terça-feira, agosto 18, 2015

Ai Jesus!



"Heaven has no rage like love to hatred turned, Nor hell a fury like a woman scorned,"

Muitos atribuem a Shakespeare (1564\1616) esta frase famosa. É mentira.  Foi cunhada por William Congreve 100 anos depois, na sua peça de teatro  "The Mourning Bride"  (1697).

Usamos a frase para explicar que depois do amor, e tendo a relação terminado mal e abruptamente, o sentimento que perdura é forte e extremamente negativo. 

Jorge Jesus e o Benfica viveram um idílio de 6 anos, com altos e baixos, como todos os casamentos. Chegados à ruptura não houve discernimento suficiente para acabar bem com o assunto e rumar a outra vida , com a cara lavada e as mãos bem limpas.

No rescaldo houve amargura e precipitações. Estas escalaram, passaram de simples " bocas" mais ou menos inofensivas a "provocações" de carácter mais sério. E hoje estamos todos perto de resolver o assunto em tribunal.

Um verdadeiro divórcio litigioso! Mas dos perigosos! Com raiva e ranger de dentes. E os jogadores do Benfica fazem as vezes de "filhos" entregues à tutela da "mãe", abandonados que foram pelo "pai". 

Numa relação contratual , qualquer que ela seja, há normas para começar e normas para acabar. Num caso como este, em que se fala de milhões de euros anuais de vencimentos\prémios\ incentivos, ainda mais curial seria terem todos o cuidado de acautelar situações futuras de conflito.
Parece que o fizeram e que existe um contrato com cláusulas adequadas. 

Como em muitas ocasiões, o problema vai ser o da interpretação das ditas cláusulas... 
Se a Justiça fosse uma coisa simples o O. J. Simpson não tinha sido ilibado no processo criminal e depois dado como culpado no processo civil, exactamente pelos mesmos factos...

Entretanto o SLB descarrega para cima de JJ a ameaça dos 7,5 milhões de euros, "vingando-se" com esta desestabilização do visado  - em vésperas de um importantíssimo jogo com o CSKA Moscovo - do (alegado)  caso dos SMS's que teriam "afectado" os meninos jogadores vermelhos antes da Super Taça.

Para o SLB a manobra de fuga para Alvalade deveu-se a  um "chico-espertismo de um deslumbrado". De alguém que "acha que é melhor do que Mourinho mas nunca nada fez de jeito na Champions".
http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-08-17-Chico-espertismos-de-um-deslumbrado.-Benfica-processa-Jesus-em-75-milhoes

Para o SCP (melhor dito, para o advogado de JJ) "o processo não vai dar em nada! Estamos de consciência tranquila!"
http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=4734130

 Depois da vindima temos ainda o lavar dos cestos. E vai haver muita, mesmo muita roupa suja , para pendurar à vista de todos. Vale a pena? 

A pergunta que  apetece fazer é simples e digna das grandes teorias da conspiração:

Quem manobrou estas coisas de forma a que, em vez de falarmos e discutirmos o que é importante para o país e para os portugueses neste momento fulcral, passemos a vida a falar destas "trampinhas" da bola nas TV´s , nos jornais e  (pior ainda) em muitas casas e tertúlias de amigos? 

Até eu aqui perco tempo com isto...

O futebol joga-se nos campos de futebol, as disputas resolvem-se lá dentro, com onze para cada lado e mais três tipos a assobiar . Umas vezes ganha-se, outras perde-se. Nuns dias saímos cabisbaixos, com dor de cor**, noutros saímos com os pauzinhos esticados ao ar e sorriso aberto.

Fazer disso uma questão nacional que tira os cidadãos do sério?

Haja santa paciência! Antes a polémica dos "cartazes".

Nenhum comentário: