quarta-feira, agosto 26, 2015

A China constipou-se?




O "dragão" chinês anda  constipado há uns dias. O problema é que a constipação piorou e alastrou a outras praças, orientais e ocidentais. Este artigo diz muito sobre o tema, numa perspectiva financeira global:

http://www.marketwatch.com/story/more-volatility-for-asian-markets-as-shares-in-china-japan-slide-2015-08-25

Razões para esta queda abrupta de mais de 27%!!??

Principalmente o facto do mercado de acções estar a viver de empréstimos...Os bancos emprestavam aos particulares e estes compravam a crédito. A valorização não era baseada em critérios saudáveis e quando os bancos começaram a pedir o dinheiro de volta - parece que forçados pelo Banco da China a fundamentar com alicerces sólidos o volume de crédito concedido -  a única forma de os reembolsar foi ...vender as acções a qualquer preço.

Apesar do susto, alguns analistas são mais prudentes a avaliar as consequências. Vejam aqui a análise da BBC-Brasil (Andrew Walker):
"A China é agora uma força tão grande na economia global que um desaquecimento brusco inevitavelmente afetaria o resto do mundo. É a segunda maior economia e o segundo maior importador de mercadorias e serviços comerciais.
Mas o impacto financeiro direto da queda dos preços das ações na China é moderado. Não há investimento estrangeiro suficiente no mercado chinês para que isso se torne um grande problema. A consultoria Capital Economics, de Londres, diz que estrangeiros possuem apenas 2% das ações.
A questão maior é se esse movimento expõe a desaceleração econômica da China, uma preocupação que foi reforçada pela desvalorização da moeda local, o yuan, no início deste mês."
Uma das consequências que se evidenciam, talvez pouco esperada, é a apreciação do Euro face ao USD. Más notícias para as nossas  Exportações... E provavelmente o adiamento da decisão do FED de aumentar os juros como vinha prometendo.  O Banco Central Europeu é que não se livra de continuar a actual política de estímulos à economia, comprando sempre que pode dívida dos países mais "aflitos".
Há grupos chineses com fortes posições na economia portuguesa (e o Novo Banco à espera de "dono").  Poderá ressentir-se a política de investimento dessas empresas em Portugal e  no resto do mundo. E se o Estado não compensar? Lá se vai pelo ralo do lavatório a melhoria nos  indicadores do emprego...
Em Portugal, nas vésperas da campanha eleitoral, esta situação beneficia quem?  Menos investimento, menor campo de manobra para as exportações, menor criação de emprego?
Grande nau, grande tormenta. Mas como se trata de uma "chata" ou de um "charuto" - caso da nossa economiazinha - pode ser que estes abanões dos gigantes nos passem por cima da cabeça sem mal maior. Mas não juro, nem aposto...
E se os males anunciados se concretizarem, quem ganhará com isso é a "oposição". 

Nenhum comentário: