segunda-feira, novembro 09, 2015

A caminho de Lamego



Um dos mais importantes agrupamentos de escolas de Lamego pretende realizar um evento das comemorações do 135º aniversário com o lançamento de um "meuselo" que  adquiriram recentemente, pretendendo ainda uma “palestra” sobre a história do selo e a importância do colecionismo.

Vou a caminho amanhã - e ficarei para quarta feira - na cidade antiga de Lamego.  O "episódio" está marcado para as 10,30h, do dia 11, no agrupamento de escolas Latino Coelho, de Lamego.

Diz-se que foi neste local, mais propriamente na Igreja de Almacave, uma das maiores jóias arquitectónicas do município, que D. Afonso Henrique teria reunido as Primeiras Cortes assim que Portugal nasceu como nação independente. 

Parece que não é verdade... Tratou-se de uma mentirazinha branca e piedosa dos apoiantes dos valentes conjurados de 1640, querendo desta forma provar que D. Catarina nunca teria direito à coroa portuguesa, exactamente devido à Lei Sucessória supostamente aprovada em Lamego, em 1143.

Nessa lei salientavam-se os seguintes pontos: as mulheres tinham o direito de sucessão e não poderiam casar com estrangeiros ou, no caso de virem a fazê-lo, nunca o seu marido poderia reinar em Portugal, porque era tido como princípio sagrado que o pais nunca fosse governado por «estranhos».

Pode não ser verdade a estória das Cortes, mas não deixa Lamego de ser terra importante por muitos outros motivos: o vinho excelente ( desde os espumantes até ao vinho do Porto); a gastronomia local, aprimorada pelo saudoso Sr. Azevedo do Portucale, ali nascido; e  por ser ainda ( ou ter sido) o berço das nossas tropas especiais, os  "Rangers".

Por isso lá irá o "nutrido" (ando a perder peso, por isso alterei a nomenclatura da "besta"). E darei informações no facebook se houver novidades a testemunhar.

Novo Post apenas na Quinta Feira, dia 12.

Nenhum comentário: