quarta-feira, abril 18, 2012

Solar sem Crise?

Perto, muito perto da antiga sede dos CTT Correios de Portugal ( que saudades!! Da sede, do local e dessa Lisboa antiga que dá 10 a 0 aqui ao inóspito Parque das Nações...) ergue-se há muitos anos um bastião de qualidade no panorama da restauração lisboeta.

Solar dos Presuntos
Rua das Portas de Santo Antão 150
Lisboa
Telefone - 213424253

Alta cozinha de Monção, com Sável e Lampreia na altura devida, sem dúvida, mas o que interessa mesmo é a alta qualidade que ressalta de tudo o que fazem, e que não é pouco:
 
Entradas: Gambas ao natural ou com alho; Sapateira recheada; Vieiras ; Búzios, Lagosta, Lavagante; Cavacos; Cracas(nem sempre) .  Lampreia de escabeche.
Peixe: Açorda de gambas; Feijoada de marisco; Caril de lagosta e gambas; Arroz de lagosta e gambas; Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, Bacalhau recheado à Solar; Filetes de peixe-galo com arroz. Sável com açorda das suas Ovas; Peixes do dia para cozer ou assar no forno (Pescada, Goraz, Pargo, Garoupa e Cherne). Arroz de Lampreia, Lampreia à bordalesa e Lampreia assada no forno.
Carne: Cabrito assado à Monção; Rojões à moda do Minho;  Escalopes com cogumelos; Mimos de porco preto com feijão preto; Lombo e vazio de carnes certificadas de vaca para grelha; Dobrada com feijão branco; Mãos de vitela com grão;
 Doces: Doce da Avó; Trouxas de ovos; Pão de Ló com doce de ovos.

Como se vê, um "estendal" do receituário típico português, lisboeta e minhoto. Íamos lá muitas vezes, pela localização mesmo ao lado da nossa sede, mas também pela qualidade a preços módicos.

Uma Casa onde se organizaram vários jantares de aparato durante a PORTUGAL 2010, a preços controlados, e que sempre correram bem.

Onde o Diogo levou 30 colegas de universidades estrangeiras para jantar em 2010, durante um Congresso, tendo sido votada " a melhor refeição dos últimos 5 Congressos"  que  aconteceram por toda a Europa...

Esse jantar, com vinho verde branco e tinto "da Casa" à descrição, águas e refrigerantes também à descrição, Cabrito assado e Entradas petisqueiras de Lisboa (pastéis de bacalhau, pataniscas, rissóis, croquetes, queijo e presunto), Cafés e uma trouxa de ovos por pessoa, foi pago a....25 euros por cabeça... apenas  tiveram de pagar à parte os digestivos. Onde se encontrava esta qualidade a este preço?

A única desfaçatez que faço a esta antiga e excelente morada é não terem bacalhau do "verdadeiro", "demolhado" em casa... Como em tantos outros lados renderam-se há alguns anos aos lombos congelados  pré-demolhados...Que pena!

Mas continuando, depois de 2010 mudámos de local de trabalho, veio a crise a sério, fechou o Sr Araújo (logo ali na porta ao lado) e , em consequência, nunca mais lá tinha posto os pés.

Uma nova oportunidade apareceu num destes dias, por causa do nosso Livro "Sabores do Ar e do Fogo - Recolha dos melhores presuntos e enchidos de Portugal". De facto os nossos especialistas  - Fátima Moura, Zé Quitério e Mário Cerdeira - tinham andado a fazer recolha de materiais por esse país fora, e havia que fazer uma "prova" para nos entendermos quanto à escolha dos produtos que sairíam em selo, neste ano de 2012 e no ano seguinte.

Pois mais uma vez se fez apelo ao Sr Evaristo e ao Amigo Pedro para receber uns 8 foliões que se iam dedicar à tal prova...

Não contando com os pratos de enchidos em cima da mesa (uns comprados, outros oferecidos por cortesia de vários fornecedores) comeu-se uma esplêndida mayonnaise de garoupa e gambas,  e continuou-se por  uma pescada fresquíssima, imponente de aspeto, simplesmente frita. Acompanhava com arroz de ameijoas e arroz de tomate. Quem não se entendia bem com a Pescada teve que se debater com um tacho de Dobradinha...

Bebeu-se apenas Douro, talvez para desenjoar de tanta coisa alentejana em aperitivo por cima da mesa: Vallado Branco e Quinta do Crasto Tinto Superior.

Quanto custou esta aventura ? Não posso dar os detalhes ...  O que posso asseverar é que a Casa estava completamente cheia ao almoço!!

A crise aqui passou ao lado? Parece que sim... E ainda bem para que continue esta família a dar felicidade a todos por muitos mais anos!

Nenhum comentário: