quinta-feira, setembro 29, 2005

O CORREIO-MOR FEITO PELOS SEUS LEITORES

LAPSUS MEMORIAE

A edição de 27 de Setembro de 2005 do Diário de Notícias refere, em texto da autoria do jornalista Pedro Sousa Tavares, que, na sequência da assinatura de um protocolo com os Ministérios da Educação e do Trabalho, a Portugal Telecom (PT) «se tornou na primeira empresa do país a criar um Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) dos seus colaboradores» (sic).

O Centro RVCC dos CTT Correios foi criado pelo Despacho Conjunto n.º 517/2004, de 12 de Agosto de 2004, dos Ministros da Educação e do Trabalho, na sequência do processo de acreditação dos CTT como entidade promotora de um Centro RVCC (Despacho nº 1050/2004, de 16 de Janeiro de 2004, da Direcção-Geral de Formação Vocacional).

Atendendo a que o Centro RVCC dos CTT, que já completou o seu primeiro ano de existência, foi contactado, pelo menos em duas ocasiões, por elementos da PT Comunicações, com o objectivo de recolherem informação sobre os objectivos, missão e forma de funcionamento dos Centros RVCC, o lapso será certamente da responsabilidade da redacção do DN.

A rede nacional de Centros RVCC foi criada em 2001, no âmbito da antiga ANEFA, Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (
Portaria n.º 1082-A/2001, de 5 de Setembro).

Existem actualmente cerca de 80 Centros RVCC cofinanciados (PRODEP III) e cerca de uma dezena de Centros RVCC autofinanciados. Estes últimos (autofinanciados) têm vindo a ser constituídos, na sua grande maioria, no âmbito de Centros de Formação Profissional do IEFP.

Os CTT foram a primeira «empresa» a promover a criação um Centro RVCC autofinanciado.

Carlos Capela

2 comentários:

Raul Moreira disse...

E não há ninguém que envie esta importante correcção para o Jornal!?

Anônimo disse...

Tem razão. Já fiz o "mea culpa" com os lesados. Cumprimentos, Pedro Sousa Tavares