terça-feira, setembro 27, 2005

Ainda as Presidenciais: Discussão sobre o Post "Política não é Futebol!"

Vários Amigos, Colegas dos CTT e até do ISCTE, fizeram o favor de me contactar - já agora porque não através do "nosso" Blog? Não tenham medo de fazer Comentários aqui ! - pessoalmente para tecer considerações sobre as presunções que avancei no artigo supra citado.

Vou fazer alguns esclarecimentos, e se calhar até levantar mais algumas dúvidas, pedindo desde já desculpa por estar a separar nesta matéria (como é devido) a análise "do coração" da análise propriamente dita.

a) Eleitorados Naturais - Concordo em que este conceito nasceu para as Legislativas, mas - com um pequeno esforço - não duvido de que possa ser extensivo às Presidenciais. Os Partidos fazem notoriamente o endorsment dos Candidatos (sempre o fizeram no passado) e dizem : "Fulano de Tal é o nosso Candidato".
Desta forma como não entender que o voto nesse Candidato dos militantes e simpatizantes mais indefectíveis seja considerado "Voto Natural"?

O que podemos questionar é a dimensão que eu atribuí a esse Voto: entre 25% e 30% como soma de todos os "Votos Naturais" de todos os Partidos.

Aqui já estou de acordo que o problema é mais complicado...

Há, de facto, quem o quantifique mais próximo dos 40%.

Em última análise , e porque se trata de uma Voto tendencialmente de fidelização, podemos inferir que o seu limite será o somatório da votação percentual mínima que todos os Partidos (ou os seus candidatos) já obtiveram no passado?

Não.

Lembrem-se do PRD... Os Partidos também Nascem, Crescem e Morrem...

b) Quanto à Abstenção - Dizem-me que a minha previsão de 25% é um Valor muito optimista. Nestas épocas de descrença nas instituições a Abstenção poderia chegar aos 40%!

Nessas circunstância se revelaria - para a Esquerda - a "bondade" da ida de Manuel Alegre às Urnas.

Não estou de acordo, por causa da inerente dicotomia e personalização de uma Eleição como a que se avizinha... O Eleitorado gosta de uma "boa luta" e - na minha opinião - vai responder ao desafio, votando.

c) O Folhetim vai continuar, não tenham receio! Para Já temos as Autárquicas e depois se verá se os resultados das mesmas trazem consequências para as Presidenciais.

Os tempos são de grande interesse para os Politólogos!

Nenhum comentário: