segunda-feira, agosto 24, 2015

Vitela de Arouca





Logo que acabou o jogo de ontem à noite vários amigos referiram nas redes sociais que hoje não seria possível comer vitela em Arouca, já que as vacas tinham todas sido levadas para Aveiro. A manada fora estacionada à frente da baliza de Bracaldi, para ir pastando a relva durante os 95 minutos...

A ideia fez sorrir (amarelo) os benfiquistas, mas não só dá fraco consolo como não  traduz uma ideia correcta. O Arouca ganhou bem e com as armas que tinha à mão de semear. David também matou Golias à distância e não se ouviu dizer que tinha feito batota nem foi acusado de comportamento anti-desportivo. O que interessa, na política como no futebol, são os resultados. Hélàs...

Esta derrota levou-me a pensar na magnífica vitela de raça arouquesa e das saudades que tenho de novamente a provar.

Entende-se por CARNE AROUQUESA , as carcaças ou as peças embaladas e refrigeradas obtidas a partir de animais da raça Arouquesa, inscritos no Registo Zootécnico, filhos de pai e mãe inscritos no Registo Zootécnico da Raça Bovina Arouquesa.  As Vitelas para consumo são as carcaças de animais abatidos entre os cinco e os nove meses de idade, com um peso compreendido entre 70 Kg e 135 Kg.

Já premiada com o grande prémio da exposição de Paris de 1878 (não me perguntem como é que a carne lá chegou, se calhar foi a pé sendo vitela e quando viu a Torre Eiffel já era vaca)  esta carne deve a sua grande qualidade aos pastos e ao tipo de criação, em extensão e sempre caminhando. Quando o pasto fenece são alimentadas pelo lavrador a pão, milho e feno escolhido.

Trata-se de animais livres de todo e qualquer stress (podemos ler no site da Associação de Produtores).  Quantos dos outros animais (incluindo o que está a escrever) podem dizer o mesmo?

Na Gralheira (Serra do Caramulo, perto de Cinfães) , existe o clássico restaurante Encosta do Moinho onde comi esta carne de vitela arouquesa assada no forno, com o famoso arroz de enchidos tradicionais. É uma casa muito recomendável , onde a cozinha é feita ao sabor do tempo e daquilo que a horta e os prados locais permitem apanhar.  
Não se assustem por também servirem pizzas...Podem ler aqui mais detalhes:
http://www.roteirododouro.com/restaurantes/restaurante-encosta-do-moinho

A Confraria da Carne Arouquesa recomenda seis formas de preparação:   a vitela assada no forno, os bifes "Alvarenga", a posta arouquesa, os medalhões e a espetada de vitela arouquesa, a vitela arouquesa na púcara e as costeletas de vitela arouquesa grelhadas. 

Em Lisboa a Arouquesa em peça, para comprar e fazer em casa, já pode ser encontrada em vários locais. O Talho Confraria (Parque das Nações) é uma boa opção.  

E quanto a restaurantes? Sem falar nas deslocações óbvias ao solar da raça, o "Restaurante Paparico" no Porto e o "Restaurante Átrio" do Casino de Lisboa (jantares) têm esta carne.   Outros haverá em Lisboa e arredores, mas se não experimentei, nem conheço , deles não falo. 

Nenhum comentário: