terça-feira, outubro 30, 2012

O Convite da Aranha

Convida-se um vizinho para entrar lá em casa. Convida-se um amigo para almoçar. Convidamos os colegas da escola  para a festa de anos dos nossos filhos. Convida-se uma amiga especial para sair à noite. Admito até que em determinadas circunstâncias sejamos obrigados a "convidar" alguém a sair, antes que "saia" mas é  uma cadeira pelas costas da criatura...

Pois o nosso Primeiro Ministro apressa-se a convidar o lider da Oposição para uma conversa onde se discutirá a três (ou a 4) o futuro do Estado Social, as funções do Estado em Portugal.

Trata-se, já se percebeu, de uma conversa algo esquizofrénica, pois nela estarão metidos os 3 Partidos daquilo que se convencionou chamar o "arco da navegação", e mais o Governo que é formado por dois deles...

O porquê desta "chamada afetuosa" , tal e qual um Pai ao seu filho pródigo, percebe-se bem. Mais do que bem:

O Orçamento de Estado para 2013 é já um nado-morto. Tudo indica que lá para o final do 1º TRIM do ano que vem toda a gente entenda que não está a resultar. Pelo contrário, que os danos causados à trama económica do país são cada vez maiores. E que a Receita - responsável por 80% do esforço de ajustamento - não está a entrar como era previsto. Resta aos governantes virarem-se para a Despesa...

Virarem-se para a Despesa é um eufemismo para dizer: Despedimentos na Função Pública e abdicação das funções sociais do Estado: famílias a pagar a educação e a pagar a assistência médica, baixa considerável nas contribuições sociais.  Mas enquanto que o despedimento só acarreta mais problemas para a Segurança Social, pôr as famílias a pagar a educação dos filhos e as despesas com médicos, hospitais e enfermeiros e ainda a carregarem com maior percentagem do preço dos medicamentos,  são medidas que "aliviarão" o Estado.

À custa de quê? À custa de Portugal regredir 35 anos na escala evolutiva dos países desenvolvidos.

Aceitará o PS de TóZé Seguro esse convite? E ao aceitar, fará o frete ao Governo para alterar as normas constitucionais que impedem estas medidas drásticas?

Só se quiser cavar a sua própria sepultura política. Tem de haver alternativas dentro do enquadramento da Constituição atual. Para bem de todos, mas sobretudo para proteger os mais desfavorecidos.

O saudoso Jorge Perestrelo ( o relator desportivo do "ripa na rapaqueca" , lembram-se?)  quando lá no relvado o Árbitro mandava para os balneários algum jogador , pretensamente por lhe ter dito alguma coisa, comentava sempre:

-"Não ouvi o que disse este  jogador, mas  não deve ter convidado o árbitro para tomar chá lá em casa. Digo eu..."

Tó Zé, amigo, cuidado com os convites ! Não há almoços grátis!!

Não queiras ser a mosca convidada para visitar a sala de estar da aranha!

Mary Howitt - Poem: The spyder and the fly

Will you walk into my parlour?" said the Spider to the Fly,
'Tis the prettiest little parlour that ever you did spy;
The way into my parlour is up a winding stair,
And I've a many curious things to shew when you are there."
Oh no, no," said the little Fly, "to ask me is in vain,
For who goes up your winding stair can ne'er come down again." 

Nenhum comentário: