quarta-feira, novembro 25, 2015

No Ar



Estivemos hoje no Museu do Ar, na Base Aérea nº 1 em Sintra.  Um local notável, considerado o melhor museu nacional em 2013 e onde deveríamos levar as nossas crianças para aprenderem como se voava naqueles tempos gloriosos onde o "mais pesado do que o ar" ainda lutava pela supremacia face aos balões dirigíveis.

A oportunidade foi a celebração neste ano que se avizinha do 1º voo militar realizado em Vila Nova da Rainha pelo Tenente Santos Leite num Deperdussin Tipo Bde 8,5 metros de envergadura e equipado com um motor Gnome de 50 CV oferecido pelo Coronel brasileiro Albino da Costa ao Governo Português, como prova do não esquecimento das suas origens lusitanas  (Sever do Vouga).

São muito interessantes as histórias que rodeiam estes primeiros tempos da aviação militar, com a participação no teatro de guerra da Flandres de vários pilotos portugueses, com destaque para Óscar Monteiro Torres (morto em combate) e para o Comandante Portela, talvez o piloto português que mais vezes entrou em combate aéreo.

Faremos a "cobertura filatélica" desta efeméride, com uma edição de selos que será lançada em 2016 em Vila Nova da Rainha - Azambuja e com uma exposição de material magnífico de aero-filatelia , propriedade do amigo João Soeiro, aqui mesmo na Base aérea nº 1. Entre outras peças temos a carta do Presidente Bernardino Machado a suas filhas e neta, quando estava exilado em Paris. Essa carta foi trazida para Portugal por avião,  a cargo dos pilotos portugueses que foram indagar sobre a morte de Óscar Monteiro Torres.

Nenhum comentário: