quarta-feira, abril 10, 2013

O Buraco em Marvão

Fruto desta inclemência* da chuva que não pára, abriu-se uma buracona (gosto desta palavra) numa Herdade de Marvão, a qual parece que tem já mais de 100 metros de fundura.

Nota *: Oh, inclemência! Oh, martírio! Estará porventura periclitante a vida dessa criança que eu ajudei a criar?!, Como dizia a personagem de criado , o Seixas,  no Pai Tirano, sempre que ouvia a "deixa" que era a palavra Antão...Lembram-se?

O Povão começou a ligar o caso ao chumbo do Tribunal Constitucional, já que o buraco se abriu no mesmo dia do anúncio das inconstitucionalidades, mas houve também quem alvitrasse que se tratava de uma nave de extraterrestres que ali aterrou de noite, ou então que os poderes superiores se tinham fartado de tanta burrice de quem governa este pobre país, e vai de abrirem um buraco para engolir tudo e todos e começar de novo a récita.

Os geólogos vieram logo explicar que o fenómeno era conhecido , e que não havia ali nem mitologia, nem teoria da conspiração, nem sequer vingança divina! Tratava-se de um Algar em terras calcáreas, que deixara a descoberto alguma caverna milenar por causa da força das correntes subterrâneas muito acrescidas nestes tempos.

Vejam aqui sff:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Algar_(geomorfologia)

De todas as formas aqui venho eu acrescentar lume a esta fogueira, com uma interpretação mais política:

O Buracão que apareceu ali não era mais do que o resultado de uma sondagem feita no maior dos segredos, para analisar se era possível enterrar os últimos 18 anos deste país sem deixar marcas.

A sondagem tinha sido encomendada pelo PSD e pelo PS.  Relvas e Zorrinho metiam-se nos carros durante a noite e lá iam para Marvão cavar. Como estavam habituados a meter água em tudo o que faziam , o resultado foi aquele...

Resta-nos voltar ao Pai Tirano e apreciar a frase de Vasco Santana neste enquadramento atual, que devia (mas não parece) ser de "remodelação governamental":

"Oh seu cavalo!! Então você foi-me pôr em cena o telefone verdadeiro???"

Cuidado Senhor Primeiro Ministro! Não ponha em cena o verdadeiro telefone! Escolha para o novo Governo uns senhores que  continuem a  fingir  que governam enquanto que quem manda mesmo continua a almoçar Eisbein e a beber Rauchbier... Que por acaso é uma belíssima cerveja (da Schlenkerla).

Nenhum comentário: