famosos pela dita se tenham de abastecer mais do que o que costumam fazer nos mercados Canadiano e Francês...

Embora o bicharoco seja o mesmo, as lampreias da América do Norte são por norma de tonalidades mais claras e de carne menos rija do que as Europeias. Chegam vivas a Portugal, mas um bocado "batidas" por virem de tão longe, nem sempre pela via mais rápida... E sem se alimentarem.

Alguns bons Restaurantes para comer Lampreia e que avalizo por já lá a ter comido:

- Restaurante Portucale (Na Rua da Alegria, no Porto. Este restaurante é um clássico da restauração portuguesa, e nele pontifica o grande profissional Senhor Azevedo).
- Restaurante Panorâmico (em Penacova, sobre o Mondego)
- Pensão Miradouro de Entre-os Rios
- Pensão Aliança de Entre-os-Rios (onde comi um dos melhores arrozes de Lampreia de que me lembro)
- Restaurante Beira Mar , em Cascais
- Restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa
- Casa do Álvaro, em Cabeça das Mós (Abrantes)

Olhem que esta última não é restaurante!!

É a casa de um Amigo meu, onde ele e eu próprio nos dedicamos à confecção do animal para a Família. E (tem dias) em que fica tão bom ou melhor do que na restauração profissional...

Outros Restaurantes haverá, sobretudo no Alto Minho, e deles darei aqui notícia depois de experimentar.

Para uma próxima oportunidade ensino a fazer a Lampreia (arroz de Lampreia, para ser mais preciso).

Um comentário:

Anônimo disse...

Dizem alguns que a lampreia em "Casa do Álvaro" fica boa porque os dois cozinheiros (Raul e Alvaro) colocam os temperos "às escondidas" um do outro. Resultado, a lampreia fica divinal, mas nunca se sabe realmente que temperos em que quantidades levou.

Má lingua!!!