segunda-feira, outubro 15, 2012

Cozinha à Gaspar: Aproveitamentos

Muitas vezes vemo-nos com sobras de cozido à portuguesa em casa. A forma mais conhecida de fazer esse aproveitamento é na Tortilha à Espanhola, mas para quem se está a defender um pouco das fritadas deixo aqui hoje uma alternativa - que fiz no Domingo lá em casa - e que consiste num "Arroz de Forno de Substância".

Tirei a ideia desta receita de um prato emblemático da "Tia Alice" em Fátima, mas já na casa de meus sogros se faziam estes tabuleiros de forno com carnes e fumados previamente cozidos, não para aproveitamentos - os porcos e as galinhas davam cabo de todas as sobras -  mas quando se queria desenjoar das batatas cozidas com os enchidos e as couves.

Para começar escolham muito bem as carnes do cozido, retirando a pele aos bocados das farinheiras e aos troços de chouriço, e desfiando a carne de vaca e de porco que tenha ficado. Depois cozam um chouriço gordo (aqui tem de ser um chouriço novo, crú) e aproveitem a água para o arroz.

Façam uma puxadinha leve de cebola fininha , alho e sal com bom azeite, num tacho de fundo espesso. Quando a cebola ficar transparente deitem um copito de vinho branco para refrescar e deixem alourar mais uns minutos. Depois fritem o arroz (do vaporizado) e deixem cozer sem ficar muito espapaçado, praticamente "al dente".

Já sabem que a medida - como vai para o forno - deve ser de uma chávena de arroz para duas e meia da água onde cozeram o chouriço.

Estando o arroz cozido começem por cobrir com ele o fundo de um tabuleiro. Depois deitem as carnes todas desfiadas à mão. Acabem com o resto do arroz e alisem por cima.

Decorem com os troços do chouriço que cozeram nesse dia e vai ao forno a uns 170º por uma hora mais ou menos, vão controlando sff.

Com uma salada e um tinto Vallado de 2009 (colheita) espero que lhes faça bom proveito e sirva para esquecer um pouco a cabra da crise.

Nota: Em querendo fazer este prato "à moda dos ricos remediados" isto é, com as carnes e enchidos de raiz, basta cozerem os mesmos como se fosse para o cozido, aproveitar essa água e depois fazer tudo igual ao que descrevi acima.

Nenhum comentário: