terça-feira, abril 30, 2013

Dia Internacional do JAZZ

Hoje comemora-se o Dia Internacional do JAZZ!

Quem me conhece sabe que tenho um ponto fraco pelo Jazz. E que tenho muita pena -  depois de termos  realizado uma emissão de Selos dedicada ao Jazz em Portugal, notável (na minha opinião) - de não termos ainda conseguido completar o ciclo com um Livro temático sobre a mesma expressão musical...

Porque motivo? A crise obriga a que a escolha dos nossos Livros temáticos seja cada vez mais apurada, de forma a irmos ao encontro de gostos tão generalistas quanto possível e assim maximizarmos as hipóteses de venda. Não é segredo para ninguém que todos os editores se batem com uma quebra notável das suas vendas, e nós, aqui nos CTT,  não somos exceção.

O Jazz é uma forma de arte divina, sem dúvida, mas que atrai sobretudo especialistas e iniciados...

A proposta já existe e foi-nos feita pelo grande especialista João Moreira dos Santos. E recordo-a hoje aqui, para ver se espantamos alguns "maus espíritos" e conseguimos um destes dias levar a água a este moinho  tão merecedor...


História do Jazz em Portugal: da I República à Actualidade -   A história contida neste livro é a história de uma forma de arte que apanhou a Europa de surpresa após a Primeira Guerra Mundial, de como os diferentes grupos sociais, políticos, religiosos e culturais reagiram ao seu fulminante êxito e de como a sociedade lidou com o direito à cultura reclamado por uma raça até então considerada inferior.
 Eis, portanto, uma história apaixonante e plena de estórias caricatas, factos desconhecidos e muitas imagens inéditas dos grandes nomes do Jazz que passaram por Portugal, incluindo Duke Ellington, Ella Fitzgerald (fotografada a cantar numa discoteca em Lisboa, nos anos 60), Count Basie, Louis Armstrong (que não perdeu a oportunidade de ouvir o Fado), Oscar Peterson e Miles Davis. É uma história que inclui, igualmente, diversas figuras notáveis das artes, jornalismo e política, nomeadamente, Almada Negreiros, António Ferro, Ferreira de Castro, Artur Portela, Luís de Freitas Branco, António Lopes Ribeiro, Artur Agostinho, Henrique Mendes, etc. 
 Acresce que o Jazz beneficia actualmente em Portugal de uma expansão, dimensão e mediatização absolutamente ímpares, fenómeno que pode ser avaliado, por exemplo, pelo número de festivais, concertos, ciclos, discos editados anualmente (num ano só editam-se mais discos de músicos portugueses do que aqueles que foram editados em todo o século XX...), estudantes, professores, escolas (existem nada menos do que 4 licenciaturas em Jazz e Música Moderna), etc.
   

segunda-feira, abril 29, 2013

Plantando Rosas em Abril...

Dizem os entendidos que :  As roseiras de raiz nua devem ser plantadas entre a segunda metade do Outono até à primeira metade da Primavera, ao passo que as roseiras envasadas podem ser plantadas em qualquer altura do ano, preferencialmente desde o início da Primavera até ao início do Outono.

Desta forma não se pode dizer que estivesse fora de época António José Seguro, quando marcou o Congresso para o fds passado. Igualmente esteve como se esperava no que tocou às suas intervenções, a primeira mais "assertiva", a de encerramento mais "acomodativa".


Ambas, contudo, antecipando eleições . Nem tanto as autárquicas, que despontam já, mas sobretudo as legislativas que esperam - tudo o indica agora - pelos idos de 2015.

E o grande problema pode ser esse (como muito bem fez notar um dos comentadores de serviço ao Congresso): como se aguenta durante 2 anos e meio um "pico" de ansiedade e vontade de "ir à luta"?

Se as legislativas fossem agora, em vez das autárquicas, outro galo cantaria. Mas quem consegue aguentar um élan destes durante mais de 800 dias? E quem ouve não se cansará da mensagem?

Notemos, en passant, que até o exemplo recentíssimo da Islândia veio dar força ao velho axioma que apregoa a alternância democrática entre os países do arco do poder em alturas de crise.

Por isso muito provavelmente o PS ganhará as próximas legislativas.

A diferença estará em ganhar com 58% ou 60% dos votos, ou ganhar com 35% ou 37%...

E aí, caros leitores, o tempo está contra o TóZé e esta liderança socialista. A não ser - e é talvez a única hipótese de maioria absoluta para o PS - que a situação do país vá de mal a pior. Mas isso ninguém em seu perfeito juízo vai desejar.

Nem que fosse para dar uma "abada" a estes neo-liberais de pacotilha...

Acho eu.

sexta-feira, abril 26, 2013

Para Descansar a Vista

Nesta Sexta Feira, com mais uma visita obrigatória ao cemitério, não há muita vontade de "bercejar"...

Faremos de conta então, porque quando a fantasia toma conta do enredo sempre vai abrindo alas para melhores dias.

Se o Sono é a antecâmara da Morte, nada mais apropriado para estes dias do que este magnífico soneto de Pessoa:

Dorme, que a Vida é Nada!

Dorme, que a vida é nada!
Dorme, que tudo é vão!
Se alguém achou a estrada,
Achou-a em confusão,
Com a alma enganada.

Não há lugar nem dia
Para quem quer achar,
Nem paz nem alegria
Para quem, por amar,
Em quem ama confia.

Dando o que nunca damos.

Melhor entre onde os ramos
Tecem docéis sem ser
Ficar como ficamos,
Sem pensar nem querer,


Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"


A Massa de Ar "Ártico"...

Estava a malta a  tirar já o bafio aos polos e camisas de manga curta quando vem a meteorologia avisar que devemos esperar por uma massa de ar frio que fará baixar cerca de 12 grauzitos, em média, a temperatura do retângulo pátrio...

"Temos que ter Paciência...!" como dizia um meu alter ego no tempo dos ananases, lá para a Casal Ribeiro - que saudades desses dias! Hoje a nossa vida é mais virada ao fel do que ao sabor da boa fruta.

O que me chateia mais nem é o frio, pois com a minha proteção natural à moda das antigas morsas estou sempre bem e sem frio...O que me chateia, repito, é que nunca mais se vêem as ...toilettes de Verão das nossas mulheres.

Isso sim, é o que faz mesmo falta malta! Trata-se de uma contribuição notável e perfeitamente graciosa para o bem estar nacional! Deveria ser como a Instrução Pública no tempo da Liberdade: Obrigatória e Gratuita!!

Avante belas pern...Isto é, lindos vestidos curtos e shorts (bem, podem lá meter na legislação a aprovar também uns "shots", o que facilita a circulação!).

Ali mais em baixo estou eu a olhar para a Praia das Moitas, já meio entaramelado...



Comentário: A cozinha do Manuel no velho Porto!

Bloggergeraldes disse...
Caro Raul , cumprimento calorosamente um benfiquista que reconhece a " manhosiçe" e parabenizo como Sportinguista que sou o " ENORME" segundo golo, obra de arte futebolística apesar de : Ars sine scientia nihil...
Quanto á invicta não percas a oportunidade de prestar a homenagem devida á " cozinha do Manuel " essa sim uma enorme casa, há uma semana pimentos de padron, filetes de polvo ( perfeitos) com arroz do próprio, vitelinha de leite ( recem nascida ...) no forno de morrer por ela, verde da casa , aletria como a da saudosa avó cá de casa café e Alma, partilhados com a mana do Porto, tudo 58€ .,, imagina como voltei a Lisboa no alfa das 15.49 ! Acordei em Alhandra a pensar quanto sinto falta do Porto
Abraço
         
Comentário ao Comentário: Boa Amigo! E aqui vai o registo do restaurante para quem não saiba:

http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteACozinhadoManel

quinta-feira, abril 25, 2013

Mais um Enterro

Esta Primavera está pródiga para os enterros da família... Depois do meu Tio há 2 mesitos atrás, ontem foi uma Tia direita. Todos com mais de 80's , é a ordem natural das coisas

Ainda diziam que os velhos eram como as folhas, caíam sempre mais lá para Outubro...Mas aqui neste enquadramento familiar parece que é a Primavera que tem resolvido a situação,

Do mal, o menos, sempre foi esta última uma morte santa: deitou-se à noite e já não se levantou na manhã seguinte... Se compararmos com os anos de aflição do meu Tio José, está claro.

Assim também eu gostava de partir deste mundo companheiros!

39 anos de Liberdade!

Mais um 25 de Abril, 39 anos da Revolução dos Cravos.

Momento de alguma perplexidade com a intervenção do Sr. PR hoje na sessão solene da AR... Quem sabe da poda arrisca-se a concordar com os que não pôem lá os pés. Para ouvir discursos destes também não valeria a pena...

E até os humildes cravos pendurados na Tribuna Principal estremeceram e caíram ao ouvirem os dislates...

Bem sei que os tempos são difícieis e que o momento tem de ser de união, mas o povo mereceria algumas palavras de esperança e não apenas encómios à política económica atual e aos Partidos da coligação.

Esperemos pela continuação, mas hoje , convenhamos, o PR assumiu-se como sempre foi, sem capas nem disfarces: de Direita.

quarta-feira, abril 24, 2013

Clérigos cheios de Malta nova!

Foi uma alegria estar ontem no meio da verdadeira juventude!
O Padre Américo (do Porto!!) conseguiu reunir à volta da efeméride da Torre dos Clérigos - 250 anos da obra-prima de Nicolau Nasoni - milhares de crianças das Escolas do Norte.

E valeu a pena assistir a tudo: à peça de teatro sobre o "Último Segredo dos Clérigos", em cima do novo capítulo do Livro "Uma Aventura no Porto" escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada de propósito para esta ocasião e ao lançamento do nosso Postal Inteiro a celebrar o Evento e para estimular as crianças a escrever - oferecemos 30,000 para que os alunos escrevam mesmo!

As melhores 80 mensagens serão ainda premiadas com Álbuns de Selos de 2012, o "Meu Álbum de Selos" que tem textos das mesmas autoras e inclui um DVD com flip book e acesso a links ligados aos temas das Emissões.

Admirável o ambiente Amigos!  E Parabéns à vetusta Torre, símbolo da Invicta e da Irmandade dos Clérigos.



segunda-feira, abril 22, 2013

Amanhã na Invicta : "Postal Inteiro da Torre dos Clérigos"

Não passo por aqui amanhã, vou ao Porto fazer o lançamento do Postal Inteiro "250 Anos da Torre dos Clérigos".

Vamos colaborar com a Irmandade dos Clérigos para pôr a escrever nos postais que lhes serão disponibilizados 30,000 crianças das escolas que visitarem aquele monumento. E ainda aproveitamos a presença das nossas Autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada para apresentarmos o "Meu Álbum de Selos".

Apareçam se por lá estiverem!

 

Um Derby "manhoso"

Sou do Benfica e gosto de ganhar sem espinhas. Ontem vi pelo menos um penaltizito perdoado aos vermelhos...E não gostei. Preferia ter ganho por 2-1.

O mais engraçado é que o Árbitro assistente que não viu na noite de ontem o "tackle" do Maxi Pereira foi o mesmo que, no ano passado, não viu o fora de jogo do Maicon antes do golo do Porto no mesmo estádio e com o Benfica ainda a lutar pelo título...

sexta-feira, abril 19, 2013

Para Descansar a Vista

O olhar das pessoas com que me cruzo parece que perdeu algum brilho. Não ajuda esta Primavera que continua cinzenta e fria. Nem sequer o balão de oxigénio que o funcionalismo público parece que iria receber já em Julho (o subsídio de férias por inteiro) e que afinal foi "empurrado" para Novembro, numa manobra (mais uma) castradora do consumo,  levada a cabo pelo Governo, já em completo desespero de causa.

Sem talvez se lembrarem que muitos contavam já com essas massas para ajudar a pagar o IRS... Mais um tiro no pé?

Com a coligação ligada à máquina, sem se saber por onde parava o 3º do Governo (parece que estará na Colômbia) à entrada daquele Conselho de Ministros que durou mais de 14 horas, resta ao bom português fazer aquilo de que tem mais experiência ao longo destes 8 séculos e tal de vida: encolher as expectativas, apertar uns buracos ao cinto e desenrascar-se, nem que seja à custa de alguns pontapés na gramática da legalidade fiscal.

Venha de lá então um poema que nos ajude a alombar com esta carga  que, de tão pesada que é, ameaça dar cabo das bestas antes de chegarem ao destino. 

Destino esse que, já agora, conviria que nos esclarecessem qual será... Se soubessem, o que não parece ser o caso.

"Cegos que conduzem outros cegos..." 
(Evangelho segundo S. Mateus 15,1-2.10-14 )



Um Cego

Não sei qual é a face que me mira
quando miro essa face que há no espelho;
e desconheço no reflexo o velho
que o escruta, com silente e exausta ira.

Lento na sombra, com a mão exploro
meus traços invisíveis. Um lampejo
me alcança. O seu cabelo, que entrevejo,
é todo cinza ou é ainda de ouro.

Repito que perdi unicamente
a superfície vã das simples coisas.
Meu consolo é de Milton e é valente,

porém penso nas letras e nas rosas.
Penso que se pudesse ver meu rosto
saberia quem sou neste sol-posto.

Jorge Luis Borges
in La rosa profunda - 1975
(tradução de Renato Suttana)
 

Não falas de Boston Blogger??!!

Alguns amigos questionaram porque motivo não escrevi umas linhas sobre o que aconteceu no final da maratona de Boston.
Como sabem um dos propósitos dos actos de terrorismo é naturalmente causarem terror em todos os que os presenciam. Para isso os actos necessitam de divulgação. Se a opinião pública não souber não sentirá nojo, nem terror, nem insegurança,  que são tudo aquilo que um "bom" terrorista deseja.

Apesar do que dizem e escrevem outros entendidos na matéria, eu tenho a minha opinião sobre o assunto: quanto menos se espalhar a notícia do que aconteceu maiores são as probabilidades de não voltar a acontecer, porque sem "público" nem "audiência" o terrorista deixa de poder "rentabilizar" a m**** que fez...

Por isso amigos do Blog, publicidade a actos de Terrror, aqui não faço!

quinta-feira, abril 18, 2013

40 Anos de Telemóveis...Quem acredita?

Segundo parece, em 2013 cumprem-se 40 anos desde que um cientista da Motorola inventou e utilizou o primeiro telefone móvel.
Dr. Martin Cooper of Motorola, made the first US analogue mobile phone call

A 1ª chamada foi feita em Nova Iorque, exatamente em 1973, pelo Dr. Martin Cooper. O "bicho" pesava mais ou menos 1 kg e tinha autonomia para uns 20 minutos.

Muito mais tarde apareceu em Portugal e nos CTT (então unidos com os primos PT, constituindo a 3ª empresa do país em volume de vendas e o 1º empregador nacional). E os aparelhos deram-se aos Diretores como forma de rentabilizar a companhia que os comercializava, uma "afilhada" do grupo CTT praticamente desconhecida - a TMN.

Para o cliente em geral custavam cerca de 700 contos! E cabiam nas malas dos automóveis, onde funcionavam ligados às baterias. Quando se tiravam das bagageiras pareciam daqueles radio-telefones da 2ª Guerra Mundial, com antena espetada e tudo!

Ainda tive um desses, ligado ao pacato Renault 11 que me estava atribuído  lá para 1992, o que levava muita gente, nas garagens onde assistia o carrito, a dizer que "valia mais o telefone do que o carro!"

E, já agora, deixem-me contar-lhes que foi com um aparelhómetro desses que conseguimos comprar a Mestre Cutileiro uma escultura para levarmos para Berna, para oferta institucional dos CTT à União Postal Universal! O grande escultor não precisaria assim tanto de dinheiro, e fazia-lhe muito mais falta um meio de comunicação no seu atelier, perto de Évora!! Isto porque  a rede de telefones fixos ainda não chegava ali!!!

Quem se lembra deste país onde eram necessárias cunhas para "arranjar" um telefone de baquelite, lá para as aldeias?

Mas adiante com a história: a Nokia dominou este mercado quase até ao final do século passado e à reivenção do TM como "smartphone".

Em 2002 a Black Berry entrou no mercado, ganhando tudo, ou quase tudo o que era comunicação digital empresarial.

E, como todos já sabem, em 9 Janeiro de 2007 a Apple apresentou o seu primeiro IPhone...

O resto são cantigas que todos recordamos...

O que seria hoje em dia a vida de nós todos sem TM?

Diferente, sem dúvida nenhuma. Mas já não garanto que fosse sempre "pior"...

Isto de um gajo estar sempre contactável e disponível, 24h\24h, seja feriado ou dia santo, tem também os seus pontos fracos...

Agora imaginem que os empregadores desatam todos a incluir nos TM de serviço "aquela" aplicaçãozinha que permite saber onde estamos, a qualquer hora do dia e da noite...

Interessante não é?

Vão por mim: há vantagens em viver algum tempo fora da tirania celular! Experimentem  "esquecerem-se do papagaio" num fim de semana e ficam logo a saber o que quero dizer.

quarta-feira, abril 17, 2013

O "Encontro dos Chefes" torna-se o "Combate dos Chefes"?

Passos lá se decidiu in extremis a convidar Seguro para uma conversa a sós... Nas vésperas da Troika também já ter agendado outra reunião com o lider da oposição, e muito instado por CDS\PP e pelo Sr. PR...

As más linguas dizem nos mentideros políticos da capital que foi a própria Troika que torceu o braço ao 1º Ministro até ele concordar com essa reunião. Pode ter sido e é provável que tenha assim sucedido.

Na pior das hipóteses (digo eu) mesmo que  este Governo se mantenha até 2015 existem comprometimentos no plano de auxílio que vão para além dessa data, motivo pelo qual os "beneméritos troikanos" devem estar ansiosos por poder juntar às declarações de obrigação do PSD as do PS, Partido que, como todos esperam, se seguirá  como seu interlocutor.

O que dará esta reunião? Pouco ou nada, antevejo eu. Pedro Passos Coelho já mostrou que quer estar sozinho até ao fim. E António José Seguro também já fez saber que "conversas destas queria ele que tivessem existido meses atrás..."

A não ser que - lá está - a sombra poderosa da Chanceler e o braço comprido do FMI os obriguem a entenderem-se, tal e qual como o Prof. Cavaco deseja, qual Padre baboso que espera pelos noivos junto ao altar.

Mas , aqui para nós, não consigo ver  nem na personalidade de Angela Merkl, nem na do  nosso Presidente da República, aqueles laivos de alcoviteirice que seriam agora necessários para "casar" os noivos desavindos.

E já agora, recomendo muito que leiam o livro de João Ferreira do Amaral "Porque devemos sair do Euro".

Sempre nos dá outra perspetiva sobre estas questões, no caso do divórcio anunciado Passos-Seguro  dar mesmo em borrasca litigiosa, com sangue, suor , lágrimas e incontáveis lavagens de roupa suja à vista de todos nós...

terça-feira, abril 16, 2013

Esposende

A bela e aristocrática praia minhota recomenda-se. Tem uma "marginal pedonal" que a atravessa, ladeando a foz do Cávado, tem um centro histórico bem cuidado e bem aprimorado agora que se aproximam as autárquicas ( e onde já há presidentes de câmara a inaugurar...praias...).

O problema, no que toca à manducação, é que fui de visita a uma Segunda Feira. Como estância piscatória antiga, tanto Esposende como as vizinhas Fão e Apúlia parece que "fecham às segundas feiras"... Não há restaurante que se veja aberto!

Lá teve que se almoçar num Hotel, o Suave -Mar. Uns filetes de linguado assim-assim, mas com um arrozinho de grelos excecional a acompanhar, o que equilibrou as hostilidades. Bons camarões em molho agri-doce e para terminar umas "Clarinhas" de Esposende (ou de Fão), doce típico feito com gila, provavelmente oriundo do convento do Menino Jesus de Barcelos,  e que se jura e trejura em Esposende que "as melhores são as nossas e nunca as de Fão!" Vinho verde Torre de Menagem , de Alvarinho e Trajadura,  para entrar e ainda um Espadeiro Tapada dos Monges  para desenjoar.

Refeição sem espinhas e sem memória afetiva...

Valeu a companhia na cerimónia evocativa do selo "Centenário de Ilse Losa". Muitos filatelistas e amigos de Esposende, com relevo para o Engº Gonçalo Areia, da FPC e da PT, amigo antigo que não quis faltar à festa!

domingo, abril 14, 2013

Ausência no início desta semana

O vosso Blogger parte para Esposende e Braga, Segunda e Terça, para afazeres filatélicos.

Em Esposende lançamos o selo de Ilse Lose, na Biblioteca Municipal com a presença da Autarquia. Em Braga aproveito a viagem para falar com os responsáveis da Misericórdia local, que celebra os 500 anos em 2013.

Aqui em Lisboa, na Biblioteca Nacional e também na Segunda Feira,  Mário Soares junta-se a muitas individualidades para celebrar o centenário do nascimento de Raul Rego, também evocado pelos CTT em selo.

Não faltem se estiverem por Lisboa ou Esposende! Em Lisboa é às 18h, em Esposende às 10,30h.

sexta-feira, abril 12, 2013

Para Descansar a Vista

Dizem os historiadores mais "patrióticos" que D. João II teria sido o primeiro homem a saber com certeza de que tamanho era o mundo. Obviamente que não foi. Mesmo que se admitisse que teria sido a circum-navegação da Àfrica a dar-lhe essa ideia, juntamente com as viagens por terra de Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva.

Claro que foi quem recolheu esses relatos e quem os analisou antes de dar o resultado a el-rei que ficou primeiro a saber a tal novidade em primeira mão. E depois, provavelmente o sábio geógrafo disse à mulher, aos parentes mais chegados e discutiu o assunto com os colegas...Com sorte D. João II teria sido para aí o 5º ou 6º indivíduo a saber a novidade!

A conversa começa por aqui porque não sei se sabem que hoje se comemora o aniversário do voo solitário de Yuri Gagarin (1962), o 1º homem a viajar pelo espaço. E tal como ficou nos livros e na história a frase de Neil Armstrong quando chegou à Lua, também o grito de espanto de Gagarin quando espreitou a Terra pela primeira vez faz já parte dos mesmos compêndios, embora dito em russo, o que - se pensarmos bem  - foi capaz de diminuir o âmbito da respetiva divulgação...

Qual foi esse grito?   -"A Terra é azul!"

4b566dac80219blue Earth Wallpaper

À memória de Gagarin, o 1º Homem a saber que vivíamos num Planeta Azul, aqui ficam os poemas de hoje. Primeiro, de Alberto Caeiro\Fernando Pessoa uma pequena jóia:

Aceita o Universo

Aceita o universo
Como to deram os deuses.
Se os deuses te quisessem dar outro
Ter-to-iam dado.


Se há outras matérias e outros mundos
Haja.


Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa


E depois, de meu Mestre Borges,  um poema a um gato! É admissível que Gagarin, camponês de Klushino que sempre sonhou ser piloto-aviador, tivesse em criança um gato, e que fosse com ele ao colo que sonhava espaço e liberdade em queda -livre...

A um gato

Não são mais silenciosos os espelhos
nem mais furtiva a alba aventureira;
és, debaixo da lua, essa pantera
que nos é dado ver de longe.

Por obra indecifrável de um decreto
divino, buscamos-te com vaidade;
mais remoto que o Ganges e o poente,
é tua a solidão, teu o segredo.

O teu lombo condescende à morosa
carícia da minha mão receosa.

Estás em outro tempo.

 És o dono
de um espaço fechado como um sonho.


Jorge Luis Borges

quinta-feira, abril 11, 2013

O Petisco

Um "Petisco" tanto pode ser -  na nossa maravilhosa língua -  uma comida muito apetitosa, como uma iguaria que se serve antes do prato principal, como ainda e entrando no vernáculo irónico, uma coisa desagradável de fazer ou até uma pessoa pretensiosa e a evitar.

Vamos todavia situar-nos na antiga acepção do termo com as suas vertentes gastronómicas e discorrer um pouco sobre o assunto.

Está mais ou menos visto e aceite que nestes tempos conturbados petiscar é a alternativa do pobre cidadão da classe média (chiu, que está em vias de extinção) a "comer". Em vez de almoçar, petisca-se qualquer coisinha. Em vez de jantar, vai-se pelo petisco, até porque faz mal deitarmo-nos com o estômago cheio. Lanchar e tomar o pequeno almoço passam ultimamente por luxos daqueles que, ou vivem à sombra de alguma herança (melhor dito, algum "trust fund") ou são banqueiros, ou presidentes das "energéticas" ( EDP, GALP) ou governantes das antigas colónias,  endinheiradas agora.

Vamos lá então dar uns exemplos dos "petiscos à antiga portuguesa" de que mais gosto e ainda hoje são possíveis de encontrar ou fazer em casa:

- Clássicas bifanas, pregos, francesinhas, sandes de ovo mexido com paio,  e cachorros. Tudo normal e proletário,  mas se bem feitas são quase uma refeição das antigas. Mesmo um normalíssimo hot-dog pode ser melhorado a partir do bom pão de centeio em cacete, mostarda Colman's , desde 1814 a "aquecer" as boquinhas, e (obviamente) salsichas alemãs de qualidade - Bratwurst por exemplo.
- Caracóis, tanto normalmente cozidos como, sendo maiores,  grelhados.
- Todos os "fritinhos nortenhos" da praxe: bolinhos de bacalhau, rissóis, croquetes, sonhos do mesmo, pataniscas. As importadas chamuças (de cair para o lado no Martim Moniz, vejam no blogue da Fátima Moura "à mesa com Fátima Moura").

- As saladinhas que terão nascido no Fialho e outras tabernas transtaganas: de búzios, de bacalhau, de pimentos, de polvo, de ovas, de feijão frade. O coelho manso S. Cristóvão.
 - Os torresmos do rissol.
- Os ovos de codorniz com paio, os ovos "rotos" à moda do Lúcio de Madrid, as omolettes (de salsa, de cebola, de presunto, de cogumelos).
- As bivalves todas! Desde a proletária conquilha até às aristocráticas ostras e ameijoas cristãs do Algarve.
- Já agora, o Xerém com berbigão (ou ameijoa).
- As moelas fritas ou estufadas, o pica-pau de porco ou de vaca (sempre envolto em mostarda e pickles depois dos pedaços da carne bem fritos e posteriormente guisados).

E agora num registo muito menos proletário, mas que já o foi, em tempos idos onde as coisas do mar e da terra pareciam vir à mão de quem era mais habilidoso, e não necessariamente de quem tinha mais dinheiro...Caça e pesca amigos...

- Perdizes de escabeche (a melhor do mundo é feita no Oliveira, em Évora).
- Coelho bravo em molho de vilão. Servido frio, desfiado, em cima de pão torrado alentejano.
- Codornizes grelhadas.
- Tordos e outros passarinhos fritos
- Bruxas, percebes e camarão de Espinho. Com as ostras, esta é a trilogia do "sabor a mar" mais envolvente do mundo!

No âmbito dos petiscos em forma de pratos quentes,  apenas três sugestões, bem pobrezinhas , mas de sabor inolvidável se bem feitas:

- Ervilhas frescas com ovos escalfados e paio de Marvão.
- Uma simples Açorda de alho alentejana com uma postita de bacalhau ao lado.
- Um Gaspacho grosso acompanhado de petinga frita.

Bom Proveito. Por mim já almoçava Carago!

quarta-feira, abril 10, 2013

O Buraco em Marvão

Fruto desta inclemência* da chuva que não pára, abriu-se uma buracona (gosto desta palavra) numa Herdade de Marvão, a qual parece que tem já mais de 100 metros de fundura.

Nota *: Oh, inclemência! Oh, martírio! Estará porventura periclitante a vida dessa criança que eu ajudei a criar?!, Como dizia a personagem de criado , o Seixas,  no Pai Tirano, sempre que ouvia a "deixa" que era a palavra Antão...Lembram-se?

O Povão começou a ligar o caso ao chumbo do Tribunal Constitucional, já que o buraco se abriu no mesmo dia do anúncio das inconstitucionalidades, mas houve também quem alvitrasse que se tratava de uma nave de extraterrestres que ali aterrou de noite, ou então que os poderes superiores se tinham fartado de tanta burrice de quem governa este pobre país, e vai de abrirem um buraco para engolir tudo e todos e começar de novo a récita.

Os geólogos vieram logo explicar que o fenómeno era conhecido , e que não havia ali nem mitologia, nem teoria da conspiração, nem sequer vingança divina! Tratava-se de um Algar em terras calcáreas, que deixara a descoberto alguma caverna milenar por causa da força das correntes subterrâneas muito acrescidas nestes tempos.

Vejam aqui sff:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Algar_(geomorfologia)

De todas as formas aqui venho eu acrescentar lume a esta fogueira, com uma interpretação mais política:

O Buracão que apareceu ali não era mais do que o resultado de uma sondagem feita no maior dos segredos, para analisar se era possível enterrar os últimos 18 anos deste país sem deixar marcas.

A sondagem tinha sido encomendada pelo PSD e pelo PS.  Relvas e Zorrinho metiam-se nos carros durante a noite e lá iam para Marvão cavar. Como estavam habituados a meter água em tudo o que faziam , o resultado foi aquele...

Resta-nos voltar ao Pai Tirano e apreciar a frase de Vasco Santana neste enquadramento atual, que devia (mas não parece) ser de "remodelação governamental":

"Oh seu cavalo!! Então você foi-me pôr em cena o telefone verdadeiro???"

Cuidado Senhor Primeiro Ministro! Não ponha em cena o verdadeiro telefone! Escolha para o novo Governo uns senhores que  continuem a  fingir  que governam enquanto que quem manda mesmo continua a almoçar Eisbein e a beber Rauchbier... Que por acaso é uma belíssima cerveja (da Schlenkerla).

terça-feira, abril 09, 2013

Aviem-se enquanto há!

Estou um perito (Expert fica melhor no currículum) em Centros de Saúde e Hospitais. Pensava eu, está claro!

Mesmo hoje - dia em que mais uma vez tive que acompanhar a Santa a uma série de consultas e exames - tentei dar prova disso.
A minha ideia era simples:

a)Primeiro convencia a Santa a entoar uns queixumes, a coxear e a agarrar-se às paredes.

b)Depois, chegava ao Centro, dirigia-me  à sala de espera, agarrava na Mãe velhota pelo braço e ia dizendo em voz mais ou menos alta:
-" Coitadinha, está a doer-lhe muito? Deixe estar que já não demora! Somos o nº 38 e já vai no 17!"

c)Normalmente deveria haver sempre uma senhora do guichet que nos chamava e dizia que "temos precedências, se for urgente".

Isso era o que eu pensava...

Na prática, mesmo que lá cheguem com alguém pela mão  já cadáver, dos que estão mesmo mortos,  há que esperar o tempo que for necessário e suficiente. Tempo que dê até para os corpos começarem a cheirar caso não estejam embalsamados...

Para não falar que, por muito que eu dissesse à Mãe para se fingir doente, o que ganhei com a tentativa foram três ou quatro palavrões e dois sopapos.

-"Fingir-me doente??!! Eu que ainda agora parti a espinha toda!!?? (enfim, 4 vértebras) - Estás maluco ou quê? Então eu tenho que fingir? Larga-me que não preciso de mão dada! Sou alguma inválida ou quê? Sou doente mas não sou inválida!"

Em conclusão: Chegámos , esperámos, esperámos, e esperámos...

Quando foi atendida o que ouviu foi demolidor:
-" Então o que é que a Senhora quer? Operações nesta idade?Nem pensar!  Olhe que tem o coração dos 83 anos... E já não é mau, tomaram muitos chegar aí... Vá com Deus e evite fazer esforços e irritar-se muito..."

Nota explicativa: o coitado do médico não conhece a "fera!" ... Não fazer esforços e não se irritar? Ai que me dói o estômago de tanto rir...

Está claro que até chegarmos ao Estoril fui eu que tive que ouvir o que queria e o que não queria...  E a resposta não tardou a chegar:

-"Este médico é um incompetente! Eu vi logo pela falta de classe do consultório! A rececionista parecia que tinha a minha idade! E o médico nem me auscultou! (atenção que era cardiologista a quem se pediu  opiniãosobre  uns exames) . Não, eu não fico com esta opinião. Se fazes favor marcas mas é outro Médico ! E rápido porque ouvi dizer na Padeira que o Passos ia fechar os Hospitais e despedir o pessoal todo por causa da Troika!"

Em conclusão: Aviem-se caso precisem e enquanto ainda há...Porque nisso a Santa é capaz de ter alguma razão...

E como estava escrito na parede da taberna do "Mal Cozinhado": oje á petinga, amanhã não sabemos...

segunda-feira, abril 08, 2013

O Fim de Semana do Desassossego

Parecia o tiro ao palhaço naquelas feiras antigas... Para qualquer lado que se virasse o Governo, toma lá que é para aprenderes!

A decisão do TC não ajudou à festa governamental. E a reação dos "ofendidos" também não terá sido a melhor...Lá foram com o rabo entre as pernas ao Pai Belém pedir batatinhas... Convenhamos que não é muito digno.

Na análise destes assuntos - e foram tantos os comentadores e tantas as análises que daria para escrever  alguns livros de "politologia" - parece que ainda nada está muito claro:  às tantas  demitia-se o Portas e o Gaspar,  horas depois demitia-se o Governo todo, à hora do jantar estava já tudo bem com o Cavaco em Belém, a exigir do Primeiro Ministro que "se portasse como um menino crescido". 

No PS mantém-se o prudente silêncio do seu lider, se calhar sem querer comprometer-se à espera do que diria o Sócrates.  E Seguro convoca o Conselho Nacional para hoje, no fim de contas outra forma de "ir a Belém" quando se é Oposição,  buscar o conforto dos seus pares...

São dois meninos, ele e Passos, necessitados de proteção.

O verdadeiramente Sócrates disse mal do Gaspar, mal do Passos, mal do PR e bem do TC. 

Quase o mesmo disseram o Tio Jerónimo e a malta Bloquista.

O Prof. Marcelo diz que sim e mais que também e que o Parecer do TC poderia ter sido melhor fundamentado e que de economia e finanças só tinha 5 páginas, e que estas são poucas... Bem, pouco, muito pouco,  foi o que se retirou daquele comentário.

A Troika já comentou que "os indígenas podem brincar o que quiserem e lhes apetecer, desde que respeitem o valorzinho do déficit acordado...".

No meio disto tudo quem desapareceu dos radares foi o Dr. Paulo Portas. Deram por isso?

Nos jornais de hoje, sobretudo nos económicos, fazem-se contas à forma de se desencantarem os 1300 mil milhões (ou lá o que for liquido ou bruto), de forma a garantir o tal nível do déficitezinho acordado com quem manda neste protetorado.

E o que mais se lê é mais ou menos isto;

A decisão dos juízes do Tribunal Constitucional (TC) sobre quatro normas do Orçamento do Estado de 2013 tem, afinal, uma grande virtude, a de obrigar o Governo a fazer o que já deveria ter iniciado há quase dois anos, o corte de despesa de forma estrutural.

Na prática como se vai fazer isso? Não será preciso ser o Harry Potter para adivinhar: 

Os novos cortes necessários na despesa estrutural do Estado podem passar por convergência  nas situações dos sistemas sociais público/privados (cálculo de pensões sobretudo)  e despedimentos (aqui vem à memória a situação dos Professores contratados. Mais de 10,000 dispensados em 2012 e para 2013 pode acontecer o mesmo, ou pior).



sexta-feira, abril 05, 2013

Para Descansar a Vista

Parece que hoje e amanhã a chuva dará algum descanso. Na falta de alguma panaceia que pare as águas celestiais, do tipo da dança da chuva Sioux invertida, não encontro melhor que lhes ofereça a não ser um poema de Primavera...

Pode ser que "Ela" se deixe tentar e apareça.   Até publiquei um desenho fatela a condizer com o clima de coraçõezinhos típico da quadra, para servir de engodo. Mas não esperem de pé.



Maurice Carême, foi um Professor  e Poeta Belga, (1899-1978) que está presente em todos os programas escolares  de língua francesa em França, Navarra e na Bélgica também , obviamente. Dele aqui vos deixo dois poemas sobre a Primavera:

Mars

Il tombe encore des grêlons,
Mais on sait bien que c'est pour rire.
Quand les nuages se déchirent,
Le ciel écume de rayons.

Le vent caresse les bourgeons
Si longuement qu'il les fait luire.
Il tombe encore des grêlons,
Mais on sait bien que c'est pour rire.

Les fauvettes et les pinsons
Ont tant de choses à se dire
Que dans les jardins en délire
On oublie les premiers bourdons.
Il tombe encore des grêlons …

Maurice Carême ("La lanterne magique")

Le printemps reviendra

Hé oui , je sais bien qu'il fait froid,
Que le ciel est tout de travers ;
Je sais que ni la primevère
Ni l'agneau ne sont encore là .

La terre tourne ; il reviendra ,
Le printemps , sur son cheval vert .
Que ferait le bois sans pivert ,
Le petit jardin sans lilas ?
Oui , tout passe , même l'hiver ,
Je le sais par mon petit doigt
Que je garde toujours en l'air ...

Maurice Carême ("En sourdine)

A Força "Anímica"

Depois de mais um dia passado a visitar médicos e hospitais (daí a ausência ontem)  fui (fomos) surpreendidos com a notícia da demissão do Ministro Miguel Relvas, por lhe ter "faltado a força anímica"...

Alves dos Santos, o saudoso comentador desportivo da RTP, grande conhecedor do jogo "jogado" e inventor do chamado "futebolês", mais tarde aperfeiçoado (ou não, consoante as perspetivas) por Perestrelo (ripa na rapaqueca!) utilizava sempre essa expressão quando encerrava as crónicas:

"Em jogo jogado, o Benfica não foi superior ao Newcastle  , mas a força anímica da equipa, forjada em torno da sua reconhecida mística e pertinácia , acabou por lhe dar a vitória. Uma vitória que, afinal, não deixou de ser natural e esperada..."

Mas esta será a primeira vez que dou pelo facto da "força anímica" ter causado uma demissão ministerial. Neste caso até acho que a desculpa podia ser ainda mais fraca que nós não nos importávamos,  do tipo:"

-  "Olhem , malta, acordei mal disposto depois da noite de copos de ontem a beber cerveja com o gajo lá da RTP e acabou! Não aturo mais isto!"

Ou, ainda mais mediática e contundente:

- " Vai mandar estudar o teu Pai grande Cab***! Chavalos do caraças sempre a atazanar-me! Da-se! Acabou hoje e pronto!"

Está claro que quem viu depois a entrevista a Nuno Crato, na SIC Notícias, percebeu logo que a "força anímica" afinal não era mais do que o medozinho puro e duro de algum ministro ainda acabar a dar contas à justiça em tribunal, o que, por muito que custe a alguns, não abona em favor do Governo onde exerce o "não-licenciado" Relvas,  nem de quem o escolheu...

Ou, como diria o Amigo Alves dos Santos, lá do Olimpo :

 - "O encaixe é que foi o grande responsável pelo resultado. Isso, e um golo vindo do nada, ou seja da Lusófona! Farto de carregar com o piano da equipa governamental, na falta de outro pivot que o ajudasse a fazer o "um-dois", o Relvas bateu com a porta, não sem antes tentar segurar a onda da equipa governamental com recurso à empolgação, o que deu mal resultado...Faltou-lhe o apoio do trinco..."

quarta-feira, abril 03, 2013

Em Vale de Cambra às voltas com a Vaca...

Como é sabido estive comemorando 100 anos de serviço postal naquela antiquíssima povoação de Gândara de Cambra, hoje substituída por Vale de Cambra, por  iniciativa do nosso amigo e eminente filatelista Dr. Nogueira e dos colegas dos CTT da área.

Vale de Cambra ( e antes dela Gândara) eram e são conhecidas pela indústria de laticínios, com relevo para a manteiga local, famosa em todo o país. Por esse motivo foi criada a Estação de Correio há 100 anos atrás, para ajudar os industriais locais a lidar com as suas  encomendas sem terem que se deslocar a Oliveira de Azeméis, a grande concorrente. 

O que não sabia ainda é que na zona existia uma povoação chamada Alvarenga, que tem fama de possuir gado vacum de tal qualidade que lhes permite oferecer ao passante um bife dito "Alvarenga" que todos os entendidos juram que é "do melhor que se come em Portugal".

Alvarenga está na influência de Arouca, pelo que o gado (estas vacas são conhecidas por pastar na Serra de Montemuro) será relacionado com a  raça nacional "arouquesa", certificada e louvada pela magnificência do respetivo aproveitamento para carne de alta qualidade.

Num restaurante de Vale de Cambra existe dessa carne - a que chamam "bife especial Alvarenga" - vendida a 7€ a meia dose (enorme! Como podem ver na imagem) e a 14 € a dose (que dá para 2  ou 3 pessoas). A confeção tradicional é a fritura leve na frigideira,  acompanhada com arroz branco, batata frita e cebola passada também ela na sertã. Imagino que simplesmente grelhada esta carne deveria ser ainda mais apreciada. 

Chama-se  este restaurante:

"Colher de Pau"
Rua Fábrica 207,
3730 Vale de Cambra
TF - 256 381 820
 
E  serve bastante bem e a contento, entre  carnes certificadas, grelhados vários e pratos do dia, que foram nessa Quarta Feira : "Solha frita com Arroz de Grelos"; "Feijoada à Portuguesa" e "Coxas de Frango Assadas" (prato económico).

A casa é atraente, com decoração sóbria e rústica, como deveria ser. Ponto mais negativo será a amesendação feita de papel  nos guardanapos. Serviço amador mas muito simpático, carta de vinhos limitada, mas com boas surpresas locais, sobretudo em vinhos verdes.

5 pessoas, com entradas de fritinhos vários, salada de orelha e pica-pau, 3 garrafas de verde branco da Adega Cooperativa de Vale de Cambra (bastante bom!),  2 bifes e meio Alvarenga (que sobraram!) e 5 cafés, pagaram 68 €...

Bom e barato! Ou , se calhar melhor dito, aqui para Lisboa é que estamos habituados a pagar o dobro, ou o triplo, por qualidade inferior...

terça-feira, abril 02, 2013

Outra vez com os "cacos" às costas...

Estamos de mudança nos serviços todos dos CTT aqui situados no edifício do Passeio do Báltico\Av. D. João II.

Desde 2005 já é a 3ª mudança que a Filatelia efetua: da Casal Ribeiro para a Praça D. Luis , à Ribeira. Dali para o Edifício CTT no Parque das Nações e para a Rua João Saraiva.  E agora ,dentro do mesmo edifício, de um andar para outro: passámos do 4º piso para o 1º. Houve quem - como eu - tivesse vista de rio no andar antigo e agora tem vista de ...linha férrea. Mas houve outros que foi ao contrário. E esta é a democracia a trabalhar camaradas!

Pode parecer que "mudar de andar" dá menos trabalho do que "mudar de Rua". Mas não é verdade. Dará menos trabalho e maçada para quem transporta, mas para quem tem de embalar , desembalar e arrumar de novo, é praticamente o mesmo.

Esta mudança tem  a vantagem de nos permitir ser independentes dos elevadores (bem, pelo menos para baixo...). O que não é vantagem pequena em edifícios tão cheios de pessoal e tão altos como este em que nos encontramos.

Se as atividades da mudança afetarem o regular serviço aos Clientes  peço já desculpa aqui. Tudo deve estar terminado durante esta semana.

2 Abril - Aniversário da Constituição Portuguesa

Em 2 de Abril de 1976  a Assembleia da República assumiu os seus deveres de Constituinte e aprovou a Constituição da República que ainda hoje nos serve de antepara  face aos "sucessivos ataques" de vários Governos. Apenas se absteu nessa votação de 1976 o Partido do Centro Democrático Social.

Leiam aqui  o nosso texto primordial de enquadramento político sff:

http://debates.parlamento.pt/r3/dac/menu6_dac.aspx


Saúdo a Constituição nestes seus 37 anos de vida, bem assim como  os Pais fundadores do regime.

No momento em que o país ( a começar pelo governo de Passos Coelho) parou à espera da decisão do Tribunal Constitucional, à espera da decisão da Troika sobre as novas tranches do empréstimo e ainda à espera das consequências de todos estes factos,  parece-me importante não esquecer como tudo começou.

E começou pelo Artigo 1º. Embora com laivos de alguma "americanice" a sua forma é ainda hoje notável:

Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.