sexta-feira, setembro 30, 2005

O Triste Fado dos três Tristes Tigres

Que raio de título para um Post!

Eu explico: Li num dos Jornais Económicos - ontem - que as Classificações de Portugal em Indicadores de Desenvolvimento Económico e Social, feitas por organismos independentes europeus, têm vindo recorrentemente (há pelo menos 7 anos!) a apontar três Factores como os que mais contribuirão para o atraso que exibimos face aos outros parceiros comunitários mais evoluídos:

a) Deficiente preparação em Recursos Humanos
b) A Burocracia associada aos principais sistemas (Judicial, e de Governação\Decisão)
c) Pessimismo da maioria da População.

Que Tristes Tigres!

Não seremos "Feios, Porcos e Maus" mas não nos livramos de ser "Ignorantes, Burocratas e Pessimistas".

Se calhar até somos Pessimistas por termos consciência de que somos Ignorantes e Burocratas...

O "Pessimismo" é uma característica racial que não será muito fácil modificar de forma estrutural, embora haja conjunturas que a fazem diminuir : lembram-se da Auto-estima que era tão visível ao tempo do Europeu de Futebol 2004 e que depois se perdeu não sei onde, mas tão bem que mais ninguém a encontrou?

A "Ignorância" tem custos altíssimos, em todas as Empresas e em todas as Actividades, mas essa, pelo menos, tem remédio conhecido: Haja dinheiro! (que também não há...).

A "Burocracia" é uma maldição que os árabes cá nos deixaram à laia de vingança. Em vez de facilitar, complicamos; em vez de ajudar, dificultamos; em vez de flexibilizar, colocamos obstáculos.

A "Burocracia" é a característica negativa que estamos a analisar que mais me incomoda: é estúpida (odeio coisas estúpidas); perpetua tiranetes locais (não é piada às Autárquicas, mas poderia ser...); apoia e instiga o suborno, o mau compadrio e a pequena corrupção.

A "Burocracia" é quase que uma Mafia à Portuguesa!

Estou convencido de que se a pudéssemos irradicar não demoraríamos muito tempo a elevar a nossa Auto-Estima e a tomar as decisões certas quanto à educação\Formação.

Já agora e à laia de conclusão: e nos CTT já não há Burocracia?

Resposta: Terão de ser os leitores a dá-la o que abre um novo e aliciante Tema para Debate!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acrescentaria um terceiro defeito dos portugueses, que acaba por estar directamente relacionado com os restantes: o egoísmo. O egoísmo torna-nos desconfiados em relação a terceiros, o que conduz ao pessimismo. faz-nos sentir importantes nos nossos poleiros, o que estimula as burocracias e corrupções associadas.O egoísmo, sobretudo, faz-nos odiar a ideia de "bem comum", o que leva os patrões a enriquecerem ao mesmo tempo que chulam os seus trabalhadores, e que leva os líderes políticos a trocarem o desafio da qualificação por estatísticas falseadas que tentam esconder os problemas do País. Eu sei que é um sentimento pessimista mas, como Pátria, valemos muito pouco.