quarta-feira, outubro 17, 2012

O Cabra da Festa

No Nordeste do Brasil, por alteração do vocábulo popular português "cabrão" e espanhol "cabrón" , utiliza-se ainda hoje muito o termo " o Cabra" ou ainda "o cabra da peste" , "o cabra da mulesta", para designar (imaginem) um homem forte e sem medo. Um personagem valente e perigoso, um verdadeiro "cabrón de mierda" como dizem ali ao lado!

Nesse sentido, o "cabra da festa" é o personagem que, sempre no país-irmão,  normalmente está de guarda à porta da festança , seja ela onde for, para evitar que lá entrem manguelas duvidosos ou que saiam outros ainda mais duvidosos (mas com melhor aspecto) sem pagar.

Mesmo que  o nosso país seja tudo atualmente menos  uma "festa" - embora para alguns foi, é , e continuará a ser uma - era importante existir uma brigada desses "cabras" que controlasse as fugas de capitais, a evasão fiscal, a corrupção e outros fenómenos parecidos que parecem pulular nestes tempos de crise.

Estima-se que as dívidas por cobrar do Estado ascendam a 11 mil milhões de euros, quase 8% do PIB. Este valor, se recuperado, evitaria grande parte do esforço brutal de ajustamento que agora nos é exigido pelo proposto Orçamento de Estado para 2013.

Dizem-nos que se tem progredido muito nessa recuperação, mas a procissão ainda vai no adro. E quando se pedem histericamente alternativas para o obsceno aumento de Impostos, faz pena ver  que nada se  propôe para reforçar a "brigada dos cabras" nestas vertentes de fiscalização que passam cada vez mais pelo controlo do grande capital,  e pela auditoria e inspeção cada vez mais cerrada das contabilidades dos bancos e das grandes empresas multinacionais que alegremente se estabelecem em paraísos fiscais para evitar pagar aqui em Portugal os seus impostos. 

Pelo contrário, é advogada atualmente pela ideologia do regime a diminuição do peso do Estado , por outras palavras, a não substituição ou o despedimento de funcionários públicos.

É que, por muito que custe aos liberais de serviço, a economia paralela que urge combater em Portugal não é apenas a cabeleireira que não passa recibo, ou o mecânico de automóveis que se esquece da fatura...

Quem já se queixou da ASAE fui eu, mas até tenho receio que com estas medidas de aperto de cinto e dispensas de trabalhadores ainda volte ao burgo a moda da sardinha com vareja...


Nota: Em Portugal não há o Cabra da Festa, mas há a Festa da Cabra!! 

 "Festa da Cabra e do Canhoto": Festa tradicional de características únicas, realiza-se a 31 de Outubro, no Concelho de Vinhais.
Segundo a tradição, nesta festa deve-se fazer uma grande fogueira com o "canhoto", nome que se dá ao tronco. O canhoto e toda a lenha que se queima nesta fogueira deverâo ser roubados, pois se não forem roubados diz a tradição que  não ardem.
Nesta fogueira vai ser cozinhada uma cabra em grandes potes, enquanto isso vão-se comendo castanhas assadas, figos secos e nozes.
Nessa noite a aldeia é virada ao contrário, pois a rapaziada vai roubar os vasos das flores e espalha-los pelas ruas, viram ao contrário os carros de bois e carroças de animais. Nessa noite também um carro de bois percorre a aldeia puxado pelos rapazes, com as atarraxas bem apertadas para cantar bem alto e não deixar dormir ninguém.
É um lugar de festa e convívio, trocam-se notícias de amigos e familiares ausentes, encontram-se os amigos numa noite animada.

Fonte: Origens.pt

Nenhum comentário: